Eventos /  Semana la la-ticket green  /  Gastronomia

Semana do Conhecimento Mineiro - Fartura Brasil

Descrição

2ª edição da Semana do Conhecimento Mineiro

O Projeto Fartura – Comidas do Brasil realiza neste mês, a 2ª edição da Semana do Conhecimento Mineiro, que reúne profissionais renomados de diversas áreas para discutir a gastronomia mineira, o cenário da gastronomia atual e novas perspectivas. A programação é 100% virtual e gratuita, conta com palestras, mesas redondas e aulas-shows e pode ser acompanhada no YouTube do projeto entre os dias 17 e 22 de agosto de 2021.

A iniciativa foi criada para debater gastronomia e a sua importância para a formação da identidade do povo mineiro. Para ampliar os temas envolvidos, foram convidados desde chefs e cozinheiros até empreendedores e instituições, no intuito de se transformar em uma importante ferramenta de discussão sobre os modos de fazer de nossa culinária.

As palestras contam com temáticas variadas. A turismóloga Fernanda Fonseca aborda “Plano da Cozinha Mineira e processo para reconhecimento da Cozinha Mineira como patrimônio cultural”. A chef de cozinha, historiadora, escritora e empresária que cuida do legado de Dona Lucinha, Márcia Nunes, apresenta “O impacto feminino no modo de fazer e a importância da mulher na gastronomia”.

Rafael Quick, da Cervejaria Vilela, é convidado a falar sobre o renascimento dos mercados mineiros, enquanto o chef e proprietário do restaurante Xapuri, Flávio Trombino, apresenta a palestra “Minas se encontra em BH”. O processo de candidatura de BH ao título de Cidade Criativa da Unesco é apresentado ao público por Ana Gabriela Baeta (Belotur). Além disso, a chef-proprietária do restaurante Capim Santo e curadora do Fartura, Morena Leite, fala sobre como preservar as tradições locais nos grandes centros.

Já os debates são mediados pela curadora gastronômica do Fartura Carolina Daher e Felipe Amado e trazem múltiplos pontos de vista sobre os assuntos propostos. Bernardo Garcia (restaurante Bení) e Kelma Zenaide (restaurante Kitutu Gourmet) debatem “Mulheres, negros e LGBTQI+” na gastronomia. Para o tema “Mercado Central: um retrato da gastronomia mineira”, os convidados são a jornalista Lorena Martins e Raí Amorim (A Tradicional Limonada). Já o chef Caio Soter (O Jardim) e Adriano Vilhena (Senac) discutem “Quais são as facetas da gastronomia mineira?”.

Dentre os temas também estão “Os impactos do Covid-19 na produção artesanal”, com os convidados Felipe Brazza (Café das Amoras) e Raquel Brandão (Du Pain), “Utilização de PANCs na alimentação”, com Lucas Mourão (Slow Food BH) e o curador botânico do Inhotim Juliano Borin. Para finalizar, a turismóloga Mariana Simião, o diretor superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga, e o diretor de políticas de turismo e inovação da Belotur, Marcos Boffa, falam sobre “Cidade Criativa da Unesco – Quais são os próximos passos para que a cidade se fortaleça como destino gastronômico”.

A programação também conta com aulas-shows, em que chefs de cozinha preparam receitas deliciosas e o público pode conferir o passo a passo e reproduzir os preparos. Entre os convidados estão Ivo Faria, Caetano Sobrinho, Henrique Gilberto, e Valdelicia Coimbra.

A Semana do Conhecimento Mineiro é executada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Gasmig e Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur. O evento tem realização da Arte Projeto Promoções, Salum Produções e do Governo de Minas Gerais.

 

 

 

Localização
ONLINE
Data
a
Entrada
Gratuito
PROMOÇÃO
Arte Projeto Promoções / Salum Produções / Governo de Minas Gerais
REALIZAÇÃO
Arte Projeto Promoções / Salum Produções / Governo de Minas Gerais