Foto: Ricardo Laf
Foto: Ricardo Laf

O PAISAGISMO DE BURLE MARX É TEMA DE AULA VIRTUAL NO PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, apresenta o encontro virtual “Formações na Pampulha - O Jardim e o Tempo”, com o arquiteto paisagista José Tabacow. A atividade educativa virtual é uma ação integrada entre os museus públicos municipais da Pampulha e compõe a programação de agosto do Pampulha Território Museus. A aula propõe uma conversa acerca da "Atemporalidade na obra paisagística de Roberto Burle Marx", em diálogo com os jardins assinados pelo artista para o Conjunto Moderno da Pampulha. A atividade acontece no dia 7 de agosto, a partir das 10h. Para participar, basta se inscrever pela plataforma Sympla no link https://cutt.ly/CQl3oer, até uma hora antes do dia do evento. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br

O evento integra o ciclo de formações de 2021. Além de ressaltar o trabalho desse ícone do paisagismo brasileiro, homenageia o reconhecimento do Sítio Roberto Burle Marx (RJ) como Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

O projeto “Formações na Pampulha” é um programa continuado de formação, que aborda diversas temáticas relacionadas à atuação dos museus públicos municipais da Pampulha. A iniciativa tem o objetivo de realizar encontros de formação com professores, educadores, estudantes e interessados nas áreas do patrimônio, das artes, da arquitetura, do paisagismo, do design e da educação. 

A programação, composta por 5 encontros em 2021, dialoga com as exposições e os acervos apresentados pelos equipamentos culturais e com o Território, inspirando experiências, investigações e reflexões sobre as temáticas que compõem a Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. A ação será realizada respeitando os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte.

 

JOSÉ TABACOW

José Tabacow é arquiteto e paisagista e atuou por dezessete anos junto ao Escritório Burle Marx & Cia. Ltda. Atualmente é Sócio-Diretor em uma empresa de arquitetura da paisagem e consultoria ambiental, além de ser consultor do IPHAN para elaboração do dossiê de candidatura do Sítio Roberto Burle Marx a Patrimônio Mundial – UNESCO.

O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico. 

SOBRE O PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

O Museu de Arte da Pampulha – MAP e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade. Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus recebem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos.  Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações.