Brisa Marques faz a narração dos episódios da série "TV Itacolomi: A Emissora de Minas"
Gaby Eleutério

Circuito Municipal de Cultura apresenta programação virtual que integra a 15ª Primavera dos Museus

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, está presente mais uma vez na Primavera dos Museus e conta, em 2021, com uma série de atividades que integram a programação da 15ª edição do evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus. Este ano, um destaque são as atrações apresentadas pelo Circuito Municipal de Cultura, juntamente com o Museu da Moda (MUMO), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). Entre os dias 20 e 24 de setembro, o projeto apresenta diversas atividades virtuais, incluindo podcasts, oficinas e encontro formativo. 

Abrindo a programação, na segunda-feira, dia 20, o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) lança o primeiro dos sete episódios da série de podcasts "TV Itacolomi: A emissora de Minas", que busca, através do depoimento de ex-funcionários, relembrar os momentos mais importantes da história desta emissora repleta de talentos, que representou um marco nas telecomunicações do Brasil. 

O podcast é baseado na exposição “TV Itacolomi: A pioneira de Minas” em cartaz atualmente no museu e, a cada semana, um novo episódio será lançado. Os podcasts têm roteiro de Fernando Tibúrcio (MG), narração de Brisa Marques (MG) e edição, mixagem de som e trilha com Kiko Klaus (PE) e Estúdio Camarada MixMaster. 

No primeiro episódio, intitulado “O Início da TV em Belo Horizonte - Pioneirismo e Tecnologia”, aborda-se a fundação da emissora, em 1955, pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand. Esse episódio conta com depoimentos de nomes como Fernando Sasso, narrador esportivo e apresentador na TV, Carlos Fabiano Braga, que, além de ator, exerceu várias funções na emissora, e Clóvis Prates, que foi ator, fotógrafo, operador de câmera e diretor. 

Nos outros episódios, são abordados assuntos como o teleteatro, o jornalismo, a cobertura do primeiro pouso do homem na lua, programas infantis e de auditório, os comerciais e o fim da emissora que marcou uma época. Todos os episódios ficarão disponíveis no YouTube da Fundação Municipal de Cultura (youtube.com/canalFMC) e integrarão o acervo no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte. 

Nos dias 23 e 24 de setembro, acontece uma oficina e um bate-papo realizadas em parceria com o Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO), dentro a “Slow Week – Semana de Moda, Ética e Sustentabilidade''. O objetivo das ações é impulsionar propostas sustentáveis, dentro da perspectiva do consumo consciente. No dia 23, será realizada uma conversa sobre o tema “Inovação e Design em Materiais Sustentáveis”, entre o designer Rodrigo Cezário (BH) e o estilista Walter Rodrigues (SP) e, no dia 24, acontece a oficina “Como vestir-se mais sustentável”, com o professor Aldo Clécius (BH).  As duas atividades serão exibidas pelo YouTube da Fundação Municipal de Cultura e pelo site do Circuito. 

 A programação inclui ainda o encontro formativo para Arte Educadores com temática afro-indígena. “A Presença Afro-Indígena em Belo Horizonte", com a pedagoga Madu Costa (BH) e a cientista social Maria Florguerreira (BH), será realizado em parceria com o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). O evento terá dois encontros virtuais, nos dias 21 e 22, das 19h às 21h30, e acontecerá na plataforma Zoom, sendo necessária inscrição prévia por meio do formulário neste link.