Eventos /  Seminário la la-ticket green  /  Arquitetura Decoração e Designer

2º Seminário sobre Arquitetura Vernácula: Patrimônio e Sustentabilidade

Descrição

O 2º. Seminário sobre Arquitetura Vernácula: Patrimônio e Sustentabilidade acontecerá em Belo Horizonte. Ele dá sequência ao 1º Seminário sobre Arquitetura Popular: a Salvaguarda dos Saberes Tradicionais, organizado em Salvador, na Faculdade de Arquitetura na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2016.

Neste segundo Seminário uma organização conjunta entre a Pós-Graduação em Ambiente Construído e Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA e do Comitê Científico em Arquitetura e Tecnologia Vernáculas do ICOMOS/BR o foco serão as expressões históricas e tradicionais da produção arquitetônica popular, abordadas como objeto de reflexão conceitual, teórico-metodológica e de pesquisa, bem como em suas relações com processos de preservação e dinâmicas da vida contemporânea.

As pesquisas neste campo da arquitetura popular/vernácula têm crescido em todo o mundo, mas no Brasil e na América Latina, a despeito de um interesse crescente sobre o tema, são ainda incipientes e pouco divulgadas. Este seminário é, assim, uma oportunidade de congregar pesquisadores e estudantes de todo o país e do exterior em um tema especialmente relevante quando se discute sustentabilidade, necessidades locais e salvaguarda de tradições.

Área Temática

1. Fundamentos, teoria e metodologia de pesquisa em arquitetura popular/vernácula. 

2. Arquitetura vernácula e sustentabilidade.

3. Arquitetura vernácula e turismo. 

4. Arquitetura vernácula e a construção de paisagens. 

5. Arquitetura vernácula e necessidades locais. as as modificações nas tradições tanto enquanto fazer, quanto produtos materiais.

6. Arquitetura vernácula, materiais, tecnologia, transformações e permanências. 

7.Arquitetura vernácula e a salvaguarda de tradições. 

8.Arquitetura vernácula e ensino.

Localização
Escola de Arquitetura da UFMG
Rua Paraíba, 697 - Savassi
Centro-Sul
Data
a
Público esperado: arquitetos, antropólogos, arqueólogos, engenheiros, geógrafos, historiadores, sociólogos, turismólogos, mestres artífices e de todos que se interessem por este universo.
Entrada
Gratuito
Acessibilidade
Física/Motora
Visual
PROMOÇÃO
Arquitetura UFMG/Pós-Graduação Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável/Especialização “ Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos” /Arquitetura e Urbanismo da UFB/Comitê Científico de Arquitetura e Tecnologias Vernáculas do ICOMOS/Brasil
REALIZAÇÃO
Arquitetura UFMG/Pós-Graduação Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável/Especialização “ Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos” /Arquitetura e Urbanismo da UFB/Comitê Científico de Arquitetura e Tecnologias Vernáculas do ICOMOS/Brasil