FAN 2021 - Home - v1

Content Builder

O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH está chegando à sua décima primeira edição e vai novamente trazer a força e a diversidade da sua programação para a cidade entre os dias 4 e 12 de dezembro! Toda a programação é gratuita, contando com atividades que promovem o compartilhamento de experiências e saberes, além de criações coletivas, espetáculos, instalações, exibições e shows.


Com 26 anos de história, o FAN BH é um dos principais eventos voltados à cultura e à arte negra na América Latina. Neste ano, o evento traz o tema “Muvuca de Pretuntu” e contará com atividades para todas as idades. Pela primeira vez, o FAN BH será realizado em formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais, observando todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes na capital mineira

Neste ano, o FAN BH volta-se à influência da cultura Bantu no Brasil e em Minas Gerais. A partir do conceito da palavra Muvuca, com origem na língua africana Quicongo, o festival promoverá encontros criativos e o intercâmbio de artistas, grupos e coletivos que criarão algumas produções inéditas para o evento! A curadoria do FAN BH 2021 é formada pela atriz, cantora e compositora Júlia Tizumba, pelo artista plástico e pesquisador Froiid e pelo cantor e compositor Sérgio Pererê.

Valorizando a economia criativa, o OJÁ – Mercado das Culturas é uma das grandes atrações do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte e estará mais uma vez presente nessa edição. Tradicionalmente, o Ojá reúne empreendedores e empreendedoras com produtos voltados à cultura negra nas áreas da moda, artesanato, literatura, estética, gastronomia e artes visuais.

Alguns espaços públicos de Belo Horizonte também ganham as cores e a energia do FAN BH 2021 com as intervenções urbanas promovidas pelo festival. O objetivo é destacar o conceito e tema do festival, “Muvuca de Pretuntu” , com valores comuns da cultura e da arte negra em diálogo com vias, monumentos públicos e equipamentos culturais da cidade de Belo Horizonte.