Foto: Fred Tonucci
Foto: Fred Tonucci

EDIFÍCIO DA ESCOLA DE DESIGN DA UEMG É TEMA DO SEGUNDO EPISÓDIO DA SÉRIE DE VÍDEOS "VISITA VERTICAL", NA PROGRAMAÇÃO DO PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico apresentam o segundo episódio da série de vídeos "Visita Vertical". O vídeo destaca o edifício sede da Escola de Design da UEMG, na Praça da Liberdade, explorando sua inserção na paisagem urbana e suas principais características arquitetônicas. O prédio, ícone da arquitetura modernista mineira, foi projetado pelo arquiteto Raphael Hardy Filho e inaugurado em 1965. O vídeo apresentará tanto uma perspectiva técnica quanto as impressões afetivas de quem vivencia esta arquitetura diariamente. Participam do vídeo Cássio Campos, coordenador da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, Igor Rios, vice-diretor da unidade UEMG Praça da Liberdade e Mariana Hardy, arquiteta convidada.  A estreia do vídeo acontece no dia 23 de julho, às 10h, no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br

 

Visita Vertical

A atividade é uma ação educativa virtual da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e contará  com 3 episódios que apresentam importantes construções da arquitetura de Belo Horizonte. O primeiro vídeo destacou o Edifício Niemeyer, projetado por Oscar Niemeyer e localizado na Praça da Liberdade. 

Todo o processo de produção e gravação do vídeo ocorreu respeitando os protocolos de prevenção e combate à Covid-19 vigentes na cidade.

O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.

 

A CASA DO BAILE

A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design integra o Conjunto Moderno da Pampulha, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, idealizado por Juscelino Kubitschek e projetado por Oscar Niemeyer na década de 1940. A função original do espaço era ser um pequeno restaurante dançante, de uso mais popular. A fim de garantir sua preservação e requalificar seu uso, desde 2002 funciona como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A Casa do Baile produz e abriga exposições, publicações, mostras, seminários, encontros e ações educativas relacionados aos temas de sua vocação museal.