Mulher negra, com cabelos soltos, segura uma camisa branca. Ao seu lado duas senhoras negras. Todas as três mulheres estão sentadas
Com destaque para presença da Ministra Anielle Franco, FAN BH apresenta programação para segundo dia do evento (Foto: Pâmela Bernardo)

Com destaque para presença da Ministra Anielle Franco, FAN - BH apresenta programação para segundo dia do evento

 

Nesta terça-feira (24), o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte - FAN BH 2023 - recebeu a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, para duas agendas dentro da programação do Festival. Às 9 horas, a Ministra realizou uma visita ao Quilombo Souza, no bairro Santa Tereza, região Leste de BH, momento em que também fez atendimento aos veículos de imprensa. Já às 19h30, Anielle participa da Roda de Conversa com representantes do movimento negro de Belo Horizoonte e Minas Gerais "Futuros Desejáveis, Caminhos Possíveis: reflexões sobre cultura preta, tecnologias ancestrais, cidadania e reparação histórica", no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal Américo Renê Gianetti. 

A terça-feira contou também com Residência Artística Coração Tambor, com abertura do dançarino, coreógrafo e escritor, Evandro Passos, e mentoria com o pedagogo, ator e arte educador, Evandro Nunes. A atividade foi realizada na parte da manhã com os selecionados no Chamamento público, no Teatro Marília, no bairro Santa Efigênia. Além disso, entre 17h30 e 19 horas, haverá Roda de Conversa “Encruzilhadas do Tempo” e bate papo com o professor Sidnei Barreto Nogueira e a escritora Cidinha Silva, no teatro Francisco Nunes, dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Às 19 horas, o Teatro Marília recebe a ação formativa: Empreendedores do Ojá Tema: Sua Marca, Seu Preço, com Ana Teles, que é escritora, consultora empresarial e que se intitula como “realizadora de sonhos por meio de planejamento financeiro”. O Ojá é um mercado no idioma Iorubá e será realizado no Parque Municipal, é reconhecido como um espaço de movimentação da Economia Criativa no Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, promovendo a circulação de recursos, a realização de encontros, e a troca de ideias e afetos. O Ojá também tem como objetivo destacar o trabalho de empreendedoras e empreendedores pretos de BH e Região Metropolitana, criando uma rede de novos negócios e oportunidades.

A Estação Central do Metrô de BH e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti também são espaços das exposições fixas Conta (en)canto e Adinkra: Reprodução símbolos IPEAFRO, respectivamente do Ibeji Studio e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros. O Ibeji Studio é formado pelas gêmeas Clarisse Ribeiro e Clarelis Ribeiro, que são trancistas da região Oeste de Belo Horizonte, e elas brincam com a criatividade do trançar e a infinidade artística que possuem. 

O Ipeafro é um Instituto criado pelo ator, poeta, ativista dos direitos civis e professor universitário, Abdias do Nascimento. A exposição Adinkra reúne um conjunto de símbolos que representam ideias expressas em provérbios. O adinkra, dos povos acã da África ocidental (notadamente os asante de Gana), é um entre vários sistemas de escrita africanos, fato que contraria a noção de que o conhecimento africano se resuma apenas à oralidade.

Serviço:

Visita Ministra Anielle Franco no Quilombo Souza

  • Terça-feira, 24 de outubro, de 9h às 11h

Conversa com jornalistas no Quilombo Souza

  • Terça-feira, 24 de outubro - 11h
  • Rua Teixeira Soares, 985, Santa Tereza - Belo Horizonte

Residência Artística Coração Tambor 

  • Exclusiva para pessoas selecionadas no Chamamento público
  • Terça-feira - 24 de outubro - 10h
  • Teatro Marília - Av. Prof. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia - Belo Horizonte

Roda de Conversa - Encruzilhadas do Tempo

  • Terça-feira - 24 de outubro - 17h30
  • Teatro Francisco Nunes - no Parque Municipal Américo Renné Giannetti - Avenida Afonso Pena, 1377, Centro, Belo Horizonte

Ação Formativa: Empreendedores do Ojá Tema: Sua Marca, Seu Preço

  • Terça-feira - 24 de outubro - 19h
  • Teatro Marília - Av. Prof. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia - Belo Horizonte

Roda de Conversa com Ministra Anielle Franco: "Futuros Desejáveis, Caminhos Possíveis: reflexões sobre cultura preta, tecnologias ancestrais, cidadania e reparação histórica"

  • Terça-feira - 24 de outubro - 19h30
  • Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti - Avenida Afonso Pena, 1377, Centro, Belo Horizonte