Imagem tem em primeiro plano uma guitarra, a logomarca do Circuito e outras informações adicionais
Divulgação

Conheça o regulamento do Circuito do Rock

O Circuito do Rock, competição que reúne três bandas da região metropolitana de Belo Horizonte, acontece entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em formato on-line, no site do Circuito e no site da Fundação Municipal de Cultura. Conheça o regulamento:

 

REGULAMENTO

Circuito do Rock

Capítulo 1 - Sobre a proposta

O Circuito do Rock é uma ação do Circuito Municipal de Cultura em parceria com as ações dos Centros Culturais em Rede. Com o objetivo de dar visibilidade e conectar iniciativas voltadas ao rock realizadas pelos Centros Culturais, a ação apresentará, ao todo, três bandas representativas dos festivais: "Rock da Regina", do Centro Cultural Lindéia Regina, no Barreiro; "Independência e Rock", do Centro Cultural Venda Nova; e "Rock da Pampulha", do Centro Cultural Pampulha. O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural - CIRC.

 As bandas Tio Capone (Venda Nova), Plan B (Ibirité/representando o Barreiro) e Saulo Wolf and the gang (Pampulha) foram selecionadas pela curadoria do projeto, a partir de cadastramento realizado em 2021, para representarem seus territórios e a diversidade de artistas que fazem parte das dezenas de bandas de rock de BH que, assim como elas, buscam oportunidades para se profissionalizarem cada vez mais.

Focando a profissionalização desses artistas, cada uma das bandas vai gravar, em estúdio, uma música autoral para concorrer, pelo Youtube, ao voto popular do público do Circuito. A banda que conseguir mais curtidas, ganha roteiro, produção, edição e finalização de um videoclipe profissional. O segundo e o terceiro lugar ganham uma premiação em dinheiro.

 

Capítulo 2 - Dos objetivos e premiações

2.1 -  O Circuito do Rock é uma proposta de valorização e fomento de bandas de rock da RMBH, em diálogo com os Centros Culturais e seus representantes. Estão entre os seus objetivos:

          I- Selecionar, por meio da comissão curatorial do Circuito Municipal de Cultura, 03 (três) bandas representativas dos Centros Culturais Lindéia Regina, Centro Cultural Pampulha e Centro Cultural Venda Nova, partindo das inscrições feitas no chamamento público do Circuito Municipal de Cultura promovido em 2021;

         II- Realizar a gravação de uma música autoral de cada banda, feita em estúdio profissional, com os custos de estrutura, técnicos e testes de covid-19 sob responsabilidade do Circuito Municipal de Cultura. O registro ocorrerá dia 12 de Fevereiro, na Galeria Resistor, com a equipe audiovisual da Babilonya Filmes;

         III - Realizar a edição do material em vídeo e áudio para veiculação on-line na  competição  que acontecerá  pelo canal do Youtube da Fundação Municipal de Cultura;

         VI- Ao final da votação, fornecer uma premiação para primeiro, segundo e terceiro lugar, conforme capítulo 4 deste regulamento.

2.2- Os produtos audiovisuais de cada banda serão a elas disponibilizados, após a finalização do projeto Circuito do Rock;

2.3 As bandas deverão assinar os documentos de responsabilidade, ciência do regulamento e liberação de uso de imagem e voz.

 Capítulo 3 - Votação e regras

3.1 - Os vídeos de cada banda serão postados no canal do Youtube da Fundação Municipal de Cultura, no dia 18/02/2022, às 10h, tendo votação pública aberta até 20/02/2022 às 20h. Após o horário de término da votação, as telas serão printadas e os vídeos retirados do ar para não haver distorção no número de votos;

I - Os votos acontecem por likes nos vídeos, não por visualizações;

II- Os votos devem ser mobilizados de forma orgânica. É também permitido para mobilização dos votos o impulsionamento de publicação, desde que feito pelas próprias bandas participantes, em suas redes, e com recursos próprios; e repasse em grupos de whatsapp;

III - É vedado o oferecimento de premiação pública, ou repasse de quaisquer valores para arrecadamentos de votos no vídeo ou, ainda, qualquer forma mecânica e diferente do que for listado no item anterior. Caso haja uma verificação de que houve votos de forma distinta à permitida, a banda participante poderá ser desclassificada.

Capítulo 4 – Da premiação

 4.1 – Fica estabelecida a seguinte premiação para as bandas:

  I – 1º lugar – Gravação de um videoclipe profissional da música vencedora com criação de roteiro e direção por empresa produtora reconhecida nacionalmente no mercado audiovisual, conforme capítulo 5 deste regulamento.

II – 2º lugar – Prêmio no valor total bruto de R$3.500,00.

III – 3º lugar – Prêmio no valor total bruto de R$2.000,00.

 

4.2 – O valor da premiação destinado ao segundo e terceiro lugar é bruto, assim, serão descontados do valor total os impostos de acordo com a legislação vigente, cabendo aos premiados receberem o valor líquido, com impostos descontados.

  

Capítulo 5 – Da gravação do videoclipe

5.1 – A empresa produtora irá desenvolver o roteiro da música vencedora conjuntamente com a banda.

5.2 – A locação para gravação do videoclipe, indicada durante a criação do roteiro, dependerá de condições estabelecidas e discutidas com a produção do Circuito Municipal de Cultura. Datas da gravação e postagem serão combinadas previamente com a banda vencedora.

5.3 – O Circuito Municipal de Cultura se responsabiliza pela contratação de toda a equipe necessária para o desenvolvimento do videoclipe, como direção de arte, maquinário e equipamentos necessários, equipe de vídeo e testes de covid-19.

5.4 – O videoclipe será postado no Youtube da Fundação Municipal de Cultura, com permanência por tempo indeterminado.

Capítulo 6 – Da disposições finais

6.1 - É de responsabilidade exclusiva do(s) participante(s) a regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais e a observância das disposições contidas neste Regulamento.

6.2 - A constatação do descumprimento das regras estabelecidas neste Regulamento pelos participantes, a qualquer momento, implica na anulação da participação e da premiação, quando for o caso, no dever de ressarcimento do valor do prêmio e na responsabilização do(s) autor(es) por perdas e danos.

6.3 - Os esclarecimentos referentes ao presente Regulamento deverão ser solicitados através do email  info.circbh@gmail.com:

 

6.4 - Os casos omissos relativos a este Regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do Circuito Municipal de Cultura.

  

 

CIRC - Centro de Intercâmbio e Referência Cultural

CNPJ 12.157.714/0001-97

Presidente: Juliana Sevaybricker