Conjunto Paisagístico da Serra do Curral

Conjunto Paisagístico da Serra do Curral

As curvas da Serra do Curral podem ser vistas dos mais diversos pontos da capital mineira. Local de admiração e motivo de orgulho dos belo-horizontinos, a serra compõe o Conjunto Paisagístico da região, que conta, ainda, com a Praça do Papa, o Parque da Serra do Curral e o Parque das Mangabeiras.

  • Eleita pela população, em 1997, como símbolo de Belo Horizonte, a Serra do Curral constitui parte integrante da história de Minas Gerais. No período de colonização do Estado, era a referência de localização para os viajantes. Tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ela é o marco geográfico mais representativo da região metropolitana de Belo Horizonte. E o Parque da Serra do Curral protege este patrimônio.
      Avenida José do Patrocínio Pontes, 1951 - Mangabeiras
  • Que belo horizonte!. Esta frase foi dita por ninguém menos que o Papa João Paulo II, diante da paisagem vista da Praça Israel Pinheiro, no alto das Mangabeiras. Depois da missa campal, realizada em 1980, passou a ser chamada de Praça do Papa, onde foi erguido um monumento para homenagear o ilustre visitante.  Cercada pela Serra do Curral, a praça é um belo lugar para passear e apreciar a vista panorâmica da cidade.
      Avenida Agulhas Negras, s/nº - Mangabeiras