Eventos /  Seminário la la-ticket green  /  Artes Visuais

Seminário: “Re-volver: Histórias da Arte Postal” - Centro Cultural UFMG

Descrição

Nos dias 1 e 2 de setembro de 2021 o Centro Cultural UFMG transmite em seu canal do YouTube o seminário “Re-volver: Histórias da Arte Postal”.

O evento é um desdobramento da exposição virtual resultante da convocatória internacional de arte postal Re-volver.

O projeto é de Luíza Marcolino e foi acolhido pela 3ª edição da chamada de seleção de propostas para espaços artísticos da Escola de Belas Artes da UFMG, promovida pelo Centro de Extensão da unidade (CENEX-EBA).

A exposição estava prevista para ocupar a grande galeria da referida escola durante o mês de julho de 2020, mas em função do distanciamento social foi remodelada para o modo virtual e pode ser vista em: www.revolverarte.com.

A mostra conta com 180 trabalhos enviados por artistas de 32 países distintos, dentre eles da Ásia, África, Américas e Europa, reunindo uma diversidade de ideias, tanto nos temas quanto nas técnicas utilizadas.

Re-volver: Histórias da Arte Postal pretende provocar discussões acerca do desenrolar dessa prática nos dias de hoje, celebrar sua memória e reafirmar seu lugar na contemporaneidade.

Através de conversas ao vivo com grandes nomes desse movimento no Brasil e no mundo, será debatida, ainda, a presença da poesia visual e das publicações independentes através desse meio de expressão.

O seminário acontece por meio de duas mesas redondas mediadas por Luíza Marcolino.

O primeiro dia tem a participação dos artistas Clemente Padín e Falves Silva, ambos integrantes da exposição Re-volver, além da artista Yanaki Herrera e a professora Cellina Muniz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O segundo dia reúne os artistas José Roberto Sechi, administrador do espaço de arte Sechiisland, e os professores Amir Brito Cadôr, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Marcelo Gonçalves Maciel, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A palestra de encerramento será ministrada por Cristina Freire, curadora e professora titular do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP).

O evento é voltado para estudantes e pesquisadores interessados em discutir os diferentes aspectos da arte postal e da poesia visual, artistas postais experientes, bem como pessoas que queiram conhecer ou iniciar a prática dessa arte.

A transmissão do seminário é aberta ao público e ao fim de cada mesa haverá um momento para perguntas aos convidados através do chat ao vivo.

Elaborado por Luíza Marcolino e Carolina Ruoso, coordenadora do Laboratório de Curadoria de Exposições Bisi Silva - programa de extensão da Escola de Belas Artes da UFMG desenvolvido pelo grupo de pesquisa Estopim, do qual Luíza fez parte durante a graduação - o seminário pretende também reafirmar a importância de estruturas formativas para introdução do aluno universitário artista no meio da produção cultural do país.

Premiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais através da Lei Aldir Blanc, o projeto Re-volver vem agora ao Centro Cultural UFMG celebrar sua trajetória e abrir novos debates.

Programação

01/09/2021

- 19h: abertura ao vivo com Carolina Ruoso e Fabrício Fernandino.

- 19h10: mesa redonda ao vivo com Clemente Padín, Yanaki Herrera, Falves Silva e Cellina Muniz.

Mediação de Luíza Marcolino.

02/09/2021

- 18h: abertura ao vivo com Brígida Campbell.

- 18h10: mesa redonda ao vivo com José Roberto Sechi, Amir Brito Cadôr e Marcelo Gonçalves Maciel (Projeto 10x15: Momentos de Não Calar).

Mediação de Luíza Marcolino.

- 19h30: palestra de encerramento ao vivo com Cristina Freire. 

Realização: Laboratório de Curadoria de Exposições Bisi Silva, Grupo de Pesquisa Estopim, Centro Cultural UFMG e Luíza Marcolino.

Localização
online
Data
a
a
Centro Cultural UFMG transmite pelo YouTube seminário online sobre arte postal
Entrada
Gratuito