Foto: Fred Tonucci
Foto: Fred Tonucci

VÍDEO-INTERVENÇÃO APRESENTA MEMÓRIAS AFETIVAS DE MULHERES MORADORAS DA PAMPULHA

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico apresentam o vídeo-intervenção "Cartografia Afetiva da Pampulha", com a artista Janaína Tábula. A atividade é proposta a partir da intervenção urbana itinerante "CarrOvO", também de autoria de Tábula, que consiste em um processo de mediação e escuta de memórias femininas, a partir da circulação de um fusca, inspirado nos carros que vendiam ovos nas ruas. No vídeo, o convite “mulher, compartilha uma memória comigo?" é o ponto de início para a partilha de afetos. A atividade estará disponível para visualização no dia 19 de agosto, às 10h, no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br

 

O vídeo conta com depoimentos de cinco mulheres moradoras da Pampulha, que aceitaram o convite de Janaína para partilhar “memórias” e lembranças que elas carregam da região. A produção e a gravação da atividade aconteceu respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte.

 

JANAÍNA TÁBULA

Janaína Tábula é uma artista que desenvolve experiências e poéticas que alinham performance, arte educação, feminismo, empreendedorismo e gestão cultural. É graduada pela Escola Guignard/UEMG, pós-graduada em Gestão Cultural (UNA), atriz formada pelo T.U/UFMG e Eu-Empreendedora pela faculdade da vida.