Bloco Chega o Rei | Circuito de Carnaval nos Centros Culturais
Foto: Beth Freitas

Circuito Municipal de Cultura realiza programação especial de Carnaval em Belo Horizonte a partir de 1º de fevereiro

“Circuito de Carnaval” acontece entre 1º e 25/2, com oficinas e apresentações artísticas; no dia 16/2, “Quinta no Raul” recebe a banda Chega o Rei e, no dia 5/3, “Música de Domingo” traz show de Aline Calixto para crianças

“Em fevereiro, tem Carnaval”, eternizou Jorge Ben em “Fio Maravilha”. Com a chegada do segundo mês do ano, a folia momesca já começa a concentrar atenções, principalmente em cidades onde a festa é potente. É o caso de Belo Horizonte, que contou com 4,45 milhões de foliões em 2020 e hoje tem um dos maiores carnavais do país. Para engrandecer a agenda carnavalesca da capital mineira, o Circuito Municipal de Cultura realiza, a partir de fevereiro, uma programação especial e totalmente gratuita. De 1º a 25/2, o “Circuito de Carnaval” promove diversas ações descentralizadas, nos Centros Culturais Municipais, tais como oficinas, cortejos e apresentações artísticas, e nos teatros municipais. No dia 16/2, o “Quinta no Raul” se junta à programação para levar ao Teatro Raul Belém Machado o show da banda “Chega o Rei”, cujo repertório homenageia Roberto Carlos. Já na “ressaca” do Carnaval, dia 5/3, o projeto “Música de Domingo” celebra a folia no Teatro Francisco Nunes com a apresentação de “Pontinhos de Amor”, primeiro disco de Aline Calixto voltado ao público infantil, que mergulha no universo mitológico dos orixás e das entidades das religiões afro-brasileiras.

Para Eliane Parreiras, Secretária Municipal de Cultura, animação é o que não vai faltar em Belo Horizonte no carnaval e, especialmente, no pré-carnaval. “A parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Belotur vai ampliar as atividades disponibilizadas ao público ao ocupar todas as regionais da cidade. Serão ações lúdicas e formativas, de forma descentralizada, garantindo a alegria para todos. Trata-se de uma política pública da Prefeitura que prepara a cidade para a celebração do carnaval, que atende a uma vasta cadeia produtiva em total sintonia e apoio aos blocos e demais personagens dessa grande festa", ressalta Eliane Parreiras.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca ainda o valor do carnaval dentro das ações de salvaguarda do patrimônio cultural e memória da cidade. "É importante ressaltar que também a memória das festas populares estão no foco da Prefeitura com a realização dos inventários, ainda em 2023, dos Samba e do Carnaval de Belo Horizonte, além da exposição “Cinejornais em Belo Horizonte”, no Museu da Imagem e do Som”, afirma Luciana Féres.

Mais informações sobre a programação podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

Carnaval nos Centros Culturais

O “Circuito de Carnaval” começa nos dias 1º e 2 de fevereiro, quarta e quinta-feira, com a “Oficina de Adereços e Estandartes”. Ministrada pelo pesquisador, arte educador e multiartista Vinícius Moreira, a atividade formativa acontece no Centro Cultural Vila Marçola, às 14h, enfocando a criação de adereços carnavalescos e, principalmente, de estandartes de blocos. Símbolo usado na linha de frente em diversas manifestações da cultura popular brasileira - como nas escolas de samba, reisados, folias e maracatus -, o estandarte é uma espécie de bandeira que abre e protege os caminhos do Carnaval. Na oficina, serão trabalhadas técnicas mistas, como colagem, acabamento, fitas, pintura, preenchimento, tamanhos, desenhos combinados em diversos tipos de materiais, lantejoulas e miçangas. O processo criativo se vale da matéria prima natural disponível no local, como terra, mato, sementes, garrafas, plásticos e outras reutilizações e recriações.

A “Oficina de Adereços e Estandartes” se estende, ainda, para outros dias e locais, desta vez acompanhada e orientada pelo artista visual e professor Wesllen Neiva. Tendo como substância simbólica de produção o imaginário, a memória afetiva e as experiências do Carnaval, a atividade segue a proposta anterior . Nesta segunda etapa, a oficina acontece nos dias 8 e 10 de fevereiro, quarta e sexta-feira, às 14h, no Centro Cultural da Pampulha; nos dias 9 e 11, quinta-feira e sábado, às 14h, no Centro Cultural Bairro das Indústrias; nos dias 14 e 15, terça e quarta-feira, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, às 9h, e no Centro Cultural Jardim Guanabara, às 14h; e nos dias 16 e 17, quinta e sexta-feira, respectivamente às 14h e às 9h, no Centro Cultural Vila Fátima. Em ambas as etapas, a oficina é gratuita, aberta ao público, com duração de quatro horas por dia.

