Imagem: Isabela Prado
Imagem: Isabela Prado

DISCUSSÃO SOBRE GRAVURA COMO FORMA DE IMAGEM É TEMA DE AULA ABERTA NO PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico apresentam a atividade virtual "Aula aberta: a gravura no campo ampliado", com a professora e artista visual Isabela Prado. A ação é uma proposta do educativo do Museu de Arte da Pampulha, e integra a programação do Pampulha Território Museus. Ela busca entender o que é gravura no campo ampliado, termo que será conceitualizado na aula, a partir do reconhecimento dessa forma de imagem enquanto disciplina autônoma e também como linguagem fundamental para o processo criativo. A aula é um recorte da exposição "Gráficografia", a partir do segmento "Grafias da Cidade". A iniciativa acontece no dia 30 de junho, às 19h. Os interessados devem fazer inscrição prévia e gratuita pela plataforma Sympla https://cutt.ly/amwngrf, até o dia do evento. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br

A atividade busca expandir as fronteiras tradicionais da gravura em direção a um diálogo mais intenso com outras áreas e práticas artísticas, como a fotografia, a escultura, a instalação, a performance e a intervenção urbana. Com aproximadamente 60 minutos de duração, a aula conta com apresentação de trabalhos que dialoguem com o conceito do evento e com as gravuras expostas na exposição "Gráficografia". O público poderá participar através de perguntas, comentários e debates. 

A exposição "Gráficografia" está montada no Museu Histórico Abílio Barreto, porém com visitas temporariamente suspensas devido aos protocolos de combate à Covid-19.

ISABELA PRADO

Isabela Prado é artista visual, professora e pesquisadora em artes. Graduada pela Escola de Belas Artes da UFMG, com habilitações em Gravura e Desenho, e Mestre em Artes Visuais pela Indiana University, EUA. Lecionou no curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Minas Gerais, na School of Fine Arts da Indiana University - EUA, nas Escolas Guignard  e de Design da UEMG. Desde 2019, é Professora Assistente do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG.

EXPOSIÇÃO “GRÁFICOGRAFIA”

Destacando o acervo do Museu de Arte da Pampulha e sua missão de fomentar a produção artística contemporânea, a exposição “Gráficografia” apresenta uma seleção de obras gráficas do museu, ao lado de importantes itens do Museu Histórico Abílio Barreto e de produções de artistas convidados. Em seu conjunto, a exposição irradia grafismos compostos com recursos das artes visuais e do design, e propõe uma reflexão acerca das linguagens e manifestações gráficas contemporâneas e suas influências no tecido urbano e social de Belo Horizonte. A curadoria da mostra é de Carlos M Teixeira e Marconi Drummond.