Eventos /  Seminário la la-ticket green  /  Multi-área

Seminário Internacional Direito à Cultura - UFMG

Descrição

Nos dias 4 e 5 de março, será realizado o Seminário Internacional Direito à Cultura. Durante dois dias de evento, pesquisadores, gestores e agentes culturais latino-americanos vão discutir a relação entre os direitos culturais e temas como democracia, cidadania e implementação de políticas culturais.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia e integra a programação do 15º Festival de Verão UFMG.

A realização é da Diretoria de Ação Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (DAC UFMG), em parceria com a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM).

Para acompanhar, basta assistir pelo canal da DAC no YouTube.

A programação do Seminário é composta por mesas-redondas e conferências, contando com a participação de nomes de destaque no âmbito da cultura, como Teixeira Coelho, ex-coordenador do Museu de Arte de São Paulo (MASP), e Ernesto Ottone, diretor-geral adjunto de Cultura da UNESCO e ex-primeiro-ministro da Cultura do Chile.

Além dos debates, durante o Seminário será lançada a exposição virtual Produção Artística e Cultural AUGM - memória e desdobramentos: 20 anos.

Produtora cultural e uma das curadoras do 15º Festival de Verão UFMG, Bruna Acácio destaca a importância da realização do seminário com uma programação associada à do Festival, que há mais de uma década se propõe a “conectar diferentes saberes, científicos e tradicionais, de diálogo intercultural e de encontro de múltiplas identidades”.

Segundo ela, “o evento toca em importantes pontos para a efetivação dos direitos culturais, ao analisar medidas e políticas implementadas em diferentes países da América Latina e ao refletir sobre como os direitos culturais se relacionam com a democracia e a cidadania”.

A produtora, também chama atenção para as vivências do fazer cultural nas comunidades e universidades que serão compartilhadas durante o seminário.

“Veremos várias iniciativas de cooperação, em diferentes níveis, que impulsionam a consolidação dos direitos culturais”, explica.

Localização
ONLINE
Data
a
UFMG e AUGM promovem Seminário Internacional Direito à Cultura; convidados do Brasil e da América Latina discutem políticas culturais para a área.
Entrada
Gratuito