Foto do evento Pisada de Caboclo em 2019, com algumas pessoas negras descalças, em uma celebração cultural pisando a terra
Foto: Pablo Bernardo

Confira a Programação Associada ao 11º FAN BH 2021

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), apresenta a Programação Associada da 11ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH.
 

São atividades em diferentes espaços culturais da cidade e Região Metropolitana, incluindo atrações como exposições, debates, shows, ações formativas, encontros virtuais ou presenciais que se relacionam com o Festival e sua temática.


Toda a programação do FAN BH 2021 é gratuita. O evento é realizado cumprindo todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. Confira abaixo: 


PROGRAMAÇÃO ASSOCIADA EM OUTROS ESPAÇOS


. EXPOSIÇÃO  "corpocontinente"


Data: 04 a 12/12.

Horário de funcionamento:

Terça a sexta, de 10h às 19h

Sábados, de 10h às 16h.

Local (Formato presencial): Periscópio Arte Contemporânea - Galeria de Arte (Rua Tenente Brito Melo, 1217 - Barro Preto)

Classificação: livre


Com curadoria de Fabíola Rodrigues, a mostra aproxima trabalhos reunidos em dois principais núcleos: “corpo-território” e “corpo-paisagem” e destaca obras de 16 artistas: Sebastião Januário, Rosana Paulino, Kelma Zenaide, Charlene Bicalho, Marcel Diogo, Rafael RG, Dayane Tropicaos, Marcos Siqueira, Natan Dias, Ingrid Barros, Jess Vieira, Mônica Maria, Luana Vitra, Ana Elisa Gonçalves, Davi de Jesus do Nascimento e Pedro Neves.


Informações: contato@periscopio.art.br

* Acesso livre. É obrigatório o uso de máscara.


. EXPOSIÇÃO “Advertência" do artista Paulo Nazareth

Data: 04 a 12/12.

Local (Formato presencial): Bienal de São Paulo (Rua 18 de Abril, 21, Nova Esperança - Palmital, Santa Luzia).

Classificação: livre


A exposição “Advertência” é uma mostra do artista Paulo Nazareth, paralela à Bienal de São Paulo, na qual o artista  tem trabalhos expostos.

 

* A visitação é aberta ao público através de agendamento antecipado  por meio dos seguintes contatos: Telefone e Whatsapp: (31) 9.8987-8061; e-mail: exposicaoadvertencia@gmail.com

 

PROGRAMAÇÃO ASSOCIADA – EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA

 

. ESPETÁCULO ARTÍSTICO “Do fogo à água: um rito de entrega” - Direção: Eda Costa e Evandro Nunes

Data: 04 e 11/12, Sábados

Horário: 19h

Local (Formato presencial): Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã)

Classificação: livre


A Escola Livre de Artes Arena da Cultura apresenta a montagem de conclusão do curso de teatro durante a Mostra Arena - Travessias! A peça “Do fogo à água: um rito de entrega” é dirigida por Eda Costa e Evandro Nunes.

 

Na apresentação, os alunos e alunas convidam o público a participar do ofertório construído por cada artista que reflete a caminhada de aprendizagem marcada pelo corpo-território sagrado e por música, comida, fogo, água, axé, roda, folhas, entre outros elementos.

 

Inscrições: reservar ingressos pelo email secretaria.ela@pbh.gov.br. Todos os protocolos de prevenção à covid-19 serão seguidos.

 

* Todos os protocolos de segurança serão cumpridos. É obrigatório o uso de máscaras.


. SARAU “Café com Saberes”

Data: 04/12, Sáb.

Horário: 9h às 11h:

Local (Formato presencial): Centro Cultural Venda Nova (R. José Ferreira dos Santos, 184 - Jardim dos Comerciários).

Classificação: livre

Link: Café com Saberes - Centro Cultural Venda Nova

Compartilhamento de experiências acerca do uso das ervas e plantas utilizadas como medicinais para cura ou prevenção de doenças, alimentação natural e dicas para o bem-estar. Mediação do Mestre Paulino Caldeira Barros.

