Card verde com selo amarelo e preto do FIQ 2022 acompanhado dos dizeres: oficinas de formação. inscrições abertas até 30 de julho. entrada gratuita. fim da descrição.
Inscrições Oficinas de Formação FIQ BH 2022

Estão abertas as inscrições para as oficinas de formação do FIQ BH 2022

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, informa a abertura de inscrições para as oficinas de formação do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH 2022.

O evento será realizado entre os dias 3 e 7 de agosto, no Minascentro. A atividade segue os protocolos sanitários vigentes em Belo Horizonte de combate à covid-19.

Serão quatro oficinas gratuitas, voltadas para a formação profissional de artistas e ministradas por convidadas do evento. São elas:

  • "Introdução ao jornalismo em quadrinhos", com Carol Ito, apresentando aos participantes os bastidores do jornalismo em quadrinhos, referências contemporâneas e técnicas básicas de apuração, roteiro e quadrinização.  
  • "Desenho com bico de pena", com Ana Luiza Koehler, abordando a produção de ilustrações e narrativas gráficas usando como técnica principal de ilustração a caneta bico de pena e tinta.
  • "Criação de personagens", com IlustraLu, ensinando a construir desde o conceito até o design de personagens complexos, aqueles que poderiam ser alguém que você conhece, ouviu falar, acredita, gosta ou desgosta e, certamente,  é quem dá o rumo da história.
  • "Palavra, imagem e ação: quadrinhos politizados e a relação palavra-imagem", com Kael Vitorelo, partindo de um repertório diversificado de quadrinhos politizados, para abordar qual a relação palavra-imagem, como explorá-la na linguagem das HQs e como criar seu próprio zine usando essas técnicas.

Cada oficina tem um número máximo limitado de participantes, de forma que a inscrição está sujeita à lotação das vagas. O preenchimento será por ordem de inscrição, sendo necessário o cumprimento dos requisitos básicos de idade e atuação na área.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo preenchimento do formulário on-line disponível neste link até o dia 30/7. 

Os selecionados serão acionados por e-mail e devem confirmar sua participação até o dia 2/8.