Heberte Almeida
Foto: Divulgação

Confira a programação do Circuito Municipal de Cultura - 22/11 a 1/12

 

22/11 – Domingo – 17h

Heberte Almeida – Show “Negro Amor” (Música)

Lançado em janeiro deste ano, o álbum “Negro Amor” marca a estreia de Heberte Almeida em carreira solo, coroando duas décadas de caminhada no cenário musical de Belo Horizonte junto a bandas e cantautores como Diplomattas, Pelos, Projeto Manobra, Nobat e Persiano. O álbum passeia por diversos gêneros musicais filiados a musicalidades afro-diaspóricas, como samba-soul, afoxé, axé, rap e R&B. No show, o cantor, compositor e instrumentista mineiro apresenta uma performance intimista que traz cada canção em seu arranjo original, realçando sutilezas e temáticas. Novas criações e músicas de outros projetos autorais do artista completam o repertório.          

Exibição: YouTube / Facebook 

Classificação: Livre

 


23/11 –Segunda-feira – 20h

Territórios Culturais – “Técnicas de Artes Visuais, com Edi Black e 0wiZard”  (Artes Visuais / Grafitti)

Moradores da Granja de Freitas, na Região Leste de BH, os irmãos Edi Black e Edinaldo Silva, conhecido como OwiZard, conheceram o graffiti em 2008, quando participaram de uma oficina do Programa “Fica Vivo” na comunidade. Daí em diante, começaram a pintar em locais públicos e participaram de vários eventos. Em 2015, passaram a integrar o coletivo de artistas urbanos “Rupestre Crew” e, atualmente, trabalham na Escola Integrada e são estudantes de Artes Plásticas na Guignard (UEMG). No projeto “Territórios Culturais”, a dupla apresenta sua trajetória e ensina técnicas simplificadas para o desenvolvimento de uma identidade visual pessoal no graffiti. A oficina abordará temas como elaboração de assinaturas (tags), técnicas de dimensão, distorção e estilo (Bomb e Wild Style) e, principalmente, criação de letras e personagens.

Exibição: YouTube

Classificação: Livre



24/11 – Terça-feira – 18h

Territórios Culturais – “Link de Mestre: Movimento Black Soul – Mestre Tito e Lord Tuca” (Cultura Popular)

O 11º episódio da série “Link de Mestre”, do Projeto Territórios Culturais, conta a história de dois representantes de um importante pilar da cultura popular contemporânea de Belo Horizonte: o Movimento Black Soul. São eles José Antônio Tito, o Mestre Tito, morador da Vila Santa Rita, e José Lúcio Amaro, o Lord Tuca, do bairro Novo Riacho. O vídeo mostra como Mestre Tito começou a popularizar o movimento black a partir de 1983, quando montou o grupo Brother Soul, que passou a performar músicas de James Brown, dançando em vários lugares da cidade. Anos depois, já com o advento do Baile da Saudade, Lord Tuca seguiu o exemplo do mestre e desenvolveu a Comunidade do Soul, que busca resgatar a cultura black em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Exibição: YouTube / IGTV / Facebook 

Classificação: Livre



25/11 – Quarta-feira – 20h

Territórios Culturais – “Técnicas de Artes Visuais, com Sodac e  DGS” (Artes Visuais / Grafitti)

Saymom Oliveira de Assis Costa, o Sodac, é morador do bairro Penha e trabalha há seis anos com ilustrações, desenhos e pinturas, em imagem tradicional, parede ou digital. Douglas Ricardo, mais conhecido como Duguetto ou DGS, é natural de Belo Horizonte e morador do bairro Jardim Guanabara. O artista leva às ruas, por meio de seus personagens, o estilo gangsta e as técnicas voltadas para o cartoon. No projeto “Territórios Culturais”, a dupla contará uma breve história do graffiti, relatando sua origem e importância, além de suas possibilidades: estilos e materiais utilizados. A demonstração é seguida de uma atividade prática do graffiti no papel, usando como base os estilos Bomb e Throw-up e demonstração de passagem do desenho para os muros.