 

Informações: 3277-5533 ou e-mail: ccvn.fmc@pbh.gov.br

Limite de Público: 20 pessoas

 

* Todos os protocolos de segurança serão cumpridos. É obrigatório o uso de máscaras.

 

. NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS “Manhã Encantada”, com a participação especial de Rita Efigênia, Roquinho e integrantes do grupo Meninas de Sinhá

Data: 04/12, Sáb.

Horário: 10h

Classificação: livre

Formato online

Link: MANHÃ ENCANTADA

 

Encontros marcados com a fantasia através da narração de histórias. Rita Efigênia é cantora, intérprete, compositora, educadora e artista-plástica, nascida e residente em Belo Horizonte/MG, tem dedicado sua vida a arte e à educação.

 

Roque Antonio Soares Junior, Roquinho, é brincante, observador da Cultura da Infância (Brinquedos e Brincadeiras tradicionais da infância brasileira) e Membro Fundador da “Carretel”, um organismo empenhado nas questões ligadas à Educação, à Cultura da Criança e à Cultura Brasileira.

 

* Atividade realizada por meio da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil – BPIJ e da Escola Livre de Artes Arena da Cultura.


. LEITURA “Patrulha Poética”

Data: 05/12, Dom

Horário: 9h

Classificação: livre

Formato online

Transmissão pelo YouTube da Fundação Municipal de Cultura.

Link: https://youtu.be/b3f7btU4dhs

 

Percurso literário virtual com artistas convidados lendo poemas autorais ou de domínio público com temática sobre a Promoção da Igualdade Racial.

 

* Atividade realizada por meio do Centro Cultural São Geraldo e Usina da Cultura.

 

. RODA DE CONVERSA “Arte em Negrito com Rose Rios”

Data: 06/12, Segunda

Horário: 19h às 20:30h

Link do Google Meet: meet.google.com/oid-wxra-abh

Classificação: livre


Roda de conversa para troca de conhecimentos e vivências negras. Nessa edição teremos Rose Rios, trancista que pelo trabalho manual transformou sua trajetória de vida e promove diariamente o empoderamento e reconhecimento do valor da cultura ancestral negra na formação da identidade dos seus clientes e amigos.

 

Rose Rios é trancista e pelo trabalho manual transformou sua trajetória de vida. Ela promove diariamente o empoderamento e reconhecimento do valor da cultura ancestral negra na formação da identidade de seus clientes e amigos.


* Atividade realizada por meio do Centro Cultural Padre Eustáquio.


. OFICINA “Capacitação para educação das relações étnico-raciais e decolonialidades” - Seminário Beagalê.

Data: 06 e 07/12, Segunda e terça-feira

Horário: 14h às 18h

Classificação: 14 anos

Formato online

Transmissão via Google Meet: após seleção pela facilitadora, o link será encaminhado para para o acesso a sala.

Link para inscrição: bit.ly/oficinasliterarias 

 

Introdução aos estudos étnico-raciais e conceituação básica para ação antirracista nos espaços educacionais, bibliotecas e unidades de informação: raça, racismo, etnia, relações étnico-raciais, branquitude, pensamento colonial, decolonialidade, antirracismo e justiça social.

Duração total: de 8 horas.

 

Participação: Franciéle Garcês. Bibliotecária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Público alvo: educadores, mediadores de leitura, bibliotecários e profissionais ligados às cadeias produtivas do livro, da leitura, literatura e da escrita.

Inscrições: http://portalbelohorizonte.com.br/eventos/oficina/literatura/promocao-da-leitura-oficinas-literarias

 

* Atividade realizada por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e Escrita.


. Encontro com o Artista: Centro Cultural São Bernardo

Data: 07/12 - Quinta

Horário: 19h30

Transmissão pelo YouTube da Fundação Municipal de Cultura.

