A imagem mostra a instalação Cerbambu Ravena, que é uma obra no formato de um corpo composta de fitas brilhantes numa estrutura, aparentemente de arame, suspensa no teto que esta escuro e é de estrutura de bambu.
Crédito: Paulo Oliveira

Inscrições abertas para artistas participarem da programação do FAN BH 2021

Atualização: Inscrições encerradas

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), abre, de 11 a 22 de outubro, inscrições para artistas, grupos e coletivos interessados em compor a programação da 11ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte - FAN BH. A realização do evento está prevista para dezembro, e, pela primeira vez, será em formato híbrido, reunindo atividades presenciais e virtuais, que seguirão todos os protocolos de prevenção à Covid-19. 

O FAN BH 2021 parte das conexões culturais entre Brasil e África, mais especificamente das influências da cultura bantu na formação da identidade brasileira e suas relações com Minas Gerais. Esta edição destaca o desejo de aproximação - através dos encontros, reflexões, trocas de experiências, de afetos -, a partir de processos criativos colaborativos que se darão durante o festival.

Secretária municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin celebra a realização de mais uma edição do festival, que possui repercussão nacional, destacando sua fundamental importância para o setor. "A realização do FAN BH em 2021 reafirma o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com o setor cultural e artístico, se somando às diversas políticas públicas municipais de cultura promovidas na cidade, adaptadas diante do desafiador contexto da pandemia de Covid-19. Diante do avanço da vacinação e da melhora dos índices da pandemia na cidade, estamos com uma boa expectativa de que o Festival será um marco no sentido de proporcionar à população a possibilidade de fruição de atrações culturais diversas e totalmente gratuitas também no modelo presencial, que seguirão, evidentemente, todos os protocolos de prevenção vigentes na nossa cidade", ressalta a secretária.

Sobre as inscrições

A programação da 11ª edição do FAN BH está aberta para inscrições de artistas, grupos e coletivos das mais diversas áreas artísticas: artes cênicas, artes visuais, artes integradas, audiovisual, cultura popular, cultura urbana, literatura e música.

As inscrições poderão ser realizadas pelas pessoas interessadas em integrar os encontros de criação coletiva, unindo linguagens artísticas, gerações, temas e manifestações culturais, resultando em espetáculos que irão compor a programação. As inscrições também poderão apresentar a indicação direta de algum trabalho do candidato ou candidata, inclusive já contemplando conexões e parcerias criativas.

A inscrição para o FAN BH, em 2021, é destinada a artistas, grupos e coletivos da capital e das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As inscrições serão avaliadas pela curadoria da 11ª edição do Festival e a lista dos pré-selecionados será divulgada no dia 5 de novembro, no Portal da Prefeitura.
 

Sobre o FAN BH

O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte - FAN BH é parte integrante da política pública de cultura do município e é um dos maiores eventos dedicados à arte e à cultura negra na América Latina. Sua primeira edição, em 1995, integrou as celebrações do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares, herói nacional e símbolo da resistência cultural da população negra do Brasil. Na época, o evento movimentou a cidade, que assistiu a ocupação de suas ruas, praças e teatros por artistas oriundos de diversos pontos da África e das diásporas negras.

A partir da segunda edição, em 2003, o FAN BH ganhou caráter permanente, com periodicidade bienal. Da mesma forma, reforçou a sua contribuição enquanto difusor da arte negra no Brasil e a sua fundamental importância para compreensão da origem e a inserção das diversas vertentes das culturas de matrizes africanas. Ao longo de sua trajetória, o Festival tem se consolidado como um importante fórum de encontros entre artistas locais, nacionais e internacionais para compartilhar ideias, procedimentos, perspectivas e técnicas sobre a Arte Negra.

A edição mais recente do FAN BH aconteceu em novembro de 2019 e teve como eixo de reflexão “Território Memória”, articulado às práticas culturais e artísticas negras. A programação da 10ª edição levou 510 artistas a diversos palcos da cidade, sendo 330 de Minas Gerais e 180 de outros 10 estados e países como Alemanha, Gana e Senegal. Foram realizadas 150 atividades, alcançando um público de mais de 25 mil pessoas.