Foto de dois cães fantasiados
Blocão - Foto: Julia Lanari

Pet na folia? Veja 7 cuidados indispensáveis

Falta menos de um mês para todo mundo poder curtir o Carnaval de Belo Horizonte 2020. Se você é daquelas pessoas que incluem o pet em tudo, com certeza, já deve estar até pensando na fantasia do bichinho.

Mas antes de partir para a folia, avalie bem se a mascote está realmente preparada para a folia. Pense duas vezes: seu melhor amigo se dá bem com outros animais? Tolera barulho alto? Fica tranquilo em aglomeração de pessoas? 

Se o seu bichinho de estimação adora ficar com a galera e comporta-se bem em situações de multidão e batuque. Confira as dicas para aproveitar a festa de rua com toda a alegria, respeito e bem-estar.

Foto: Júlia Lanari / Acervo Belotur

1.  Prepare a coleira

Fantasiado ou não, o que não pode faltar é coleira e guia. É por meio delas que você controla os passos e possíveis investidas do animal. São acessórios que garantem a segurança para outros foliões e, claro, para seu bichinho.

Carnaval de BH - cachorro fantasiado com coleira
Fotos: Júlia Lanari / Acervo Belotur

A plaquinha de identificação também é indispensável. Ela deve incluir todos os dados para facilitar a devolução do animal em caso de fuga: nome do animal, nome do tutor e telefone. Imagine o drama de perder o pet no meio do Carnaval? Acaba a festa na hora.  

Mantenha a coleira confortável e ajustada para não correr nenhum risco como atropelamento ou enforcamento.

 2. Hidrate à vontade

O lema “beba água” também vale para o amigão. Reforce a hidratação em casa, mas não se esqueça de refrescar o mascote na rua. Somente água, viu? Nada de outros líquidos. A saúde do animal agradece.

Carnaval de BH - Cachorro entrando em piscina de bolinhas
Fotos: Júlia Lanari / Acervo Belotur

3. Leve na sacola

Por falar em hidratação...não esqueça da sacolinha para emergências. Você deve estar preparado para tudo, inclusive número 2! Não se esqueça de recolher as fezes no saquinho e despejar na lixeira mais próxima — não no chão ou nos canteiros.

Dê exemplo de civilidade e mantenha as ruas limpas!

 4. Proteja as patas

A previsão é que a temperatura no Carnaval de Belo Horizonte permaneça alta durante todo o período. Se está difícil para os humanos, pior ainda para o bichinho em contato direto com o asfalto quente. 

Observe a temperatura: se o calor estiver insuportável, é a hora de voltar para a casa. Nada de sacrificar as patas sensíveis do pet!

Outra dica: veja se há vidros ao redor, buracos ou desníveis nas calçadas. Assim, você consegue prevenir ferimentos..

Carnaval de Belo Horizonte - Homem fantasiado leva cachorro em bloco pet
Fotos: Júlia Lanari / Acervo Belotur

5. Reforce a alimentação

Para manter a energia do animal em alta, alimente em casa. Se a fome nunca acaba, vale a pena levar um “lanchinho” para manter a rotina. 

Fique de olho no que o bicho mastiga e não deixe que ele pegue porcarias do chão. Assim, você evita a transmissão de doenças e intoxicações. .

Objetos pontiagudos e materiais cortantes também devem ficar bem longe dos pets. 

6. Procure blocos de rua amigáveis

Existem diversos blocos de rua pet friendly nesta edição do Carnaval de BH. Em breve, vamos divulgar toda a programação aqui no site oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2020. 

Outra sugestão é acompanhar a folia perto de casa. Assim, se notar cansaço, basta voltar para o lar, doce lar. Sem qualquer desgaste, tanto para o tutor quanto animal.

Corte Momesca do Carnaval de Belo Horizonte segura cachorro
Fotos: Júlia Lanari / Acervo Belotur

7. Fantasie com conforto

Observe o comportamento do pet com a fantasia. Se ele estiver inquieto, melhor evitar. E também não é porque ele está quietinho, que está confortável. Alguns animais são muito dóceis, mas nem por isso, abuse da paciência deles, rs. 

Fantasia boa é aquela que não atrapalha a brincadeira, a alimentação e a locomoção do animal. Ou seja: o mais simples possível! 

Cachorros fantasiados
Fotos: Júlia Lanari / Acervo Belotur

Outros itens não recomendáveis:

  • Glitter, purpurina ou outros tipos de brilho. Eles grudam no pelo e na pele do animal, causando incômodo. Espumas também podem causar alergia;
  • Mantenha a maior distância possível das caixas de som;
  • Da mesma forma foguetes e bombinhas costumam gerar sérias consequências aos pets. 

Confira mais dicas no guia do tutor responsável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA)

Ah, e só mais um recado MUITO IMPORTANTE: ao ver um bichinho participando do Carnaval, pergunte antes à pessoa que está com ele se você pode brincar ou fazer carinho. Assim como todos nós, ele não é obrigado a tolerar interação com estranhos. 

Dúvidas esclarecidas? Compartilhe ou marque  outros pet lovers e fãs do Carnaval. E não se esqueça, bateu fome no meio da folia? Peça um Ifood e continue a festa sem apertos.

 

#carnavaldebh 2020

O Carnaval de Belo Horizonte foi lindo, cheio de gente daqui e de vários cantos do Brasil e do mundo. As ruas da cidade foram tomadas por vários ritmos, cores, brilhos, bandeiras… E agora, nosso coração fica como? Querendo voltar no tempo… Mate um pouquinho dessa saudade com essas imagens lindas e fique ligado sempre no nosso perfil para acompanhar as novidades.

Galeria de fotos

Apuração dos Blocos Caricatos e Escolas de Samba | Carnaval de BH 2020