O músico e compositor Warley Silva se apresenta no dia 7 de novembro
Alexandre Rezende/Divulgação

Circuito Municipal de Cultura promove apresentações artísticas em novembro

Em sequência às atividades presenciais – que ocorrem seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte –, o Circuito Municipal de Cultura promove apresentações artísticas ao longo do mês de novembro pelos projetos Música de Domingo, Quinta no Raul e Terça da Dança.

A programação do Música de Domingo terá duas atrações: no dia 7, às 17h, o músico, compositor e instrumentista Warley Henrique (BH) apresenta o show “Brasilidades”, com participação do carioca Marcos Suzano, no Teatro Sesiminas. No dia 21, será a vez de Pajé e a Tribo - William Alves Septeto (BH) apresentar em seu show composições que flertam com a cultura afro-brasileira, no Teatro da Cidade.

O show instrumental “Brasilidades” tem formato duo com cavaco e pandeiro e traz repertório com releituras de clássicos do choro, com seu cavaquinho de cinco cordas. Na apresentação, Warley terá a participação especial do percussionista carioca Marcos Suzano, que vem atuando em gravações, shows e aulas há 30 anos. Uma das principais referências no instrumento, trabalhou com vários artistas de renome, nacionais e internacionais. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla.

No dia 21, o músico William Alves Septeto (BH) reúne ritmos do Congado, como Moçambique (Serra-abaixo e Serra-acima), e do Candomblé (Ijexá, Vassi, Congo e Barra-vento), com arranjos para a formação de trompete, flauta ou saxofone tenor, guitarra, baixo e percussão. A atração integra as atividades especiais da Semana da Consciência Negra. O show será em formato presencial, às 17h, no Teatro da Cidade. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla.

 

Quinta no Raul

Novembro marca a estreia do projeto Quinta no Raul em 2021. A programação é realizada pelo Circuito Municipal de Cultura, às quintas-feiras, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/ Teatro Raul Belém Machado. A estreia do projeto em 2021 acontece no dia 11, às 20h, com show de samba de Alabá Silva (BH), que convida Adriana Araújo (BH). Os ingressos são gratuitos, com retirada pelo site DiskIngressos.

No dia 25, também às 20h, acontece a apresentação do show "Intimidade", da cantora Carla Sceno (BH), dentro da Quinta no Raul e como atração especial da  programação da Semana da Consciência Negra. Os ingressos são gratuitos, com retirada pelo site DiskIngressos. O projeto “Carla Sceno – Intimidade” traz para o público o show solo da cantora, compositora e multi-instrumentista, interpretando suas canções autorais acompanhada de seu violão e piano.

 

Terça da Dança

No dia 16, o Circuito Municipal de Cultura apresenta o Especial Danças Urbanas na programação do Terça da Dança, que terá a apresentação do ganhador(a) da batalha de dança, seguida de debate com as artistas dedicados à linguagem Guidá (MG), Scheylla Bacellar (BH), Jéssica de Paula (BH) e Vic Alves (BH). Juntas, elas discutem sobre a cena  em Belo Horizonte. A atração acontece em formato presencial, às 19h, no Teatro Marília. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma Diskingressos.

Ainda pela programação do Terça da Dança, mas dessa vez em formato virtual, acontece no dia 30, às 19h, a performance "La Pipa", de Dadyer Aguilera (BH). Após a apresentação, haverá bate-papo com a mediação do coreógrafo e bailarino Tuca Pinheiro.

O espetáculo se revela a partir da curiosidade em desvendar os mistérios dos sonhos e os desejos inconscientes que eles contêm. A narrativa se mescla, todo o tempo, com as atividades do cotidiano do intérprete, levando o espectador a uma sensação de estranheza e confusão sobre o que é real e o que faz parte do imaginário.

 

Sobre o Terça da Dança

O projeto Terça da Dança tem como proposta oferecer uma programação contínua, com artistas independentes e grupos profissionais da dança, contemplando apresentações de espetáculos, intervenções e instalações artísticas, e ações formativas e reflexivas. A programação é quinzenal e acontece sempre às terças-feiras, às 19h. As atividades são gratuitas.

 

Sobre o Quinta no Raul

Desde a inauguração do Teatro Raul Belém Machado, as quintas-feiras foram ocupadas preferencialmente por artistas que residem no entorno da unidade. Inicialmente, o projeto era intitulado como Rock no Raul, uma vez que era ocupado exclusivamente pelos coletivos de bandas de rock autorais dos bairros do entorno. À medida em que a unidade tornou-se conhecida, surgiu a necessidade de ampliação de atendimento para outros ritmos e outras áreas, tais como dança, artes cênicas, entre outras. A programação do Quinta no Raul é quinzenal e gratuita.

 

Sobre o Música de Domingo

Nascido na década de 1950, o Música de Domingo foi retomado em 2019 e, com a pandemia da Covid-19, teve suas atividades interrompidas. O projeto retorna com uma programação musical quinzenal, sempre nas tardes de domingo, em formato presencial, apresentando as mais variadas facetas da música instrumental. Nesta edição, através do Circuito Municipal de Cultura, o evento será itinerante, realizando um tour por alguns teatros da cidade.