PBH recebe propostas artísticas para o Circuito Municipal de Cultura a partir da próxima segunda-feira, 26 de fevereiro
Foto: Marcelo Sant'Anna

PBH recebe propostas artísticas para o Circuito Municipal de Cultura a partir da próxima segunda-feira, 26 de fevereiro

As inscrições vão até dia 11 de março e contemplam áreas como artes cênicas, audiovisual, cultura popular, artes visuais, música e literatura; interessados devem morar em BH ou na Região Metropolitana e preencher formulário on-line.

A Prefeitura de Belo Horizonte abre, a partir da próxima segunda-feira (26), a segunda etapa do cadastro de propostas artísticas e culturais para a programação do Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte em 2024. Até o dia 11 de março, artistas residentes na capital e Região Metropolitana podem enviar para a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura as propostas com ações em áreas como artes cênicas, audiovisual, cultura popular, artes visuais, música e literatura. Com cachês para apresentações artísticas e atividades formativas, as inscrições devem ser feitas em formulário on-line disponível NESTE LINK.

Para este segundo chamamento público, continuam válidas propostas enviadas e não contempladas na primeira etapa (realizada entre setembro e outubro de 2023), não sendo necessário refazer inscrições. Artistas que inscreveram propostas nessa última ocasião também podem cadastrar novos projetos. Nesta etapa, a programação do Circuito Municipal de Cultura vai dialogar com o “Circuito Junino nos Centros Culturais”, que ocupará Centros Culturais Municipais da capital durante o mês de junho com apresentações artísticas, oficinas e ações voltadas às festividades juninas. Não é obrigatório que as propostas inscritas no cadastramento estejam relacionadas à temática junina, mas são bem-vindas iniciativas ligadas ao tema.

As ações selecionadas vão compor a programação de 17 Centros Culturais Municipais da capital, além de agendas contínuas de projetos especiais como “Música de Domingo”, que acontece no Teatro Francisco Nunes; “Terça da Dança”, realizado no Teatro Marília; “Quinta do Raul”, iniciativa que ocupa o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado; e “Circuito Cine Santê”, no Cine Santa Tereza.

As atividades serão escolhidas a partir de critérios como: descentralização das atrações de modo a atender às nove Regionais da PBH; diversidade de linguagens artísticas; abrangência de público; qualidade artística; representatividade do trabalho para o setor ou para a comunidade onde atuam; originalidade e viabilidade da proposta dentro da programação. As propostas serão analisadas por uma comissão paritária, composta por membros da sociedade civil e do poder público.