Portal Belo Horizonte

Mostra Infantil acontece entre 11 e 14 de fevereiro

O Circuito Municipal de Cultura realiza, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, a primeira edição da Mostra Infantil. Integralmente online e gratuita, a programação voltada para a criançada traz exibições de vídeos que abarcam linguagens artísticas como a literatura, o cordel e o teatro. Entre as atividades, está uma oficina de bonecos articulados ministrada pelo Grupo Pigmalião Escultura que Mexe, que ensina as crianças a ressignificarem objetos descartados. A programação recebe, ainda, trabalhos autorais de dois nomes de outros estados: a cordelista pernambucana Mari Bigio, que apresenta três leituras de cordéis, sendo uma delas inédita e criada especialmente para a Mostra; e o artista Márcio de Camillo, do Mato Grosso do Sul, que participa com dois poemas musicados criados em homenagem ao poeta Manoel de Barros, que ganharam animações em vídeo.

11/02 - Quinta-feira - 11h
Literatura de Cordel: "Lampião Lá do Sertão”, com Mari Bigio

Falar de Lampião para a criançada não é lá tarefa muito simples, mas a graça e a leveza da poesia popular fazem com que a história ganhe uma outra tônica. Neste Cordel, que ganha leitura online, a pernambucana Mari Bigio reinventa a história do mais famoso dos cangaceiros, com a participação de Thiago Martins  na rabeca. Entusiasta da palavra, a artista tem mais de 13 anos de carreira e é também contadora de histórias, cantora, compositora e radialista. A leitura, gravada em vídeo, tem duração de três minutos e 25 segundos.  

Veiculação: YouTube e Facebook (disponível até 30/04)
Classificação: Livre

12/02 - Sexta-feira - 17h
Oficina Pigmalião de Construção do Boneco Papa Lixo

A oficina do conceituado Grupo Pigmalião Escultura que Mexe ensina os pequenos a construírem bonecos articulados a partir de materiais reciclados, com a ajuda dos adultos. A atividade estimula a criança a utilizar imaginação e criatividade para descobrir possibilidades de reciclar os materiais de descarte, além de proporcionar reflexões sobre o descarte do lixo e a consciência ecológica. É necessário o acompanhamento dos pais durante a realização. A ideia é que os pais possam ir parando o vídeo e acompanhando a criança na atividade, que tem duração total prevista de 40 minutos. 

Veiculação: YouTube
Classificação: Livre

Esta ação é realizada como contrapartida do projeto n° 1137/2020 | ESPAÇO PIGMALIÃO: LABORATÓRIO ABERTO aprovado no edital Lei Municipal de Incentivo a Cultura, Modalidade Fundo 2020.

12/02 - Sexta-feira - 18h
“Bernardo”, de “Crianceiras: Manoel de Barros”, com Márcio de Camillo (Campo Grande/MS) 

O artista de Campo Grande apresenta dois poemas musicados do disco “Crianceiras”, projeto que homenageia o poeta Manoel de Barros e busca aproximar as crianças da literatura, da música e da poesia. No dia 12, às 18h, será exibido um vídeo animado criado para apresentar, de forma lúdica e criativa, a música “Bernardo”, uma das faixas que integram o álbum, que tem participação da artista plástica Martha Barros, filha de Manoel. O vídeo dura três minutos e 19 segundos. 

Veiculação: YouTube e Facebook (disponível até 13/03)
Classificação: Livre

13/02 - Sábado - 11h
Literatura de Cordel - “O Baú de Surpresas ou A Bagunça dos Brinquedos”, com Mari Bigio

Literatura de Cordel e Brinquedos populares se unem nessa história cheia de boas surpresas. Com doçura e encantamento, a cordelista Mari Bigio costura um encontro brincante que começa bagunçado, mas termina cheio de harmonia. A trilha sonora e efeitos também ficam por conta da artista pernambucana, que atua ainda como contadora de histórias, cantora, compositora e radialista. A leitura, gravada em vídeo, tem duração de três minutos e 25 segundos.  

Veiculação: YouTube e Facebook
Classificação: Livre

13/02 - Sábado - 9h
Mostra Infantil | Grupo Pigmalião Escultura que Mexe 
“Ana do Geraldo para Pequetitos - CrossFit da Ana”

O Pigmalião Escultura Que Mexe é um coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas. Criado em 2007, o grupo desenvolve espetáculos com profundidade conceitual e filosófica. A marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o Teatro Visual são seus principais focos. Neste pequeno espetáculo, gravado em vídeo, a personagem Ana do Geraldo dá uma aula de ginástica para a criançada - o CrossFit da Ana. 

Veiculação: YouTube e Facebook
Classificação: Livre

Esta ação é realizada como contrapartida do projeto n° 1137/2020 | ESPAÇO PIGMALIÃO: LABORATÓRIO ABERTO aprovado no edital Lei Municipal de Incentivo a Cultura, Modalidade Fundo 2020.

13/02 - Sábado - 18h 
“O Menino e o Rio”, de “Crianceiras: Manoel de Barros”, com Márcio de Camillo (Campo Grande/MS)

Concebido pelo cantor e compositor Márcio de Camillo a partir dos poemas de Manoel de Barros, o projeto “Crianceiras” busca aproximar as crianças da literatura, da música, da poesia e das artes em geral.
No dia 13, será exibida a animação criada para a música “O Menino e o Rio”, composta por Márcio de Camillo em homenagem ao poeta. A música junta versos de poemas variados, construindo um mosaico das raízes crianceiras e da infância pantaneira de Manoel.

Veiculação: YouTube e Facebook (disponível até 13/3)
Classificação: Livre

14/02 - Domingo - 11h
Cordel para Meditar: “O Jardim da Primavera”, com Mari Bigio (inédito)

Se você fechar os olhos e se deixar guiar por este belíssimo cordel, poderá sentir o frescor da primavera em qualquer lugar, a qualquer hora do dia. Neste cordel inédito, criado para a Mostra Infantil do Circuito, a cordelista pernambucana Mari Bigio evoca uma frequência de tranquilidade e relaxamento, contribuindo para que crianças e adultos possam experimentar a meditação guiada de um jeito todo especial: através da poesia. A trilha sonora e efeitos também ficam por conta da artista, que possui 13 anos de experiência, atuando ainda como contadora de histórias, cantora, compositora e radialista. A leitura, gravada em vídeo, tem duração de cinco minutos.

Veiculação: YouTube e Facebook
Classificação: Livre

14/02 - Domingo - 9h
Grupo Pigmalião Escultura que Mexe 
“Ana do Geraldo para Pequetitos - Cozinhando com a Ana”                                                                                                                                                                             

O Pigmalião Escultura Que Mexe é um coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas. Criado em 2007, o grupo desenvolve espetáculos com profundidade conceitual e filosófica. A marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o Teatro Visual são seus principais focos. Neste pequeno espetáculo, gravado em vídeo, a personagem Ana do Geraldo dá uma aula de culinária para a criançada.  

Veiculação: YouTube e Facebook
Classificação: Livre

Esta ação é realizada como contrapartida do projeto n° 1137/2020 | ESPAÇO PIGMALIÃO: LABORATÓRIO ABERTO aprovado no edital Lei Municipal de Incentivo a Cultura, Modalidade Fundo 2020.