Eventos /  Seminário la la-ticket green  /  Gastronomia

Seminário Internacional Queijo e Cultura BH 2022

Descrição

Renomados especialistas e chefs do Brasil e do exterior se reúnem no primeiro Seminário Internacional Queijo e Cultura, realizado pelo Centro de Referência do Queijo Artesanal, durante a mostra Modernos e Eternos, em Belo Horizonte.

Serão quatro palestras totalmente gratuitas. As vagas presenciais são limitadas a 90, mas todos os eventos também serão transmitidos ao vivo pela internet. Tanto para a participação presencial quanto online, é necessário retirar os ingressos antecipadamente.

[Programação]

01/ 07 - Sexta Feira - 18:00

Queijos artesanais de Minas: tradição e inovação

Ernesto di Renzo (Itália), Chef Giovanni Solofra (Itália), Elmer Almeida e Estela Mares

Tradição e evolução tecnológica. História e novos caminhos. Uma das tradições mineiras mais preservadas e que diz muito sobre a cultura do estado e do jeito de ser de seu povo. Um seleto time de especialistas do Brasil e da Itália vai tratar deste que é, talvez, o produto mais tradicional e mais identitário das Minas Gerais..

02/07 - Sábado -19:00

A Origem do gosto

Ernesto di Renzo (Itália) e Chef Paulo Turziani

Do ponto de vista neurofisiológico, o gosto é o mais próximo que nós podemos chamar de emoção. Desenvolver o gosto é se conectar com a  inteligência corpórea: o nosso corpo se comunica conosco o tempo todo e a linguagem que ele utiliza são as emoções e as sensações corpóreas. Afinal, qual a diferença entre sabor, gosto, sensação e percepção? A resposta você descobrirá na palestra “A origem do gosto”, com Ernesto di Renzo (Itália) vencedor italiano do cookbook awards com um saboroso livro que trata desse tema e Paulo Turziani, especialista brasileiro em educação para o gosto

03 de julho - Domingo  - 15:00

Cozinha Mineira: cultura e território

Ernesto di Renzo (Itália) e Chef Eduardo Avelar

A riqueza e a complexidade das diferentes propostas culinárias de Minas Gerais falam diretamente de nós e para nós. Neste bate papo, os especialistas, em um recorte multidisciplinar, vão relacionar o nosso território às nossas especialidades gastronômicas e tentar traçar um paralelo entre o passado, o presente, o future e entender essa paixão sob a ótica dos imigrantes italianos que muito influenciaram alguns tipos de queijos consumidos em nossa região.

05 de julho - Terça feira - 18:00

Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas

Célia Corsino, Gustavo Greco, José Lourenço

Os mineiros ganham, enfim, um espaço dedicado a este que é o mais típico de todos os produtos do Estado. O Centro de Referência do Queijo Artesanal, que realiza o Seminário Internacional Queijo e Cultura, será apresentado oficialmente nesta palestra.

Os participantes tratarão da importância do Centro e como ele deverá colaborar para a difusão da cultura, dos sabores e saberes associados à produção artesanal. 

[Os palestrantes]

Especialistas do Brasil e do exterior presentes no Seminário Internacional Queijo e Cultura

Chef Giovanni Solofra (Itália)

No icônico St George, de Taormina, recebeu a sua primeira estrela Michelin. Em Cilento, em um curto período, o seu restaurante foi inserido na lista dos “50 top Italy” e recebeu duas estrelas Michelin. No restaurante Tre Olivi em Paestum ele desenvolveu uma proposta fortemente ligada ao território, utilizando produtos locais catalogados pelo Slow Food e com uma forte matriz artística, se inspirando na vanguarda nacional e internacional.

Ernesto Di Renzo (Itália)

Antropólogo especializado em alimentação, coordenador do Master em Cultura da Alimentação e das Tradições Enogastronômicas da Universidade de Roma Tor Vergata e professor do doutorado em Bens Culturais. Autor de diversos livros, tendo sido premiado este ano com o Cookbook Awards pelo livro "Uma questão de Gosto". Reconhecido como o mais importante divulgador da cultura gastronômica italiana. Palestrante internacional, colunista de jornais italianos e figura presente em diversos programas de TV italianos.

