Luneta Mirante das Mangabeiras
Foto: Amira Hissa / Acervo PBH

Para quem gosta de ver os belos horizontes

Em muitas capitais, no Brasil e no mundo, as melhores vistas da cidade podem ser observadas a partir do topo de prédios e arranha-céus. Belo Horizonte tem edifícios que oferecem pontos de vista únicos e para além disso, é muito privilegiada: a cidade está repleta de mirantes naturais, instalados em parques e serras localizados em seu seus arredores. 

Além de estruturas seguras e confortáveis integradas a áreas de preservação, é possível curtir novos belos horizontes, a exemplo da balaustrada da Rua Sapucaí. Escolha seu mirante e surpreenda-se com as belezas e paisagens da cidade!
 

Mirante do Mangabeiras

Gosta de contemplar uma paisagem que parece não ter fim? Experimente tirar os olhos da telinha do celular e procurar pontos turísticos da cidade em um “mapa” real! O Mirante do Mangabeiras é um convite para ficar horas admirando a vista de um dos pontos mais altos da capital, a mais de mil metros de altitude. Com decks de madeira instalados para ampliar a experiência, o local fica bem próximo ao Parque das Mangabeiras e à residência oficial do governador de Minas Gerais.

Para ampliar a experiência, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, instalou três lunetas para observação terrestre. As lentes possuem foco pré-ajustado, o que facilita a observação por pessoas de todas as idades. 

Endereço: R. Pedro José Pardo, 1000 - Mangabeiras
Telefone: Central de Segurança 3277-8275 / Diretoria do Parque das Mangabeiras 3277-5240
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h podendo, excepcionalmente, sofrer alterações a critério da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).
Acesso gratuito.

Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur
Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur 

 

Mirante do Parque da Serra do Curral

Tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Serra do Curral é o marco geográfico mais representativo da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Parque possui 10 mirantes distribuídos por quatro mil metros de extensão, de onde o visitante pode identificar pontos turísticos da cidade, como a Lagoa da Pampulha, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Avenida Afonso Pena, o Estádio Mineirão, o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG, a Serra da Piedade, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, tudo no pico de uma bela vista! No momento, em função de estudos científicos sobre flora ameaçada de extinção, somente está disponível aos visitantes a caminhada livre (sem guias) até o mirante 3. 


Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, 1951 – Mangabeiras
Telefone: (31) 3277-8120
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h (entrada até as 16h)
Acesso gratuito
Informações sobre visitas guiadas: (31) 3246-0600

Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur
Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur 

 

Praça do Papa

O nome Praça do Papa consagrou-se após a visita à cidade feita pelo Pontífice João Paulo II, em 1980, quando afirmou: “Vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhar a cidade à frente e dizer belo horizonte. Mas, sobretudo, quando se olhar para vocês, se deve dizer: Que Belo Horizonte!”. O evento foi tão inesquecível que o local foi reurbanizado e recebeu a escultura Monumento à Paz, do artista plástico Ricardo Carvão. Além de render uma bela vista da cidade, a visita à Praça do Papa oferece atrações para crianças e para quem deseja conhecer a melhor pipoca de carrinho de Belo Horizonte, além de é claro, ótimas fotos! 

Endereço: Av. Agulhas Negras, s/n - Mangabeiras
Acesso gratuito

Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur
Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur 

Parque Professor Amílcar Vianna Martins

Apesar de funcionar como parque há apenas 12 anos, a área sempre recebeu fluxo de visitantes interessados na vista privilegiada. O espaço abriga um prédio que mantém o primeiro reservatório de água da cidade, conhecido como Reservatório da Serra. O prédio, tombado pelo Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, foi construído em 1897, ano em que Belo Horizonte foi inaugurada. Para a contemplação dos contornos da cidade, o visitante conta com um deck de 210 metros quadrados. Os brinquedos ao ar livre, a diversidade da vegetação — a exemplo das araucárias e árvores frutíferas — e a prática de esportes completam a experiência.

Endereço: Rua Cobre, 114 - Cruzeiro 
Telefone: (31) 3277-4161
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.
Acesso gratuito

Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur
Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur 


Mirante Rua Sapucaí

Que tal conhecer um mirante diferente? A mureta da Rua Sapucaí desenvolveu-se como ponto turístico de Belo Horizonte devido a uma combinação de fatores: intervenções artísticas e culturais, estabelecimento de restaurantes e bares especializados em servir a combinação boa comida+bons drinks+boa música e a redescoberta de um ângulo único para se admirar o centro de Belo Horizonte. Em dezembro de 2018, a via recebeu duas lunetas, que permitem um “zoom” na arquitetura e no skyline em constante transformação.


Endereço: Rua Sapucaí - Bairro Floresta
Funcionamento: 24h
Acesso gratuito

Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur
Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur 


 

Lunetas na Pampulha

Para encerrar esta lista com chave de ouro, se encante com o belo horizonte da pampulha nas mais diversas lunetas de observação distribuídas pela extensão da orla. São 5 lunetas localizadas em pontos estratégicos da orla da lagoa com as melhores paisagens e visuais de tirar o fôlego! Não deixe de visitar:

Luneta Mirante São Luiz, que tem uma vista privilegiada da igrejinha
Luneta Mirante Santa Rosa, fica ao lado da Casa do Baile 
Luneta Mirante Bandeirantes, com vista privilegiada do monumento Eterna Modernidade
Luneta Vertedouro, com uma bela vista para a orla da lagoa
Acesso gratuito

Acervo belotur
Divulgação/Acervo Belotur

Com esses pontos imperdíveis, você está pronto para descobrir os belos horizontes da cidade!