Seguindo a programação, no dia 4, sábado, o “Circuito de Carnaval” promove a oficina de ação contínua "Roda do Aprendiz", ministrada pelo professor, compositor e arranjador Weider Aléf. No Centro Cultural Padre Eustáquio, às 13h, os participantes da oficina de iniciação ao choro, que acontece no espaço desde 2022, vão refletir sobre a vivência da música brasileira e a troca de experiências entre músicos iniciantes e profissionais propiciada pela iniciativa. Às 14h, será apresentado o “Bloco do Aprendiz”, roda aberta de choro articulada a partir da oficina, cujo repertório engloba clássicos do gênero como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e marchinhas antigas de Carnaval, como “Saca Rolha” e “Turma do Funil”. A ação é gratuita e tem duração de duas horas.

No sábado seguinte, dia 11, às 10h, a comunidade do Centro Cultural Usina de Cultura recebe a apresentação “Curimba do Sagrado ao Cotidiano”, do artista Obaoyo. Arte criador, percussionista, professor e ogã há mais de trinta anos, Obayo se apresenta junto a participantes do grupo “Olubatá Percussão Étnica”, criado por ele em 2008 com a proposta de trabalhar a linguagem percussiva étnica, principalmente dos ritmos afro-brasileiros como o samba de roda. No mesmo dia, às 18h30, no Centro Cultural Lindeia Regina, acontece a “Oficina e Cortejo do Pena de Pavão de Krishna”, bloco carnavalesco que desfila em BH desde 2013, tocando canções inspiradas pelo afoxé. A oficina propõe um estudo do universo percussivo do bloco, que passa por ritmos como ijexá, baião, samba-reggae, entre outros. Ao final, serão aplicados de forma prática instrumentos usados pelo bloco, num cortejo no entorno do Centro Cultural Lindeia Regina. A ação é gratuita e dura duas horas.

Ministrada pela bailarina, professora e Rainha de Bateria no Carnaval de BH, Aline Caldeira, a oficina “Aula de samba no pé com a Rainha de Bateria” dá sequência à programação no dia 13, segunda-feira. A atividade acontece às 9h30, no Centro Cultural Jardim Guanabara,  e tem como objetivo ensinar as diferentes formas de sambar, destacando o protagonismo feminino e mostrando de forma clara o desenvolvimento de uma coreografia por meio de passos de samba e da aplicação da técnica em projetos artísticos. Na oficina, Aline Caldeira também aborda conceitos básicos e históricos sobre o samba na cidade. No dia 15, quarta, o evento traz outra ação formativa: a “Oficina de Pandeiro Batucar, se perder, se encontrar”, coordenada pelo artista, arte educador, agente cultural, ator e músico Carlos Felipe. Às 14h, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, os participantes aprenderão conceitos básicos do instrumento por meio da percepção de ritmo através do corpo, em dinâmicas e exercícios que colaboram com a aprendizagem musical e sua aplicação individual e grupal. Serão ofertadas 20 vagas para a oficina, que tem duração de 90 minutos.

No dia 16, quinta-feira, às 9h30, a “Bateria Show Som Brasil” apresenta seu show percussivo no Centro Cultural Jardim Guanabara. Com dez percussionistas, um cavaquinista e um cantor, o grupo traz um repertório eclético, que passa por diversos ritmos e gêneros musicais, numa apresentação cheia de brasilidade, diversidade e animação. Outras duas apresentações musicais recheiam a programação no dia 17, sexta-feira. Às 14h, no Centro Cultural Zilah Spósito, o show “Trio Baticum - Brasilidades” enfoca a potência da música brasileira numa pulsação rítmica formada por batuques, flauta e violão, que traz a força do maracatu, a energia do frevo, a nostalgia do axé 90’s, entre outros ritmos. Às 15h, no Centro Cultural Vila Fátima, quem se apresenta é o “Bloco Vejo Flores em Você”. Com regência da percussionista Nete Barros e da cantora Angela Franco, o grupo percussivo formado por moradores de Venda Nova traz um repertório multi-rítmico, com canções autorais e de domínio público que abrangem temas como a natureza, o respeito e a alegria. A bateria é formada por tambores, alfaias, pandeiros, caixas, agogôs e tamborins.

