Imagens do curta “Dançando os Dias - Diário de Crônicas”, de Camilla Damião
Reprodução/Still do filme

Dança terá destaque no Circuito Municipal de Cultura 

Entre os dias 7 e 14 de dezembro, a dança ganha ainda mais destaque na programação do Circuito Municipal de Cultura. Durante o período, duas ações, que ocorrem de forma simultânea, colocam a linguagem do corpo em primeiro plano: a Mostra de Resultados da Residência Artística CRDançaBH 1ª Edição e a 15ª Semana da Dança do Centro Cultural Vila Santa Rita, projeto de destaque no fomento à dança na região do Barreiro, oferecem ao público, de forma gratuita, exibições de curtas e videodanças, seguidas de bate-papo, oficinas , intensive class. A programação completa pode ser acessada no site do Circuito Municipal de Cultura. 

 Nos dias 7 e 14 de dezembro, o projeto Terça da Dança terá uma programação especial com a Mostra de Resultados da Residência Artística CRDançaBH 1ª Edição - “Corpo-Imagem-Movimento”. A programação é presencial e conta com a exibição de seis curtas-metragens, que refletem em seu conteúdo a jornada de cada artista durante o processo de imersão da residência. Os artistas foram orientados pela cineasta Everlane Moraes e pelo coreógrafo Guilherme Morais. 

 A residência, que conta com a parceria do Goethe-Institut,  é uma construção conjunta entre o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte e o Cine Santa Tereza, realizada dentro da Programação do Circuito Municipal de Cultura. O Circuito é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

No dia 7 de dezembro, às 19h, no Teatro Marília, que abriga instalações do CRDançaBH, serão apresentadas as obras, em formato presencial: “Dançando os Dias - Diário de Crônicas”, de Camilla Damião; “Em Casa”, de Débora Costa e Marilda Cordeiro; “Puri” de Leonardo Molina; e a videoinstalação “CORPOEU”, de Amanda Costa. Em seguida, acontece um bate-papo com os artistas criadores. A ação é uma parceria do Circuito Municipal de Cultura com a 11ª Edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN BH). 

E no dia 14, no mesmo horário e local, também de forma presencial, serão apresentados o documentário “Ritas”, da Cia Agnes; “Maria e Efigênia”, de Morgs Rodrigues; a  videoinstalação “CORPOEU”, de Amanda Costa; e “Dançando os Dias - Diário de Crônicas”, de Camilla Damião.  Após a exibição também haverá uma conversa com os realizadores. 

As atividades são gratuitas, com classificação livre, e os ingressos podem ser retirados pela plataforma DiskIngressos. 

Sobre a Residência Artística CRDançaBH 1ª Edição Corpo-Imagem-Movimento

A Residência Artística CRDançaBH 1ª Edição nasceu com a premissa de fomentar a criação, a pesquisa e a produção em dança. A residência se apresenta como um espaço de interlocução e criação coletiva, em regime de imersão, de maneira virtual, durante um período de três meses, tendo como foco artistas da área de dança. Nessa primeira edição, intitulada “Corpo-Imagem-Movimento”, foi evidenciada a confluência entre a dança e o audiovisual e, consequentemente, as possibilidades criativas que se abrem a partir dessa convergência entre linguagens. 

Durante a residência, os artistas selecionados receberam orientação dos tutores das áreas de artes cênicas e audiovisual, que acompanharam todo o processo, e tiveram ainda três encontros virtuais com provocadores, ao longo do percurso.

A residência dá seguimento às ações regulares de difusão, promoção e divulgação já realizadas pelo CRDançaBH, como o projeto Terça da Dança, dando ênfase ao fomento, à criação e à pesquisa. O objetivo é impulsionar o exercício criativo, tendo como pilares a transversalidade e a interlocução. 

 15ª Semana da Dança Centro Cultural Vila Santa Rita

Nesta 15ª edição, a programação, em parceria com o Circuito Municipal de Cultura e com o FAN-BH, inclui exibição de videodanças, residência artística e oficina. Nos dias 7 e 9 de dezembro, o espaço recebe a atração “Passinho do barra-vento”, na qual o núcleo de pesquisa em artes da cena Corpolítico (BH) oferece residência ao grupo de dança Kerigma (BH). Neste encontro artístico de dois dias, o Corpolítico expõe seu processo de criação e propõe o compartilhamento de conhecimento sobre a história do funk, por meio do ritmo de raiz africana barra-vento. 

A atividade é presencial e aberta ao público, como ouvintes, e as inscrições podem ser feitas pelo email  ccvsr.fmc@pbh.gov.br.

No dia 8 de dezembro, às 19h, será realizada a exibição comentada da videodança "Ritas", realizada na Residência CRDançaBH 1ª Edição. No documentário “Ritas”, a dança realizada por mulheres negras na periferia dialoga com suas memórias para ressignificar e demonstrar a influência que a Vila Santa Rita proporcionou a elas, evidenciando um pertencimento e  uma identidade. “Ritas” traz a relação entre o que já não existe mais e o que se tornou, e como o elo entre essas mulheres de várias idades pode gerar um ciclo que  as inspire na força e na determinação.  

O filme será seguido de um bate-papo sobre o processo de criação, onde participam integrantes da Cia Agnes (BH) e Patrícia Manata (BH), coordenadora do CRDançaBH. A atração é presencial, com classificação livre, sem necessidade de retirada de ingressos antecipadamente. 

Em sequência, no dia 9, às 19h, acontece a mostra de videodanças tradicionais populares, seguida de bate-papo conduzido pela convidada Anne Caroline Vaz (BH), artista, professora e pesquisadora da dança. Serão exibidos vídeos que compuseram o programa do projeto Terça da Dança, sendo eles: danças de matrizes africanas com a Cia Motumbá (BH); dança dos congadeiros com Comunidade Quilombola dos Arturos (MG); dança afro, espetáculo Maianga de Jarbas Mateus (BH) e Carlos Fred (BH); Camilo Gan e o Samba de Terreiro (BH).  A atração é presencial, com classificação livre, sem necessidade de retirada de ingressos antecipadamente. 

E, fechando a programação, no dia 10, das 17h às 19h, acontece a oficina de Dancehall, intensive class com 2 horas de duração, ministrada por Celo Mendes (BH) e Tiphany Gomes (BH), integrantes do Grupo Identidade (BH). A atividade, uma contrapartida  da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, acontece presencialmente no Centro Cultural Vila Santa Rita, e as vagas são limitadas a 15 inscritos. Inscrições pelo email  ccvsr.fmc@pbh.gov.br.

 SERVIÇO

 O QUÊ: Mostra de Resultados da Residência CRDançaBH 1ª Edição - Corpo-Imagem-Movimento (exibição dos curta-metragens)

ONDE: Teatro Marília

QUANDO: Dias 7 e 14 de dezembro, às 19h

INGRESSOS: Gratuitos, retirada pelo Diskingressos

CLASSIFICAÇÃO: Livre  

___________________________________________________________________________________ 

O QUÊ: 15ª Semana da Dança CCVSR

ONDE: Centro Cultural Vila Santa Rita (rua Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita, Barreiro)

QUANDO: De 7 a 10 de dezembro

INGRESSOS: Gratuitos, sem retirada de ingressos antecipados; atividades que necessitam de inscrição devem ser feitas pelo email  ccvsr.fmc@pbh.gov.br.

CLASSIFICAÇÃO: Livre