Link agendado: https://youtu.be/bHHH_FEd2c8

 

Atividade que visa possibilitar o encontro da comunidade com os artistas existentes no território.

A entrevistada desta edição será Iraci Pereira da Silva, artista negra, cantora, intérprete, artesã e líder do Grupo Rosas do São Bernardo, que contará seu percurso artístico ao longo dos anos.

 

* Atividade realizada por meio do Centro Cultural São Bernardo.

 

. 15ª Semana da Dança do Centro Cultural Vila Santa Rita - CCVSR

 

O projeto tem como foco valorizar e apresentar a criação artística, individual ou coletiva, dos participantes de todas as idades do Centro Cultural.

 

Acompanhe a programação:

 

Residência artística “Passinho do barra-vento”

Data: 07 e 09/12, Terça e quinta-feira

Horário: 19 às 22h

Local (Formato presencial): Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita, Barreiro)

Ingressos: Gofree

Classificação: livre

Duração: 2 horas

 

O núcleo de pesquisa em artes da cena Corpolítico (BH) oferece residência ao grupo de dança Kerigma (BH). Neste encontro artístico de dois dias, o Corpolítico compartilha seu processo de criação e propõe compartilhamento de conhecimento sobre a história do funk, por meio do ritmo de raiz africana barra-vento.


Mostra de videodança + Bate-papo

Data: 08/12, Quarta-feira

Horário: 19h

Local (Formato presencial): Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita, Barreiro)

Ingressos:  Gofree

Classificação: livre

Duração: 2 horas

 

Exibição comentada do documentário "Ritas", realizado na residência CRDançaBH, integra a programação da 15ª Semana da Dança do Centro Cultural Vila Santa Rita. O filme será seguido de um bate-papo sobre o processo de criação da Residência CRDançaBH, onde participam a Cia Agnes (BH) e Patrícia Manata (BH).

 

Mostra de videodanças tradicionais populares + bate papo

Data: 09/12, Quinta-feira

Horário: 19h

Local (Formato presencial): Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita, Barreiro)

Ingressos: Gofree

Classificação: livre

 

Mostra de videodanças tradicionais populares seguida de bate-papo conduzido pela convidada Anne Caroline Vaz (BH), artista, professora e pesquisadora da dança. Serão exibidos, para o público presente, vídeos que compuseram o programa Terça da Dança, sendo eles: danças de matrizes africanas com a Cia Motumbá (BH); dança dos congadeiros com Comunidade Quilombola dos Arturos (MG); dança afro, espetáculo Maianga de Jarbas Mateus (BH) e Carlos Fred (BH); Camilo Gan e o Samba de Terreiro (BH).

 

Intensive Class - Celo Mendes e Tiphany Gomes

Data: 10/12, Sexta-feira

Horário: 17 às 19h

Local (Formato presencial): Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita, Barreiro)

Inscrições: Gofree

Classificação: livre

Duração: 2 horas

 

Workshop da modalidade de dança Dancehall, ministrado por Celo Mendes (BH) e Tiphany Gomes (BH), integrantes do Grupo Identidade (BH). As inscrições são gratuitas. Vagas limitadas a 15 inscritos. Para participar é preciso ter conhecimento prévio da modalidade.


* Atividade realizada por meio do Circuito Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural - CIRC. Integra o Projeto Territórios Criativos.


. RESIDÊNCIA CRDançaBH: Corpo-Imagem-Movimento.

Data: 07/12, Terça-feira

Horário: 19h

Classificação: livre

Local (Formato presencial): Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)

 

Mostra de resultados + bate-papo.


A residência se apresenta como um espaço de interlocução e criação coletiva, em regime de imersão, de maneira virtual, durante um período de três meses, tendo como foco artistas da área de dança. Nesta primeira edição, intitulada “Corpo-Imagem-Movimento”, será evidenciada a confluência entre a dança e o audiovisual e, consequentemente, as possibilidades criativas que se abrem a partir dessa convergência entre linguagens.

