Eventos /  Seminário la la-ticket green  /  Educação

I Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos : Diversidades, desigualdades e justiça social 2021

Descrição

I Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos: Diversidades, desigualdades e justiça social 2021

O evento I Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos que ora apresentamos integra as atividades do Plano de Estudos de Pós-Doutorado da Professora Dra. Analise da Silva em que ela estuda Condições de acesso, permanência e garantia do direito à construção e apropriação do conhecimento na Graduação vivenciadas na UFMG/BR e na Universidade do Minho/PT por estudantes oriundos da Educação de Jovens e Adultos que tenham participado de programa/projeto/ação de Extensão antes de seu ingresso na Educação Superior.

Deste I Seminário participam o grupo de pesquisa do NEJA – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: 

pesquisa e formação dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7474389633230368; a Linha de EJA no Promestre – Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais https://promestre.fae.ufmg.br/linhas-de-pesquisa-2/;

o grupo de pesquisa http://lattes.cnpq.br/8548022934019416; os grupos de pesquisa de docentes vinculados aos Fóruns de EJA do Brasil http://www.forumeja.org.br; os grupos de pesquisa de docentes vinculados à Rede de Pesquisadores de Países Lusófonos https://campanha.org.br/relus; o NEPPCOM – Núcleo de Estudos e Pesquisas do Pensamento Complexo – FaE/UFMG; o NEPEJA – Núcleo de Extensão e Pesquisa em EJA na Universidade Estadual de Minas Gerais – FaE/UEMG; do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto/PT; e outros grupos de Pesquisa aos quais estão vinculados integrantes do Comitê Científico. Destacamos que a abrangência pretendida já alcança Países Lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste), sendo, portanto, em 4 continentes: África, Américas, Ásia e Europa.

O I Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos tem o intuito de possibilitar o acesso de toda a comunidade acadêmica interna e externa à discussão de subtemáticas em torno da Educação de Jovens e Adultos, incluindo aquelas emergentes em função da Pandemia da Covid-19. O propósito é ser acessível aos que demonstram interesse, trabalham, pesquisam e estudam EJA, com a premissa de que o conhecimento é o caminho que nos leva ao crescimento e de que o processo de aprendizado permite o surgimento de oportunidades para práticas educativas co-letivas. Com esse sentimento e vontade de compartilhar informações e experiências educacionais apresentamos este Seminário.

A justificativa da relevância deste I Seminário é justamente ampliar, fortalecer e divulgar o debate social sobre os impactos humanos, econômicos, territoriais, sociais e educacionais que tratam da Educação de Jovens e Adultos e que vem sendo desenvolvidos, estudados, vivenciados e pesquisados em países lusófonos.

Tema Gerador Central: Diversidades, desigualdades e justiça social.

Comissão Organizadora/Coordenadora: Analise da Silva, Natalino Neves da Silva, Conceição Clarete Xavier Travalha – UFMG/Brasil.

 

Secretaria Executiva Internacional: NEJA/FaE/UFMG

Equipe de Apoio: Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação da UFMG.

Datas de realização do evento: 3, 4 e 5 de novembro de 2021.

Objetivos:

– Realizar um evento digital de abrangência internacional sobre a Educação de Jovens e Adultos;

– Propiciar a apresentação e a discussão de trabalhos acadêmicos que analisem as diversidades, as desigualdades e a justiça social presentes nas pautas dos países lusófonos participantes;

– Propiciar a apresentação e a discussão de experiências vivenciadas pelos participantes.

Abrangência:

O evento é de abrangência internacional e busca congregar nos setores público e privado, educadoras e educadores, pesquisadoras e pesquisadores, educandas e educandos; graduandas e graduandos, membros de movimentos sociais e sindicais, gestoras e gestores, integrantes de ONGs; da educação básica à educação superior; no formato escolar e não escolar; de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste.

Periodicidade:

A proposta que trazemos é de que este seja o primeiro e que a cada ano, sempre no mês de novembro, tenhamos a realização de nova edição do Seminário Lusófono Digital de Educação de Jovens e Adultos, ampliando a participação de pessoas interessadas a cada uma delas.

Saúde, Paz e Vacina!

Sigamos

 

Video

 

Informações
Data
a
Entrada
Pago
PROMOÇÃO
UFMG/BR / NEPPCOM – Núcleo de Estudos e Pesquisas do Pensamento Complexo – FaE/UFMG; o NEPEJA – Núcleo de Extensão e Pesquisa em EJA na Universidade Estadual de Minas Gerais – FaE/UEMG; do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto/PT
REALIZAÇÃO
UFMG/BR / NEPPCOM – Núcleo de Estudos e Pesquisas do Pensamento Complexo – FaE/UFMG; o NEPEJA – Núcleo de Extensão e Pesquisa em EJA na Universidade Estadual de Minas Gerais – FaE/UEMG; do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto/PT