Bruna Kalil
Foto: Divulgação

Confira a programação do Circuito - 15 a 20/12

 

Começou nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, a Semana Literária do Circuito Municipal de Cultura. O evento vai até domingo, 22, com oficinas, debates, leitura de poemas e exibições de vídeos. A programação é totalmente gratuita e busca incentivar o hábito da leitura e fomentar a produção de literatura em Belo Horizonte. Tudo será transmitido pelas redes do Circuito e da Fundação Municipal de Cultura. Além disso, a semana conta com outras atividades voltadas para o teatro e a dança, que você também confere abaixo. 

 

15/12 – Terça-feira – 17h | Semana Literária

Oficina “Raízes Ancestrais – Resistência Peripoéticas”
Com Eliza Castro, Karine Bassi e Leandro Zerê

A oficina "Raízes Ancestrais – Resistências Peripoéticas" é um laboratório de escrita criativa para a produção colaborativa de textos, de ficção ou não, voltados para os zines. A atividade, conduzida por Eliza Castro, Karine Bassi e Leandro Zerê, busca a descoberta de um universo onde o corpo e a poesia da literatura estejam ligados pela palavra-ação, performance e leitura textual. Além disso, a oficina se propõe a refletir sobre como o mercado editorial se projeta, suas mazelas e benefícios, seus modos de acesso e a importância da literatura marginal no fomento à leitura. O vídeo, gravado na Usina da Cultura, será exibido nas redes do Circuito e da Fundação Municipal de Cultura.

Exibição: YouTube
Classificação: Livre

 

16 a 18/12 – Quarta a sexta – 19h | Semana Literária

Bruna Kalil fala poemas para Belo Horizonte

Em homenagem a Belo Horizonte, a artista mineira Bruna Kalil Othero performa cinco poemas de sua autoria na comemoração do aniversário da cidade. Os poemas "Maletta", "Poiesis" e "Oswald Pede a Tarsila que Lave Suas Cuecas" pertencem ao livro "Oswald Pede a Tarsila que Lave Suas Cuecas (Letramento, 2019); enquanto "Primeiro um Pedro Chegou em Abril" e "Elegia 1822" são do livro ainda inédito "Tinha um Pedro no Meio do Caminho". Ambas as obras foram premiadas nacionalmente: a primeira, em 2018, pelo Ministério da Cultura, no Prêmio 100 anos da Semana da Arte Moderna de 1922; a segunda, em 2019, pela Secretaria Especial de Cultura, no Prêmio 200 anos da Independência. Os vídeos foram gravados por Kalil Othero - que é escritora, performer e pesquisadora - nos centros culturais São Bernardo e Lindeia Regina e no Museu Histórico Abílio Barreto.

Exibição: Facebook / Youtube

Classificação: Livre

 

17/12 – Quinta-feira – 19h | Semana Literária

Oficina "Sobre Arte & Teoria", com Pedro Kalil

A oficina "Sobre Arte & Teoria" pretende apresentar um rápido panorama da ligação entre arte e teoria, apresentando momentos em que a arte e a reflexão sobre ela estão imbricados e quando se distanciam. Ela será dividida em três partes: Grécia ao Romantismo; Século XX; e reflexões contemporâneas. Nesta última, serão apresentadas as entrevistas realizadas pela coleção de livros "Arte & Teoria". O projeto surgiu de uma série de entrevistas com artistas e criadores mineiros, com o objetivo de refletir sobre o fazer artístico e o pensamento por trás dele. Mestre em Teoria da Literatura e doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela FALE/UFMG, Pedro Kalil já publicou os livros "O Menino que Queria Virar Vento", "Charlotte-Peixe-Borboleta", "De Camarões – Veredas de Maurício Tizumba" e "O Ano da Fumaça". A oficina não tem restrição etária, mas a participação é recomendada para maiores de 16 anos, interessados no tema.

A oficina acontece pelo Zoom, com inscrição prévia via Sympla até às 15h do dia 16/12.  

As vagas são  limitadas. 

Classificação: Livre

 

19/12 – Sábado – 19h | Semana Literária

"BH Anos 10: Vídeo-Passeio", de Artênius Daniel

Em uma coletânea de registros de 2010 a 2019, o jornalista mineiro Artênius Daniel convida sete personagens da cultura urbana da capital em um vídeo-passeio pela criatividade e ousadia da arte e do ativismo. Em cada um dos encontros, o jornalista compartilha com seus convidados fragmentos de obras da cena local de BH nos anos 10 como canções, fotografias, textos, vídeos, de forma a efervescer lembranças, sentimentos, olhares, histórias sobre movimentos como a Praia da Estação, o Carnaval de Rua, o Duelo de MCs, a ocupação da rua Aarão Reis, os movimentos de periferia, afirmação e ação direta. Entusiasta dos movimentos urbanos de BH, Artênius Daniel é diretor da Associação Cultural Filme de Rua, diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Belo Horizonte, autor do livro “Os Limites de Belo Horizonte e os Limites da Luz” e idealizador do projeto “BH Anos 10”, que prevê o lançamento de um livro-reportagem.

Exibição: Youtube/ Facebook

Classificação: 12 anos

 

Outras atrações

 

15/12 – Terça-feira – 19h | Terça da Dança

"Monumento: Estudo Sobre um Legado em Isolamento", de Cib Maia 

Performance da artista e arquiteta Cib Maia, "Monumento: Estudo Sobre um Legado em Isolamento" mostra como o corpo se vê ponto focal de todo um legado de seu tempo. Neste período de confinamento, o espetáculo apresentado pelo projeto Terça da Dança reforça o conceito de uma materialidade que, apesar de volátil, marca e é marcado pelo caos contextual e suas incertezas. A partir do momento em que o ser se vê hermeticamente vedado em uma bolha, com suas e outras memórias, perdas, adaptabilidades e os mistérios da resiliência, também observa o tecido do espaço-tempo como potência de uma interação profunda e silenciosa com tudo aquilo que nos é imperecível. 

O vídeo ficará disponível no Vimeo até o dia 27/12. Para assistir, basta acessar o evento na Sympla e retirar seu ingresso até às 12h do dia 27. 

Classificação: 12 anos

 

20/12 – Domingo – 16h | Teatralidades em Cena

“Direções, Fundamentos e Bastidores" – Com Eid Ribeiro, Ione de Medeiros, Leda Maria Martins e Marcos Alexandre – Mediação: Editora Javali

“Teatralidades em Cena” é um programa que celebra a linguagem teatral com a presença de artistas que são referência na área. O primeiro episódio marca o encontro entre Ione de Medeiros, Leda Maria Martins, Eid Ribeiro e Marcos Alexandre. Uma conversa guiada em que os diretores e artistas convidados trazem para a cena memórias de montagens, parcerias, a relação com os teatros públicos da cidade e as formas de publicação da história do teatro mineiro. A mediação é feita pela editora Javali, que se dedica exclusivamente a publicação de teatro. O programa também traz trechos de dramaturgias recentemente publicadas pela Javali, que serão lidas no Teatro Francisco Nunes pelos autores Lydia del Picchia, Anderson Feliciano, Talita Braga, Ana Regis e Aisha Bruno.

Exibição: YouTube

Classificação: Livre