* Atividade realizada por meio do Circuito Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural - CIRC.


. VIDEOCONFERÊNCIA Expedições do Patrimônio - Edição Comemorativa: Festival de Arte Negra - FAN BH


Data: 07/12, Terça-feira

Horário: 14h às 16:30h

Classificação: livre

Formato online

Transmissão pelo YouTube da Fundação Municipal de Cultura.


Com o tema “Patrimônio Cultural Afro-brasileiro na História de Belo Horizonte”, o encontro proporcionará aos participantes uma viagem panorâmica pela rica, diversificada e pujante história dos bens representativos da cultura negra belo-horizontina que já obtiveram o registro pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte como patrimônio cultural imaterial na cidade.

 

São eles: as Festas de Iemanjá e dos Pretos Velhos; os quilombos Manzo Ngunzo Kaiango, Luízes, Mangueiras e Souza; o Terreiro Ilê Wopo Olojukan; e a Irmandade Nossa Senhora do Rosário do Jatobá. Será abordada a relevância destes bens como referência identitária, cultural e histórica para os moradores das mais diversas gerações. Uma análise sobre a história e a cultura afro-brasileira presentes no patrimônio cultural imaterial de Belo Horizonte.

 

Público alvo: Estudantes de graduação, professores de todos os níveis da educação básica das redes pública e privada, diretores escolares, gestores educacionais e de centros culturais, mediadores de aprendizagem em museus e centros culturais e estudiosos, além de pessoas interessadas nos debates sobre o patrimônio.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal da Prefeitura

pbh.gov.br/patrimoniocultural.

 

. RODA DE CONVERSAS entre a Capoeira, o Congado e o Quilombo.

Data: 09/12, Quinta-feira

Horário: 14h às 17h

Local (Formato presencial): Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã)

Classificação: livre

 

O projeto consiste nas trocas de conhecimentos sobre congado com a Rainha do Congo do Estado de Minas Gerais Isabel Cassimira, que coordena o Reinado 13 de maio, Mestre Beto Onça, que pesquisa e pratica a capoeira ancestral e com as mestras da cultura popular e quilombolas, Mametu Muiândê, e Ione de Oliveira.

 

Participação: Rainha do Congo do Estado de Minas Gerais - Isabel Cassimira, Mestre Beto Onça, Mametu Muiândê e Ione de Oliveira.

 

* Todos os protocolos de segurança serão cumpridos. É obrigatório o uso de máscaras.

 

. SARAU “Sararau Palavra Preta”

Data: 09/12, Quinta-feira

Horário: 19h

Classificação: livre

Formato online

Transmissão: Google Meet - as pessoas interessadas deverão enviar e-mail para - bibliotecainfantilejuvenil@pbh.gob.br, o link será enviado próximo a data do encontro.

 

Encontro virtual de performances poéticas envolvendo a produção dos poetas negros brasileiros. Mediação: Wilson de Avelar.

 

* Atividade realizada por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e Escrita.

 

. SESSÃO DE CINEMA:  Mostra Diálogos pela Equidade

Parece Comigo. Direção: Kelly Cristina Spinelli. Brasil | 2016 | Doc |  26 min

A mulher que eu era. Direção: Karen Suzane. Brasil | 2019 | Fic | 11 min

Pontes sobre abismo. Direção: Aline Mota. Brasil | 2017 | Experimental | 8min

 

Data: 09/12, Quinta

Horário: 19h

Local (Formato presencial): Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)

Classificação: livre

Capacidade de público: 100 lugares.