Exibição: YouTube

Classificação: Livre



26/11 – Quinta-feira – 20h

Exibição do curta-metragem “Ventilador de Duas Pás”, de Catapreta e Daniel Nunes (Audiovisual) 

“Ventilador de Duas Pás” é o título do curta-metragem experimental do artista, macumbeiro e ativista negro Catapreta, realizado em parceria com o músico Daniel Nunes (Lise, Constantina). Partindo das temáticas “arte e espiritualidade”, os artistas aventuram-se na imaterialidade do tema, vasculhando as possíveis inspirações e elos que os influenciam no ato da criação. O trabalho é um encontro performático virtual composto por diálogos, cantos, tambores, sintetizadores, textos e registros de desenhos produzidos durante chamada de vídeo. O filme mescla mídias diversas como animação, desenhos e paisagens sonoras, no intuito de ampliar as percepções e sentidos tangíveis do fazer artístico. 

Exibição: YouTube

Direção: Catapreta e Daniel Nunes ( MG)

Classificação: Livre



27/11 – Sexta-feira – 20h

Babilak Bah – Performance percussiva “Poemas e Sons” (Música)

Paraibano radicado em Belo Horizonte, Babilak Bah é um dos grandes nomes da percussão brasileira. Mais que isso, é um “criador compulsivo”, como se autodenomina, que transita por diferentes linguagens artísticas há mais de 20 anos. Na performance “Poemas e Sons”, Babilak sobressaem adaptações de músicas de seus trabalhos “Enxadário: Orquestra de Enxadas” (2006), “Biografia de Homens Inquietos” (2011) e “Afroprogressivo” (2015), que inclui poemas de seu primeiro livro, lançado nos anos 80. No período de isolamento social, o artista nos revela suas provocações e os cruzamentos que compõem seu horizonte estético.

Exibição: YouTube/Facebook

Classificação: Livre



28/11 - Sábado - 20h

Douglas Din canta “Hakili”  (Música)

Um dos mais importantes nomes do rap de Belo Horizonte, Douglas Din ficou conhecido por suas atuações certeiras no Duelo de MCs, onde venceu diversas batalhas e foi o único rimador a ganhar duas edições nacionais. Mas já faz tempo que seu trabalho não se limita ao rap – como mostrou, em 2013, no “Bala da Palavra”, espetáculo musical dirigido por Sérgio Pererê, e em seu primeiro disco solo, “Causa mor”, lançado em 2014. Outra prova disso é “Hakili”, show autoral em que Din canta memórias em blues. Na apresentação, que tem participação do violonista Henrique Vieira, Din se vale da referência rítmica malê/estadunidense para criar uma narrativa musical bem brasileira.

Exibição: YouTube / Facebook 

Classificação: 12 anos

 

30/11 – Segunda-feira – 18h

Territórios Culturais “Link de Mestre:Quadrilha Fogo na Perna – Carlos Henrique e Felippi Souza”  (Cultura Popular)

O 12º episódio da série “Link de Mestre”, do projeto Territórios Culturais, conta a história de Felippi Henrique de Paula Souza e Carlos Henrique dos Santos, moradores do bairro Jardim Felicidade. A dupla faz parte da história ativa da Quadrilha Fogo na Perna, uma das mais importantes dos festejos juninos de Belo Horizonte. Enquanto Carlos Henrique é o fundador do grupo, Felippi dança na quadrilha há mais de dez anos e agora também atua como coreógrafo do grupo.

Exibição: YouTube / IGTV / Facebook

Classificação: Livre

 

01/12 – Terça-feira – 19h

“Quarentena - Janelas” – Vídeodança  com Cia Ananda (Dança / Vídeo)

Em tempos de guerra, individualismo, egoísmo, arrogância, ignorância e violência, “Quarentena – Janelas” propõe novos formatos de criação que nos levam a aprender com o grito da natureza. O trabalho propõe, por meio da hibridez entre dança e audiovisual, um compartilhamento de amor, amizade, justiça, igualdade, equanimidade e criatividade. A Cia Ananda é uma companhia franco-brasileira fundada no Brasil em 2017 pela artista Anamaria Fernandes.

Exibição: YouTube / Facebook

Classificação: Livre