Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
Divulgação/Ascon Ipsemg

Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de MG

Localizado no alto da Serra da Piedade, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade é um importante destino da peregrinação de fiéis mineiros, principalmente durante a quaresma e o Jubileu (entre agosto e setembro) e em especial, no dia 05 de agosto, dedicado à padroeira de Minas. Tombado pelo IPHAN em 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário Nossa Senhora da Piedade abriga vários espaços que se completam para compor a beleza e a religiosidade do local. 

A principal das construções, a Basílica da Piedade - Ermida da Padroeira de Minas é datada do século XVIII, e abriga a ilustre imagem de Nossa Senhora da Piedade, atribuída à Aleijadinho. No século seguinte à sua construção, a capela foi ampliada e comportam hoje, em seus corredores laterais, a Capela do Sagrado Coração de Jesus e a Capela do Santíssimo Sacramento, onde situam-se painéis azulejares em pinturas figurativas, concebidos pelos artistas Maria Helena Andrés e Gianfranco Cavedoni Cerri. Apesar da estrutura agregada, a Basílica da Piedade passou a ser considerada a menor basílica do mundo, logo após a concessão do título pelo Papa Francisco, em 2017.

Por outro aspecto, a Basílica Estadual das Romarias contrasta com a Basílica da Piedade devido a sua arquitetura de estilo moderno, caracterizada pela estrutura em concreto puro aparente moldado, articulado com outros materiais. Não obstante, o local possui uma rica simbologia, expressa pelos murais de cerâmica fosca, do artista plástico Cláudio Pastro, que revestem as paredes com temas bíblicos. A basílica também conta com um espaço para exposições.   

Ainda no complexo, é possível caminhar pelo Caminho das Dores de Maria, um jardim de espiritualidade que reúne mosaicos que retratam os sete momentos da vida de Maria, narrados na bíblia. O Santuário também oferece duas opções de Via Sacra para quem deseja vivencias os passos da Paixão de Cristo, além do Calvário, a Cripta de São José, Observatório Frei Rosário, mantido pela UFMG e uma biblioteca, além de restaurante, cafeteria e lanchonete.

Para quem desejar, também é possível se hospedar na Casa dos Peregrinos Dom Silvério, com agendamento prévio pelos telefones (31) 3651-6325/6335 ou pelo sensp-casadosperegrinos@arquidiocesebh.org.br.

 

Distância de Belo Horizonte: 48 km

Informações Turísticas: (31) 3652-3600

Saiba mais: https://santuarionossasenhoradapiedade.arquidiocesebh.org.br/