. SHOW “Oferenda”, com Tom Nascimento

Data: 09/12, Quinta-feira

Horário: 20h

Classificação: livre

Local (Formato presencial): Teatro Raul Belém Machado, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi (Rua Jauá, 80, Alípio de Melo)

​​

Tom apresenta o show "Oferenda" com seu violão percussivo, looping, berimbau, caixa de folia e voz, apresentando canções, poemas e reflexões que nasceram no dia de cada entidade, deidade orixá e/ou santos. Após a apresentação musical, o artista lança o livro digital interativo “História do Tambor”, fruto de seus quase 20 anos de atuação como arte-educador e contador de histórias em escolas, centros culturais e outros espaços. 

 

* A atração acontece dentro da programação Quinta no Raul, realizada por meio do Circuito Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural - CIRC.


. ENSAIO-AULA Espetáculo Lembranças de um Corpo Ancestral - Projeto Difusão das Artes e da Cultura

Data: 10/12, Sexta-feira

Horário: 14 às 14h25

Classificação: livre

Formato online

Transmissão pelo YouTube da Fundação Municipal de Cultura.

Link agendado no Youtube: https://youtu.be/c_XwZYJZNdk


O espetáculo Lembrança de um Corpo Ancestral representa a transição entre o passado e o presente, evidenciando toda a ancestralidade e memória advinda da diáspora dos dois continentes. Como esta ancestralidade perpassa o cotidiano, e de como é transmitida pelo corpo, concebendo a dança, o canto, o batuque e toda forma de saberes da vida em comunhão com a natureza e seus segredos sagrados. As danças são inspiradas nos laços identitários entre África-Brasil, trazendo a diversidade das culturas, bem como a ecologia do sagrado, a força da natureza e seus elementos, além dos movimentos e corporeidade senegalenses e toques bantos.


* Atividade realizada por meio do Centro Cultural Zilah Spósito.

 

. NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS “Manhã Encantada”, com a participação especial de Rita Efigênia, Roquinho e integrantes do grupo Meninas de Sinhá

Data: 11/12, Sáb.

Horário: 10h

Classificação: livre

Formato online

Transmissão pelo YouTube da Fundação Municipal de Cultura.

 

 Encontros marcados com a fantasia através da narração de histórias. Rita Efigênia é cantora, intérprete, compositora, educadora e artista-plástica, nascida e residente em Belo Horizonte/MG, tem dedicado sua vida a arte e à educação.

 

Roque Antonio Soares Junior, Roquinho, é brincante, observador da Cultura da Infância (Brinquedos e Brincadeiras tradicionais da infância brasileira) e Membro Fundador da “Carretel”, um organismo empenhado nas questões ligadas à Educação, à Cultura da Criança e à Cultura Brasileira.

 

* Atividade realizada por meio da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil - BPIJ e da Escola Livre de Artes Arena da Cultura.

 

. APRESENTAÇÃO MUSICAL - Projeto Nujazz no Parque

Data: 11/12, Sábado

Horário: 11h às 16:30h

Local (Formato presencial): Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã)

Classificação: livre


A história de uma luta e de um poder sublime. O projeto propõe eventos nos quais a história e a produção artística de algumas das mais relevantes mulheres negras do Jazz serão apresentadas por DJs.

 

* Todos os protocolos de segurança serão cumpridos. É obrigatório o uso de máscaras.


. EXPOSIÇÃO “Maracatu Chico Rei: um elo entre o erudito e o popular, por meio da música”

Data: 11/12, Sábado

Horário: 11h às 16:30h

Local (Formato presencial): Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã)

Classificação: livre


A Exposição pretende apresentar os limites artificiais dos conceitos clássicos de “popular” e “erudito”, por meio do bailado Maracatu Chico Rei, mostrando que o tradicional lugar da cultura erudita reconhece e mostra toda a riqueza e beleza da cultura popular e que esta é sim, a história de todos nós, é nosso patrimônio, é nossa singularidade, é nossa beleza, com alegria e entusiasmo de sermos o que somos: uma nação. O Maracatu Chico Rei é um poema sinfônico e bailado para orquestra e coro, que tem como tema a lenda de um antigo rei africano que foi trazido para o Brasil. Essa importante obra marcou a história da música e da dança em nosso país.