Ainda no dia 17, sexta-feira, às 14h30, o Centro Cultural São Bernardo será palco do Grupo das Rosas do São Bernardo, que traz o show “Café com Lorota Itinerante”. Formado por cinco senhoras, residentes da Região Norte de BH, o grupo busca resgatar e reforçar, por meio de diversas linguagens artísticas, as variadas manifestações culturais brasileiras. Com dança, canto, artesanato e declamações de poesias, o show traz histórias que tratam questões sociais e do cotidiano, como a inclusão do idoso na sociedade. Também no dia 17, às 15h, o Centro Cultural Salgado Filho recebe o espetáculo “Brincando com os animais”, do Circo Marimbondo Show, grupo criado pela cantora Bianca Luar. A apresentação é baseada em canções, brincadeiras e nas diversas possibilidades de sons e estímulos que os animais podem oferecer ao corpo, se valendo do repertório do Clube da Esquina e de personagens da música infantil - tudo em ritmo de marchinhas de Carnaval.

Fechando a programação do “Circuito de Carnaval”, o Bloco Fúnebre apresenta o show “Bloco Fúnebre - Dez anos enterrando as tristezas e ressuscitando a alegria”. Às 15h, no Centro Cultural Vila Marçola, o bloco criado em 2013 celebra sua primeira década de história num show carnavalesco que conta tanto com músicas do início do século como sucessos atuais, resgatando a música popular brasileira e os ritmos de origem africana. A apresentação mistura os formatos bloco e banda, levando ao palco mais de 60 instrumentistas.

“Quinta no Raul” e “Música de Domingo”

O projeto “Quinta no Raul” entra no clima da folia e soma esforços à programação carnavalesca do Circuito Municipal de Cultura. No dia 16/2, quinta-feira, às 20h, o Teatro Raul Belém Machado abre alas para a banda do bloco “Chega o Rei”, cujo repertório homenageia Roberto Carlos. Formado em 2018, o bloco leva  para a folia canções do “Rei” com arranjos carnavalescos, que passeiam por ritmos da cultura popular como marchinha, ijexá, samba-reggae, maracatu, congo e ciranda. Em formato banda, o Chega o Rei apresenta ao público clássicos de Roberto Carlos revisitados nos mínimos detalhes, promovendo uma verdadeira “festa de arromba, regada a muitas emoções”. 

Marcando presença na “ressaca” do Carnaval, o projeto “Música de Domingo” recebe, no dia 5/3, às 11h, o show do álbum “Pontinhos de Amor”, da cantora e compositora Aline Calixto. Em seu primeiro trabalho voltado ao público infantil, a sambista convida pequenos e grandes ouvintes a mergulharem no universo mitológico das divindades e entidades encontradas na cultura afro-religiosa-brasileira. Para conduzir esse passeio ao mundo dos orixás, a cantora convidou dois erês (crianças) muito serelepes - Geninha e Francisco, feitos exclusivamente pelo grupo Giramundo -, que ajudam na missão de transportar as crianças para uma verdadeira “Festa No Aiyê (Terra)”.

SERVIÇO | CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA

“Circuito de Carnaval”
Quando. De 1º a 25 de fevereiro
Onde. Ações nos Centros Culturais Vila Marçola, Pampulha, Bairro das Indústrias,
Liberalino Alves de Oliveira, Jardim Guanabara, Vila Fátima, Padre Eustáquio, Usina de Cultura, Lindeia Regina, Zilah Spósito, São Bernardo,Salgado Filho
Quanto. Atividades gratuitas e abertas ao público
Mais. Veja a programação completa neste link

“Quinta no Raul” | Banda Chega o Rei - Roberto Carlos em ritmo de Carnaval
Quando. Dia 16 fevereiro, quinta-feira, às 20h
Onde. Teatro Raul Belém Machado (Rua Jauá, 80 - Alípio de Melo)
Quanto. Gratuito

“Música de Domingo” | Aline Calixto apresenta “Pontinhos de Amor”
Quando. Dia 5 de março, domingo, às 11h
Onde. Teatro Francisco Nunes - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, s/n - Centro)
Quanto. Gratuito