Fotografia colorida de Siwe, homem indígena com cocar na cabeça, ao fundo outras pessoas.
Siwe/arquivo pessoal

Encontro de Culturas Indígenas ocorre no parque Lagoa do Nado no sábado, dia 30


No próximo sábado, 30, o encontro presencial, que acontece no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, terá ‘Festejo multiétnico Yawara Pixuna e os Caminhos de Pachamama’ e um bate-papo com a artista Darupü'üna Tikuna (AM) e com o diretor escolar, Siwê Pataxoop (MG)

O Circuito Municipal de Cultura promove, em parceria com o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, o Encontro de Culturas Indígenas pela Cura da Terra no sábado, dia 30. A programação, que acontece em formato presencial, comemora os 30 anos do equipamento cultural, localizado na região Norte da capital – 22 anos como centro cultural e oito anos como CRCP. A programação traz o ‘Festejo multiétnico Yawara Pixuna e os Caminhos de Pachamama’, que, através do Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas, reúne os povos Kambiwá, Aranã Caboclo, Pataxó e os Povos Andinos para celebrar o encontro e a diversidade, a riqueza da cultura e a espiritualidade.

O evento também terá uma bate-papo com a artista e ativista das causas indígenas Darupü’ünaTikuna (AM) e com o educador indígena e diretor escolar, Siwê Pataxoop (MG), mediado por Rafael Fares (BH). A apresentação do evento fica por conta de Rosália Diogo (MG), coordenadora do equipamento cultural. O acesso ao evento é livre a partir das 10h, sujeito à lotação do espaço. A iniciativa segue os protocolos de prevenção à covid-19 vigentes em Belo Horizonte: para acesso ao evento é obrigatório uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação que comprove a segunda dose da vacina. Além disso, para acessar o parque, é necessário estar imunizado, há pelo menos 10 dias, contra a febre amarela. Para mais informações acesse www.circuitomunicipaldecultura.com.br.

Saiba mais sobre a programação

Com canto, dança e reza, o ‘Festejo multiétnico Yawara Pixuna e os Caminhos de Pachamama’ terá a presença dos povos Kambiwá, Aranã Caboclo, Pataxó e os Povos Andinos, reunidos por meio do Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas. O encontro traz músicas tradicionais dos povos indígenas brasileiros, o Toré e o Toante, e também o ritual de uma oferenda para Mãe Terra pelos parentes andinos. Os povos indígenas presentes também convidam para o encontro os povos pretos de terreiro, de quilombo, de periferia e LGBTQI+ para celebrar o encontro e a diversidade, a riqueza da cultura e da espiritualidade.

O momento, além de evidenciar o enfrentamento aos crescentes crimes de ódio, em especial, o preconceito contra tradições indígenas que são base da resistência da cultura popular brasileira, celebra o encontro entre os Encantados de povos de Abya Yala/Pachamama e de povos de Pindorama/Nak. O Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas é um coletivo formado por diversas etnias do Brasil, Peru e Bolívia que se organiza, desde 2012, com o objetivo de manter a cultura viva mesmo longe do território de origem.

O Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas é um coletivo conformado por diversas etnias do Brasil, Peru e Bolívia, cada qual com sua cultura e saberes, que se organiza, desde 2012, com o objetivo de manter a cultura viva mesmo longe do território de origem.

Bate-papo - O evento também terá uma conversa com Darupü'üna Tikuna (AM) e Siwê Pataxoop (MG). Darupü'üna é artista, ativista das causas indígenas, Conselheira Municipal de Promoção da Igualdade Racial (cadeira Outras Etnias) e Conselheira Estadual de Política Cultural - MG (cadeira Culturas Indígenas). A artista, do clã de mutum, pertence à etnia tikuna - o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira. Siwê é diretor da Escola Estadual Indígena Pataxó Muã Mimatxi, em Itapecerica (MG), e membro titular da Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena do estado de Minas Gerais. A conversa será mediada por Rafael Fares (MG), poeta, compositor, doutor em literatura indígena, pesquisador e produtor da exposição Mira! Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas.

SERVIÇO

Encontro de Culturas Indígenas pela Cura da Terra

Data: 30 de abril

Horário: 10h

Entrada: evento presencial gratuito

Classificação: livre

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã)

Ingressos: acesso ao evento é livre a partir das 10h, sujeito à lotação do espaço

Protocolos de prevenção à covid-19: para acesso ao evento é obrigatório uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação que comprove a segunda dose da vacina.

Vacinação contra febre amarela: É obrigatória a imunização com aplicação de dose da vacina de febre amarela há, pelo menos, 10 dias antes da visita ao parque. Caso o visitante não apresente o cartão de vacina, deverá preencher uma declaração, disponibilizada no local, de que já foi imunizado.