Bonecos do Teatro Navegante de Marionetes, de Ouro Preto
Uriel Silva / Divulgação

Circuito Municipal de Cultura apresenta programação para crianças

Brincar, ato pelo qual as crianças descobrem, se comunicam e se inserem no mundo, é o foco da programação da Semana da Criança no Circuito Municipal de Cultura. As atrações serão oferecidas em formato híbrido, com opções presenciais e virtuais, entre os dias 9 e 17 de outubro. Todas as atividades são gratuitas, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 determinados pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Abrindo a programação de espetáculos, no dia 9, sábado, às 11h, Catin Nardi e o Teatro Navegante de Marionetes (Ouro Preto) apresentam “Pocket Show Kids”. O espetáculo, versão infantil do espetáculo solo do marionetista Catin Nardi, será disponibilizado on-line nas redes do Circuito e no YouTube da Fundação Municipal de Cultura.  “Pocket Show Kids” apresenta uma sequência de números, performances e esquetes nos quais os marionetes navegam num tempo poético e divertido entre o universo das coreografias e das performances. A obra já participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais na América e Europa. 

Márcio Gato e Banda (BH) mostram o espetáculo “Girafulô” no sábado e no domingo, dias 9 e 10, às 16h,  de forma presencial, no Teatro Marília. O espetáculo cênico-musical traz os jogos e brincadeiras tradicionais da cultura da criança nas narrativas musicais e busca proporcionar ao público brincar e se divertir aprendendo ações importantes relacionadas aos cuidados com plantas, animais e principalmente as relações entre as pessoas. 

A arte dos palhaços dá o tom de “Circo de Família”, espetáculo da Cia. Circunstância (BH) que será apresentado no dia 10, às 10h, pelo YouTube da Fundação Municipal de Cultura e pelo site do Circuito. O espetáculo teve a sua estreia em março de 2020 e foi criado para ser apresentado na rua. Porém, com a pandemia, foi realizada a adaptação para o ambiente virtual, criando um roteiro híbrido com cenas executadas ao vivo e cenas gravadas. 

No Dia das Crianças, dia 12, às 11h, a Carroça de Mamulengos (Juazeiro do Norte/CE) mostra, de maneira on-line, a montagem “Histórias de Teatro e Circo”. Trata-se de uma obra que nasceu junto com a própria companhia e que, desde então, vem formando todos os integrantes, que já alcançam a terceira geração de fazedores de arte viva. 

A programação artística se estende até o fim de semana seguinte, quando entram em cartaz duas atrações. Nos dias 16 e 17, sábado e domingo, “Na Conchinha de Cascudo” será apresentado no Teatro Raul Belém Machado, às 16h. Inspirado no universo do folclorista, historiador e escritor Luís da Câmara Cascudo, o espetáculo explora o potencial lúdico da cultura brasileira. No espetáculo, a contadora de histórias, cantora e compositora JHÊ (BH) narra, com estilo dinâmico e instigante, contos de encantamento, de animais e de fadas recolhidos pelo folclorista. A trilha, composta especialmente para o espetáculo, traz canções e temas instrumentais executados ao vivo pelo violonista e compositor Thiago Amud (RJ). 

O Grupo Pé de Sonho (BH), liderado pelos músicos, compositores e educadores Weber Lopes e Geovanne Sassá, apresenta no dia 17 um show on-line com repertório para crianças, às 11h. A apresentação poderá ser acompanhada pelo YouTube da Fundação e pelo site do Circuito e integra a programação da 6ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, que terá, em 2021, edição on-line realizada nos dias 16 e 17 de outubro, com transmissão pelo site www.viradacultural.pbh.gov.br. 

Reencontro com a brincadeira  

Fundamental como estratégia de desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do pertencimento na infância, o brincar foi diretamente afetado no contexto da pandemia de Covid-19. E é justamente esse espírito de encontro e de brincadeira de rua entre amigos, que tanto fez falta nos últimos tempos,  a inspiração para a série de vídeos “No Meu Bairro se Brinca de…”. Realizada pela produtora Ponta de Anzol (BH), as pílulas audiovisuais buscam resgatar as brincadeiras tradicionais, como pique esconde e pega-pega, criando uma espécie de mapeamento do que se brinca em cada bairro da nossa cidade. O material será veiculado virtualmente nas redes do Circuito durante a programação da Semana. 

O Circuito estende sua programação até quatro ocupações da Região Metropolitana da cidade, com a realização do “Encontro para Brincar”, com o brincante Roquinho, da Carretel Cultural. A ocupação Dandara recebe a ação no dia 12, ocupação Esperança no dia 16, e Vitória no dia 17, às 9h. A ocupação Eliana Silva vai ser espaço para a oficina “Da Brincadeira à Arte”, no dia 17, das 15h às 17h. A oficina pretende mostrar aos participantes como a criação cênica está relacionada ao despojamento lúdico e à espontaneidade das brincadeiras. 

O bairro Taquaril recebe no dia 12, das 13h às 17h, na praça Che Guevara, o “Grupo Bolhaterapia”, do Cordão Brincante (BH). O evento presencial irá contemplar em sua programação oficinas de confecção de brinquedos de bolhas de sabão.  

Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real destaca a importância do reencontro com as brincadeiras por meio das atrações. “Toda a programação da Semana das Crianças do Circuito, com destaque para o atendimento às ocupações urbanas, fortalece a diretriz principal do projeto, de levar programação 'pra todo lado, pra todo mundo'. Uma oportunidade de oferecer, através da ludicidade do brincar, um momento que contribua na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, cognitivas e emocionais das crianças”, conclui. 

Toda a programação pode ser acessada neste link


Circuito nas redes 

YouTube da Fundação Municipal de Cultura: youtube.com/canalfmc
Instagram do Circuito Municipal de Cultura: instagram.com/circuitomunicipaldecultura
Facebook do Circuito Municipal de Cultura: facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh
Site do Circuito Municipal de Cultura: www.circuitomunicipaldecultura.com.br