O que Fazer / Arte e Cultura /  Conjunto Arquitetônico red

Conjunto Arquitetônico da Lagoinha

Descrição

Nos primeiros anos de Belo Horizonte, o bairro Lagoinha foi o principal local escolhido pelos imigrantes para viverem e, ainda hoje, guarda um dos mais significativos conjuntos de casarios representativos dos primeiros anos de ocupação da cidade. O lazer, os ofícios tradicionais, a sociabilidade, o encontro, a música e os botecos são algumas características que a região carrega, fortalecidos ao longo de sua história, colaborando para a sua total integração no cotidiano da cidade.

Por muito tempo estereotipada em razão de características como a forte presença da boemia e da prostituição, a Lagoinha ganhou também um novo olhar com o passar dos anos, se tornando referência como o berço do samba na cidade e como um território que abriga, simultaneamente, a forte presença de manifestações religiosas de matrizes africanas e neopentecostais.

Em seu entorno, se concentram bairros como Bonfim e Carlos Prates, que possuem diversos acervos de grande relevância para a história arquitetônica da cidade, como é o caso do mais antigo e tradicional cemitério da capital (no Bonfim), que contém mausoléus e lápides esculpidos por marmoristas ligados a vários movimentos artísticos.


 

Localização
Conjunto Arquitetônico da Lagoinha, Lagoinha, Belo Horizonte
Centro-Sul
Informações
Agendamento Obrigatório
Não
Entrada
Gratuito
Possui Estacionamento
Sim
Bar/Restaurante/Café
Sim