Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Multi-área

“Extraquadro”, de Ricardo Aleixo, seguido de intervenção (BH)

Descrição

Foto: Rafael Motta

O poeta mineiro Ricardo Aleixo lança o livro Extraquadro e apresenta performance, dentro da programação do segundo dia do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte. O evento acontece no Mercado da Lagoinha.

Ricardo Aleixo é natural de Belo Horizonte, artista autodidata e estreou em 1992 com o livro Festim. Seus poemas revelam forte afinidade com o movimento concretista e com a etnopoesia. Com visão crítica da realidade, faz poesia social, mordaz, seca e irônica. Junta-se a isso seu trabalho de agitador cultural que leva a poesia à integração com outras formas de arte como o teatro, a música e a dança.


Já atuou na coordenação e curadoria de projetos culturais como os 30 Anos da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, Tricentenário de Zumbi e a Bienal Internacional de Poesia. Com Adyr Assumpção, montou vários espetáculos multimeios como Jogo de Guerra - Malês, em 1990, Desconcerto Grosso - Poemas de Gregório de Matos, em 1996, e Canudos, Sertão da Bahia, 1897, em 1997. Edita a revista Roda - Arte e Cultura do Atlântico Negro. 


No livro Extraquadro, Ricardo Aleixo apresenta uma coletânea de poemas escritos no período de 2013 a 2020. Sua publicação é resultado da parceria firmada entre o Laboratório Interartes Ricardo Aleixo (o LIRA) e a Impressões de Minas Editora.


Toda a programação do FAN BH 2021 é gratuita. O evento é realizado cumprindo todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. O festival é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, a partir da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

 

Localização
Av. Pres. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha, Belo Horizonte - MG, 31110-314
Presencial
Noroeste
Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar