O que Fazer / Arte e Cultura /  Museus la la-institution red

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

Descrição

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB-UFMG) está instalado em uma área com vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica, que reúne, além das nativas, espécies exóticas. O museu dispõe de um acervo formado por aproximadamente 150.000 itens entre peças e espécimes científicos preservados e vivos (coleção científica de plantas e reserva vegetal) e contextualizados nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia e Arte Popular. Parte desse acervo encontra-se exposta e pode ser visitada. Integrando o acervo o museu também resguarda livros e periódicos, nacionais e estrangeiros, que se encontram na biblioteca do MHNJB-UFMG, assim como um expressivo conjunto de fotos e de documentos do museu, incluindo aqueles relativos ao Presépio do Pipiripau. O museu dispõe ainda de um auditório, de um viveiro de mudas, uma lagoa, um anfiteatro ecológico e um jardim sensorial.

Na sua grande área verde, o museu ainda proporciona ao público diversas atividades, como visitas temáticas e oficinas.

Importante conferir no site e redes sociais das atrações os protocolos sanitários adotados como medidas de segurança para o público.

Espaços abertos à visitação: Presépio do Pipiripau; Exposição de Arqueologia; Jardim de Plantas Medicinais; Jardim Sensorial; trilhas na mata.

Sessões do Presépio do Pipiripau estão ocorrendo às 10h, 11h, 12h, 14h e 15h. *

* Lotação máxima de 30 pessoas.

Entrada no museu permitida até as 15h.

Localização
Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Santa Inês
Leste
Funcionamento
segunda-feira Fechado
terça-feira Fechado
quarta-feira 10:00-16:00
quinta-feira 10:00-16:00
sexta-feira 10:00-16:00
sábado 10:00-16:00
domingo Fechado
Entrada
Gratuito
Acessibilidade
Elevador
Banheiro
Possui Estacionamento
Sim
Bar/Restaurante/Café
Não
Visita Guiada
Sim
Atividades Pedagógicas
Sim
Trilhas, visitas mediadas e oficinas.