Eventos /  Seminário la la-ticket green  /  Educação

Seminário Raul Belém Machado e o ensino da cenografia em Minas Gerais

Descrição

Nesta semana, acontecerão duas conversas sobre o mestre Raul Belém Machado, com transmissão ao vivo pelo canal do TU no YouTube.

O Raul foi um grande profissional das artes cênicas em Minas. Nasceu numa família de artistas em Araguari e graduou-se em arquitetura pela UFMG. Entre o final da década de 1960 e início dos anos 2010, atuou como arquiteto cênico, cenógrafo, figurinista, diretor artístico e professor de artes cênicas, endumentária e cenotécnica, colaborando com a construção de diversos teatros e espetáculos mineiros. Enquanto funcionário do Palácio das Artes, em BH, foi responsável pela implantação do Centro Técnico de Produção da Fundação Clovis Salgado - gestora desse centro cultural. Por tudo isso, tornou-se referencia para muitos profissionais das visualidades e tecnologias da cena no Estado.

Nos encontros dos dias 15 e 17/03, vamos resgatar memórias e ensinamentos deixados por Raul. Para isso, contaremos com a ajuda de seis profissionais que foram suas alunas, aprendizes e colegas.

Programação:

15/03: No encontro do dia 15 de março (segunda-feira), às 15h, o papo é com Mariluce Duque, Miriam Menezes e José Geraldo Martins que nos darão um panorama sobre a relação do Raul com o espaço cênico.

Mariluce Duque é arquiteta e urbanista, graduada pela Faculdade Izabela Hendrix. É sócia diretora da Lazúli Arquitetura, escritório especializado em arquitetura cênica em sociedade com Raul Belém Machado entre 1996 e 2012. Juntos participaram da construção e reforma de diversos teatros em Minas Gerais e no Brasil.

Miriam Menezes é cenógrafa e figurinista, atua há mais de 25 anos em espetáculos de teatro, dança, ópera e shows musicais, além de exposições e outros eventos. Foi cenógrafa assistente de Raul Belém Machado entre 1994 e 2011. Lecionou no Programa Valores de Minas, no Centro Técnico da Fundação Clovis Salgado, e atualmente no CEFART da mesma instituição.

José Geraldo Martins é cenotécnico, trabalhou com Raul Belém Machado em diversas produções por quase vinte anos, ao ponto de tornarem-se amigos. Atuou em importantes montagens do Palácio da Artes, como as óperas Aida e Turandot. Foi chefe da cenotecnia do Centro Técnico de Produção/FCS entre 2005 e 2010.

Localização
Online
Video

 

Data
Entrada
Gratuito