Eventos /  Semana la la-ticket green  /  Cultural

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG - 15ª Primavera dos Museus

Descrição

De 22 a 25 de setembro, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG oferece uma série de atividades integradas à 15ª Primavera dos Museus.

A programação conta com um circuito de visitação presencial, um minicurso remoto de Fotografia e Arqueologia e um sarau de poesias com transmissão ao vivo.

O circuito de visitação inclui caminhada na mata e visita a duas exposições: Presépio do Pipiripau e Arqueologia.

Para participar, é preciso fazer o agendamento no site do Museu e salvar ou imprimir o ingresso.

O circuito é mediado por bolsistas do Museu e será oferecido entre os dias 22 e 25 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde. A cantina e demais exposições permanecem fechadas.

O agendamento estará disponível a partir de 16/09, 14h.

O circuito começa com uma trilha temática que promove o contato com a natureza enquanto são apresentados temas como a importância da mata atlântica, a biodiversidade desse bioma, a necessidade de conservação ambiental e a história da mata do Museu.

Na sequência, o grupo visitante chega ao Presépio do Pipiripau. Criado pelo artesão Raimundo Machado, a obra sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo, costurada ao cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios.

Na exposição de Arqueologia, são apresentadas a antiguidade e a grande diversidade cultural de povos indígenas do Brasil.

Nela estão reproduzidos quatro sítios arqueológicos de cronologias diversas (a partir de quatorze mil anos) e com características culturais diferentes, além de um bloco expositivo central com informações sobre alimentação e tecnologias de fabricação de artefatos.

No dia 23 de setembro, será ofertado o minicurso Fotografia e Arqueologia, que pretende apresentar, a partir de uma visão técnica, as potencialidades artísticas da fotografia enquanto recurso que ultrapassa o mero registro do material arqueológico e paisagístico.

Coordenado pelo professor Carlos Magno Guimarães, do Centro Especializado em Arqueologia Histórica do MHNJB, e ministrado por Camila Fernandes de Morais e Geraldo Pereira Morais Jr, o minicurso oferece 20 vagas.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Museu.

No dia 24 de setembro, às 18h, acontece o Sarau da Primavera.

A poeta Lara de Paula reuniu um grupo de pessoas que se relacionam com museus e poesia para um sarau, com transmissão ao vivo pelo canal do MHNJB no YouTube.

A seleção dos poemas reflete sobre perdas e recomeços, tema da 15ª Primavera dos Museus.

Todas as atividades são gratuitas.

Localização
Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG - Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Bairro Santa Inês