Chef Paulo Turziani

Graduado em Medicina Veterinária com especialização em Gestão da Qualidade e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina. Formação em Chef Internacional de cozinha italiana na prestigiada escola Alma, Parma, Itália. Formado em Cozinha Tradicional Toscana na Accademia del Gusto de Arezzo, Italia. Máster em Cultura alimentar e das tradições eno-gastronômicas pela Universidade de Roma, Itália e Mastro pastaio pela Cast Alimenti de Brescia, Itália. Atuou como chef no prestigiado Buffet paulistano l ́Epicerie e no Grupo Capim Santo e como Brand Chef da Barilla e Perugina.

Chef Eduardo Avelar

Arquiteto graduado pela UFMG, profissional de cozinha Chef e Patisserie de Base pela escola Le Cordon Bleu Paris 1988, e Patisserie Superior pela Ritz Escoffier Couisine do Hotel Ritz Paris 1999. Autor do projeto Territórios Gastronômicos que desenvolve as Identidades Culturais Gastronômicas definindo o mapa das regiões sob a ótica da cultura alimentar em MG. Atuou como Chef de Cozinha no Restaurante Le Coq Dór Hotel Solar do Rosário Ouro Preto, Restaurante Chez Aline Bistrô em Pipa RN , Restaurante Bom Brasil Natal - RN. Chef convidado em diversos eventos gastronômicos fora e dentro do Brasil.

Elmer Almeida

Médico Veterinário, formado pela Escola de Veterinária da UFMG em 1981. Especialista em produção de ruminantes pela Universidade Federal de Lavras em 1996, Mestre em Zootecnia – área de produção – pela Escola de Veterinária da UFMG em 1999. Atualmente é Professor de Extensão Rural naPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Professor e especialista em Queijos Artesanais.

Gustavo Greco

Professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – Instituto de Educação Continuada PUC MG, coordenador do curso de Pós-Graduação em Design Exponencial do Uni-BH. É jurado frequente de premiações no Brasil e no exterior e embaixador do Red Dot Design Award (Alemanha) no Brasil. Fundador e diretor de criação da GRECO, empresa de design, recebeu mais recentemente as seguintes premiações: Design Lions no Festival de Cannes, D&AD, Grand Prix no Red Dot Design Award, iF Communication Award, Prêmios Lusófonos, London International Awards e Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño.

Célia Corsino

Museóloga com especialização em Administração de Projetos Culturais, é vice-presidente do Conselho Regional de Museologia. Já esteve à frente de instituições como o Museu de Folclore Edison Carneiro da FUNARTE e de setores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural. No IPHAN, participou ativamente da elaboração das metodologias dos inventários de Patrimônio Cultural, em especial o de Referência Cultural e dos trabalhos que culminaram no Decreto do Registro do Patrimônio de Natureza Imaterial. Foi também superintendente de Museus, Biblioteca e Arquivo Público da Secretaria de Cultura e Turismo e, desde 2020, coordena o Museu de Ciências da Terra do Serviço Geológico do Brasil/CPRM.

José Lourenço

Arquiteto premiado por obras ao redor dos três continentes e com vasta experiência em gestão de projetos residenciais, corporativos, hotéis e resorts. José Lourenço nasceu em Hong Kong, formou-se em Arquitetura e Urbanismo em Lisboa. Especializou-se posteriormente em Milão e atualmente vive em Belo Horizonte, de onde gerencia seu escritório de arquitetura e realiza trabalhos locais e em outros estados do País. Seu diferencial é atender projetos de forma personalizada, prestando assessoria completa ao cliente, desde o início de sua contratação até a entrega final.

 

Localização
P7 Criativo - Agência de Desenvolvimento da Indústria Criativa de Minas Gerais
Rua Rio de Janeiro, 471, Centro
Centro-Sul
Data
a
Entrada
Gratuito
PROMOÇÃO
Centro de Referência do Queijo Artesanal
REALIZAÇÃO
Centro de Referência do Queijo Artesanal