Foto colorida de Juarez Moreira em apresentação no palco. Ele está sentado, com um instrumento do tipo violão nas mãos e esboçando um sorriso.
Élcio Paraíso

Quinta no Raul e Música de Domingo no Circuito Municipal de Cultura

Ao longo dos meses de maio e junho, o Circuito Municipal de Cultura oferece uma série de shows musicais pelos tradicionais projetos Música de Domingo e Quinta no Raul. O Música de Domingo, que acontece no Teatro Francisco Nunes, nos dias 8 e 22 de maio, terá duas apresentações musicais e uma ação formativa.  Já o Quinta no Raul recebe, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, três atrações nos dias 12 e 26 de maio e 2 de junho. Todos os eventos são presenciais e gratuitos com retirada antecipada de ingressos pelo site (www.diskingressos.com.br). A iniciativa segue os protocolos de prevenção à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. Mais informações no site www.circuitomunicipaldecultura.com.br. O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). 

De acordo com a diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real, "Com essa série de atrações musicais pelos tradicionais projetos Música de Domingo e Quinta no Raul, o Circuito Municipal de Cultura celebra a importância da produção musical belo-horizontina, convidando a população para concertos de estilos diversos e com acesso gratuito". 

Programação do Música de domingo 

No dia 8, dia das mães, o Música de Domingo será embalado pelo ritmo do Jazz. Em uma edição especial, o projeto recebe, no Teatro Francisco Nunes, o show do violonista e compositor Juarez Moreira (MG) com participação de Lincoln Cheib e Kiko Mitre. O repertório instrumental especial passa por músicas do violonista que foram compostas há quatro décadas, além de suas releituras de clássicos como Tom Jobim e Beatles. Juarez é um velho conhecido do Música de Domingo, ele conta que se apresentou inúmeras vezes nos últimos 30 anos e relembra da casa cheia. “A volta aos palcos do Francisco Nunes é uma grande esperança! No início da minha carreira, muito jovem, eu já fazia meus shows lá. O teatro é uma casa, onde eu também vi os melhores shows de muitos ídolos“, relembra. 

A noite começa com o bate-papo "Como é feita a curadoria do Savassi Festival?", com Bruno Braz Golgher (BH). A atividade educacional e colaborativa é voltada para gestores culturais, artistas e interessados em produção. Após a apresentação do diretor e curador do festival, haverá um momento aberto para perguntas. Bruno trará aspectos do planejamento estratégico para eventos culturais, processos relacionados à construção de uma programação e demais aspectos da gestão de eventos culturais, expondo o processo curatorial do Savassi Festival, evento de jazz e de música instrumental criado em Belo Horizonte em 2003.  O bate-papo acontece às 18h e, logo após, o público poderá curtir o show de Juarez Moreira. 

 Já no dia 22, às 18h, a banda Macondos (BH) sobe ao palco com participação especial da cantora e compositora Assucena (BA). No repertório, músicas inéditas e autorais, com nuances e texturas musicais que perpassam do jazz à salsa, do afrobeat ao carimbó, tornando acessível o que normalmente é considerado seleto e sofisticado. Predominante instrumental, mas com pitadas de intervenções vocais, a banda investe em diversas pesquisas culturais, abrindo espaço para experimentações e descobertas, sempre com foco no respeito às ancestralidades. Macondos é formada por Marcelo Dai (bateria/voz), Aloízio Horta (baixo), João Gabriel (guitarra), Lucas De Moro (teclado), Daniel Guedes (percussão), Pedro Aristides (trombone), Pedro Mota (trompete) e Vinicius Augustus (saxofones/flauta). 

Programação do Quinta no Raul

Já pela programação do Quinta no Raul, a cantora e compositora Luiza Brina (BH), um dos expoentes da canção contemporânea brasileira, apresenta o show “A toada vem é pelo vento”. 

“A toada vem é pelo vento” é o álbum de estreia da artista lançado há 10 anos que, agora, nesta edição especial remasterizada, ganha participações e registros inéditos. Na deluxe edition do disco, que chegou em fevereiro de 2021 às plataformas digitais, as faixas originais foram remasterizadas, oito gravações acústicas, inéditas, chegaram em voz e violão e voz e piano, e três canções ganharam novas produções e participações: Castello Branco, Ana Frango Elétrico e Zé Manoel. 

O show acontece no dia 12, às 20h, Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. 

Dando continuidade a esta edição do Quinta no Raul, Marcelo Veronez (BH) traz o show "Como se não tivesse acontecido nada". Inspirado na música homônima presente no disco de 1973 da diva Maria Alcina, o show tem músicas de artistas como Marku Ribas, Milena Torres, Brisa Marques, Chico Buarque e Bertold Brecht. A performance ainda inclui um texto de Idylla Silmarovi que dá à apresentação o formato de show-discurso. 

Marcelo conta que na apresentação há paralelos sobre reflexões do período da ditadura e da contemporaneidade no Brasil com a ideia de enfrentamentos e da continuidade da “vida normal” apesar dos absurdos diários e cotidianos. “As músicas foram escolhidas não só pela autoria, mas também pelo tema e como a obra trata estas questões. Os blocos musicais são muito dramatúrgicos. Gosto muito da ideia de como as músicas se comunicam entre si e com o público”, afirma. 

Marcelo convida os artistas Letícia Leal, na viola caipira; Davi Fonseca, no piano; e Cláudio Moraleida, na guitarra. Rafael Bacelar assina a direção de cena e Pedro Fonseca e Yuri Vellasco, que também integram o show no baixo elétrico e bateria, assinam a direção musical. Marina Arthuzzi e Akner Gustavson assinam o desenho de luz e Ana Cecília Assis a produção executiva. 

 O show acontece na quinta-feira, 26, às 20h, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. 

Já Dom Pepo (BH) finalmente integra a programação do Quinta no Raul no dia 2 de junho, após cancelamento do show, marcado anteriormente para janeiro, devido a contaminação de covid-19 de um dos integrantes. Nessa nova data a banda belo-horizontina lança Caos & Cura, seu segundo álbum, concebido em meio à pandemia, um diálogo com questões vivenciadas pelos integrantes e pela sociedade durante esse período. 

O público irá curtir as canções do novo trabalho, cuja sonoridade passeia pela música pop e a MPB, além das canções importantes dos oito anos de história. A banda é formada por Chico Bueno (baixo), Gabriel de Mattos (teclados), João Vitor Rocha (vocal), Matheus diRocha (guitarra) e Max Teixeira (violão e vocal), além de Sarah Kacowicz (produção). 

Serviço:

Música de Domingo

Bate-papo "Como é feita a curadoria do Savassi Festival?'' (08/05)

Show com Juarez Moreira (08/05)

Macondos convida Assucena (22/05)

Horário: 18h

Entrada: evento presencial gratuito

Classificação: livre

Local: Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1321 - Centro)

Ingressos: Retirada antecipada pelo link (https://www.diskingressos.com.br/) ou na entrada do evento, sujeito a lotação.

 

Quinta no Raul

Luiza Brina apresenta “A toada vem é pelo vento” (12/05)

Marcelo Veronez apresenta "Como se não tivesse acontecido nada" (26/05)

Dom Pepo apresenta “Caos e Cura” (02/06)

Horário: 20h

Entrada: evento presencial gratuito

Classificação: livre

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata snº - Alípio de Melo)

Ingressos: Retirada antecipada pelo link (https://www.diskingressos.com.br/)


Para mais informações, acesse: www.circuitomunicipaldecultura.com.br