coletivo maya
Coletivo Maya - Zaira Magalhães/Divulgação

Dança, clipe e podcast são destaques na segunda quinzena de março

Dança, música, audiovisual e comunicação marcam a programação do Circuito Municipal de Cultura na segunda quinzena de março. No dia 26, vai ao ar o terceiro episódio do podcast “Fazer Cultural”, do Circuito Web Rádio. O podcast traz uma série de programas de rádio sobre a cultura de seis regionais de Belo Horizonte, protagonizados por jovens de cada um desses territórios. Outra atração que partiu de uma ação formativa do Circuito foi o videoclipe da música “Budapeste”, do artista Lucca Páris, resultado da Oficina On-line de Produção de Videoclipes ofertada em Venda Nova, em fevereiro. O clipe será publicado no dia 25, no YouTube da Fundação Municipal de Cultura. A programação traz, ainda, duas edições virtuais do Terça da Dança: o especial “Dança UFMG”, no dia 23; e o Treino Aberto do Coletivo Maya, direcionado às mães, no dia 30. Confira!

23/03 - Terça-feira - 19h
Terça da Dança - "Dança UFMG"

Nesta edição especial do Terça da Dança, serão exibidas produções realizadas por professores e estudantes do Curso de Graduação em Dança da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Todas as criações foram feitas durante o período de pandemia da Covid-19. Entre elas está “Quarentena”, da professora Anamaria Fernandes Viana, que reúne vídeos produzidos a partir de questões como a transformação da reclusão e da solidão. Outra produção é o projeto de extensão “Precisamos chorar nossos mortos”, coordenado pela professora Carla Andrea Silva Lima, que convida à elaboração coletiva do luto na situação traumática de pandemia e da patologia social da atualidade. Há, ainda, a obra “Mamãe, eu quero dançar”, fruto de uma potente parceria entre os cursos de Graduação em Dança e Graduação em Música da UFMG. As imagens para o vídeo foram captadas entre março e julho de 2020.

Veiculação: YouTube
Classificação: Livre

25/03 - Quinta-feira - 18h 
Lançamento do videoclipe da música “Budapeste”, de Lucca Páris 


Nome da nova cena musical de BH, Lucca Páris tem 27 anos e é morador do bairro Cenáculo, na Região de Venda Nova. Começou sua trajetória no rap e migrou para a MPB, buscando explorar novos caminhos estéticos e parcerias. O artista prepara o lançamento de seu primeiro álbum, “LUME”, que traz como single de estreia a faixa “Budapeste”, escolhida para ganhar uma versão em vídeo. O clipe surgiu a partir de outra ação formativa do Circuito Municipal de Cultura, a Oficina On-line de Produção de Videoclipes, ofertada em Venda Nova. A partir da indicação de participantes da oficina, uma curadoria formada por integrantes do Circuito decidiu pelo nome de Lucca Páris. Dirigido por Marcelo Lin e Michel Brasil, o vídeo focaliza o artista em diálogo consigo mesmo, transitando por lugares iguais, mas de formas diferentes. A ideia é mostrar conceitos básicos da linguagem audiovisual, refletir sobre a relação entre música e imagem e incentivar a criação de videoclipes de baixo orçamento. A produção do vídeo foi predominantemente virtual, enquanto a etapa presencial, realizada em março, envolveu uma equipe reduzida, devidamente testada e equipada com EPIs, respeitando os protocolos sanitários em função da pandemia da Covid-19.

Veiculação: YouTube
Classificação: Livre

26/03 - Sexta-feira - 9h  
Circuito Web Rádio - Podcast "Fazer Cultural" Ep. 3 - "Barreiro City Parte 2”

Criado a partir dos grupos de mobilização do projeto Territórios Culturais, em diferentes regiões de BH, o podcast “Fazer Cultural” traz oito programas, produzidos por jovens participantes da ação e coordenados pelos produtores musicais Clebin Quirino e Michel Brasil. Os episódios, que têm entre 20 e 30 minutos, tratam das regionais Pampulha, Leste, Nordeste, Noroeste e Barreiro – cujo programa foi dividido em duas partes, sendo o primeiro, de estreia, publicado no último dia 12. O segundo episódio aborda a atividade cultural da Região da Pampulha; enquanto o terceiro, que estreia no dia 26, é a continuação de “Barreiro City”. A primeira parte do episódio sobre o Barreiro aborda a efervescência cultural da região, ressaltando suas várias iniciativas e manifestações culturais. Já a segunda parte mostra a forte presença do rock na região. O programa traz entrevistas com os ex-proprietários do Santuário, local importante para as bandas e o público de rock na região, além de conversas com integrantes de bandas locais, como Urso e Scanners Controladores de Mentes. O programa também vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa no dia 28 de março, às 18h.

Veiculação: YouTube, site e Rádio UFMG Educativa (104,5FM) 
Classificação: Livre

30/03 - Terça-feira - 19h
Terça da Dança - Coletivo Maya - Treino Aberto: Videoaula para mães

Este projeto do Coletivo Maya busca busca transferir conhecimento sobre a rotina de mulheres mães na dança, incluindo as principais vertentes de estilos praticadas por participantes do grupo. O treino era tradicionalmente realizado no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Zona Cultural Praça da Estação, e oferecia às mães um espaço de recreação para suas crianças, proporcionando mensalmente uma experiência de atividade artística com seus filhos e filhas. Desde o início da pandemia da Covid-19, as atividades passaram a ser realizadas em formato de lives e aulas gravadas em vídeo. A videoaula que será publicada no Terça da Dança foi gravada entre março e julho de 2020. 

Veiculação: YouTube, Facebook e site
Classificação: Livre