 

* Todos os protocolos de segurança serão cumpridos. É obrigatório o uso de máscaras.

 

PROGRAMAÇÃO ASSOCIADA DIRETORIA DE AÇÃO CULTURAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG


Ciclo Cultura, Juventudes e Direitos


Esta edição do Circuito Cultural UFMG foi viabilizada pelo projeto Políticas de Cultura para a Juventude e Coletivos da Zona Cultural da Praça da Estação, e toda a programação é transmitida no canal da DAC no YouTube (www.youtube.com/culturaufmg). A programação integra também a Jornada dos Direitos Humanos/UFMG.


. LIVE "O que é essa tal de Psicanálise?", por Projeto Furo: Escutas em Psicanálise (UFMG)


Datas e horários:

06/12, Segunda, às 18h

07/12, Terça, às 17:30h

Classificação: livre


Escutas em Psicanálise ‒ Projeto ético-estético-político que propõe a ampliação da escuta clínica psicanalítica no território da cidade e intervenções articuladas à cultura de Belo Horizonte. Desde 2019, estuda sobre a temática dos encontros e realiza escutas psicanalíticas gratuitas na Praça da Estação.

 

Transmissão pelo www.youtube.com/culturaufmg


. Live 1 - Criar uma clínica comum

 

Data: 06/12

Horário: 18h

Classificação: livre


Na conversa, as produtoras do projeto Furo irão apresentar como ele surgiu da formação clínica psicanalítica e seu histórico de envolvimento com a Zona Cultural da Praça da Estação. Vamos discutir as insurgências de diversos coletivos brasileiros, de atendimentos gratuitos em espaços públicos (Praças), assim como a especificidade da clínica mineira em sua contínua relação com a arte e a cidade. Pensando na Zona Cultural da Praça da Estação iremos expor fotografias e um videoarte, produzidos por @boladoman e Fernanda Sena (@fernandadesena), a partir de algumas ações estético-políticas no território e em uma instalação cênica.

 

Transmissão pelo www.youtube.com/culturaufmg


. Live 2 - Prospecção de uma clínica latina

 

Data: 07/12

Horário: 17:30h

Classificação: livre

 

A formação clínica, transmissão como ferramenta popular emancipatória. Serão exibidas gravações e fotos produzidas pelos participantes do projeto Furo, como por exemplo, a simultaneidade na Praça de escutadores silenciosos e militares em marcha. As congruências do contexto latinoamericano, desde os protestos no Chile e a mobilização de psicanalistas à favor da democracia. Da transição da cidade para o virtual e o contexto das crises que enfrentamos hoje, considerando os psicanalistas enquanto agentes políticos no território (na especificidade da clínica aberta).

 

Transmissão pelo canal do Youtube da DAC - www.youtube.com/culturaufmg


VÍDEO-PERFORMANCE-autoral CAROLINAS, por Grupo de Teatro Mulheres de Luta

 

Data: 10/12, Sexta-feira

Horário: 17h

Formato online

Transmissão pelo www.youtube.com/culturaufmg

 

A performance busca trazer as vivências e as escritas dos corpos das atrizes que compõem o Grupo de Teatro Mulheres de Luta. Como disse Carolina Maria de Jesus: "uma palavra escrita não pode nunca ser apagada". Passado-presente-futuro em um só momento, um outro tempo, reverberando na luta por uma vida digna para si e para os outros. Para além da moradia, o direito à educação, à saúde, à justiça e à cidadania plena. "Não senhor! Ninguém vai apagar as palavras que eu escrevi". Somos todas CAROLINAS!

 

Grupo de Teatro Mulheres de Luta – Coletivo de pesquisa teatral sobre questões femininas com foco na trajetória de mulheres que, na luta pela moradia, passam da limitada vida doméstica para um outro lugar, o da luta revolucionária pela dignidade humana. Foi fundado em 2017 com as moradoras da Ocupação Carolina Maria de Jesus, no centro de Belo Horizonte.


