krenak
Neto Golçalves/Divulgação

Mostra de Culturas Indígenas traz bate-papo com Ailton Krenak e outras atrações virtuais

O Circuito Municipal de Cultura realiza, entre os dias 19 e 24 de abril, a Mostra Indígena. Totalmente online e gratuito, o evento apresenta a potência da arte indígena contemporânea através da exibição de filmes, exposições e um sarau. A programação conta, ainda, com um bate-papo entre a artista, curadora e diretora teatral mineira Andreia Duarte e Ailton Krenak, ambientalista, filósofo e escritor mineiro, que é considerado uma das maiores lideranças indígenas do Brasil.

19/4 - Segunda-feira - 19h
Coletiva de Artistas Contemporâneos Indígenas
Curadoria de Aline Xavier, Jaider Esbell e Paula Berbert

A Mostra começa, no dia 19 de abril, com uma exposição de artistas contemporâneos indígenas. Projeto da artista visual e pesquisadora mineira Aline Xavier, a exposição apresenta o resultado do curso "Caminhos da Arte Indígena Contemporânea", realizado em 2020, no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. O artista indígena Jaider Esbell (da etnia Makuxi, de Roraima) e a antropóloga mineira Paula Berbert, que ministraram o curso, assinam a curadoria junto a Aline Xavier.

Veiculação: YouTube, Facebook e site
Classificação: Livre

21/4 - Quarta - 19h
“Nũhũ Yãgmũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!” (2020)
Direção: Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero

“Antigamente, os brancos não existiam e nós vivíamos caçando com os nossos espíritos yãmĩyxop. Mas os brancos vieram, derrubaram as matas, secaram os rios e espantaram os bichos para longe. Hoje, as nossas árvores compridas acabaram, os brancos nos cercaram e a nossa terra é pequenininha. Mas nossos yãmĩyxop são muito fortes e nos ensinaram as histórias e os cantos dos antigos”. Dirigido pelos cineastas Isael e Sueli Maxakali, em parceria com os pesquisadores Roberto Romero e Carolina Canguçu, o longa foi exibido no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, durante o 3º Festival Corpos da Terra.
 

Esta ação é realizada como contrapartida do projeto N° 0084/2017, aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Veiculação: YouTube 
Classificação: 12 anos

21/4 - Quinta-feira - 19h 
“Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” (2018)
Direção: João Salaviza e Renée Nader Messora


Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo. O filme de João Salaviza e Renée Nader Messora venceu o Prêmio Especial do Júri na Mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes.


Esta ação é realizada como contrapartida do projeto nº 1359/2017, aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Veiculação: YouTube 
Classificação: Livre

22/4 - Sexta-feira - 20h
Sarau Árvore Nômade - Rafael Fares

A programação da Mostra Indígena continua com o Sarau Árvore Nômade, do poeta mineiro Rafael Fares, que será exibido no dia 22, às 20h, no YouTube da FMC, no Facebook e no Instagram do Circuito. Transformação do livro “Árvore Nômade” para o cinema, o vídeo é um roteiro tecido com sons, poemas e imagens poéticas da vida das árvores em suas relações com os humanos, assim como nos ensina o pensamento indígena.

Veiculação: YouTube, Facebook e site
Classificação: Livre

23/4 - Sexta-feira - 20h 
Bate-papo O Silêncio do Mundo, com Ailton Krenak (MG) e Andreia Duarte (MG). Mediação Izabel Stewart (MG)

No dia 23 de abril, às 20h, a Mostra apresenta um um bate-papo entre Ailton Krenak, uma das maiores lideranças indígenas brasileiras, e a artista, curadora e diretora teatral mineira Andreia Duarte. Com mediação da artista mineira Izabel Stewart, a conversa aborda os desdobramentos do espetáculo “O Silêncio do Mundo”, apresentado em 2019, que propõe uma reflexão justamente sobre a forma como o humano se relaciona com o planeta. Ambientalista, filósofo e escritor, Krenak assina junto a Duarte a direção da peça, que também foi elaborada por outras duas lideranças indígenas, Davi Kopenawa e Levi Yanomami. O bate-papo será exibido no dia 23, às 20h, no YouTube da FMC, no Facebook e no Instagram do Circuito.

Veiculação: YouTube, Facebook e site
Classificação: Livre

24/4 - Sábado - 11h
“Jequi: Exposição Digital de Arte Pública” - Aline Xavier

As esculturas do projeto “Jequi”, de Aline Xavier, são expostas digitalmente em espaços públicos dos bairros Acaiaca, Tupis, Guarani e Vila do Índio, em Belo Horizonte, através de modelagem em 3D. Jequi é um termo de origem indígena que designa armadilha de pesca. A série de trabalhos é composta por fotografias de esculturas destinadas a espaços públicos. Iniciados em 2017, os trabalhos objetivam apresentar à população armadilhas indígenas conservadas em museus e coleções particulares.
 

Esta ação é realizada como contrapartida do projeto n° 1232/2017 | Jequi, aprovado no Edital 2017-2018 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Modalidade Fundo.

Veiculação: YouTube, Facebook e site
Classificação: Livre