SARAU “De Quebrada”, por A|Borda  

 

Data: 10/12, Sexta-feira

Horário: 20h

Classificação: 14 anos

Formato online

Transmissão pelo www.youtube.com/culturaufmg


"De Quebrada - não procure no centro " é um #sarau organizado pela produtora cultural A|Borda e reúne poetas e slammers de toda a região metropolitana de BH, que usam seus corpos e suas vivências para expressar sua arte por meio da palavra escrita e falada.

Nesta edição, o #sarau traz na celebração a participação de artistas marginais negres, que circulam pela cidade trabalhos artísticos culturais onde preserva-se à existência, resistência, reconstrução de memória e identidade e exaltação das raízes ancestrais.

 

O evento marca a parceria da produtora cultural com o Centro de Referência da Juventude (CRJ) através do Memorial Pela Vida da Juventude Negra e com a UFMG no projeto: Políticas de Cultura para a Juventude e Coletivos da Zona Cultural da Praça da Estação.

 

. EXPOSIÇÃO Movências e seus desdobramentos

Data: 04 a 12/12

Atividades on-line e presenciais.

 

“Movências (trans) firgurações.livro.tempo”

A exposição revela o talento de artistas de Belo Horizonte que circulam, trabalham, estudam e integram ações artísticas e culturais na Praça da Estação e entorno. Criações em artes visuais (desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, performance arte), música, manifestações da cultura popular e tradicional, artes da palavra e cinema.

 

Curadoria: Wilson de Avellar.

Local: https://www.movencias2021.com

Movências: mova-se entre o remoto virtual e a rua

Evento de desdobramento da exposição, composta por três ações:        


Projeções estroboscópica mova-se

Data: 06 a 10/12, Segunda a sexta

Horário: 18h às 20h

Local: entornos da Praça da Estação


Intervenções urbanas por meio de projeções verbovisuais e sonoras, um caleidoscópio videográfico criado com imagens de criações da exposição Movências: (trans)figurações.livro.tempo. As intervenções acontecerão em diversas ruas e logradouros públicos da Praça da Estação e entorno: Rua Santos Dumont próximo ao Centro Cultural da UFMG, Rua Guicurus próximo ao CRJ, debaixo do Viaduto de Santa Tereza, Rua Aarão Reis em toda sua extensão, próximo ao Edifício Central, Plataforma do MOVE, Teatro Espanca, passagem que interliga a Praça da Estação e a Avenida Sapucaí, entre outros.


Registros fotográficos e transmissão das “Projeções Estroboscópicas” em tempo real podem ser acompanhadas também pelo Instagram: @movências.festival_de_verão e no site da exposição: https://www.movencias2021.com

 

Flyer em fluxo: mova-se

Data: 06 a 10/12, Segunda a sexta

Horário: 17h às 20h

Local: entornos da Praça da Estação


Intervenção urbana realizada pelo performer Ed Marte em sua bicicleta sonora. Utilizando-se de uma mídia impressa, Ed Marte fará um tour pelo Complexo Cultural da Praça da Estação lançando um convite amoroso para as pessoas que circulam na Praça da Estação para que interajam com a exposição Movências: (trans) firgurações.livro.tempo.

 

Registros fotográficos e transmissão em tempo real poderão ser acompanhados no Instagram: @movências.festival_de_verão e no site da exposição: https://www.movencias2021.com


Live Transfluências: mova-se

Data: 07/12, Terça-feira

Horário: 19h

Classificação: livre

Formato on-line

Transmissão pelo www.youtube.com/culturaufmg


Celebrando a exposição Movências, a live promove o encontro entre artistas, suas criações, processos, leituras e significações possíveis.

Convidados: Wilson de Avellar (curador do Movências), Jonata Vieira, Kawany Tamoyos e Rafael Fernandes.