O que Fazer / Arte e Cultura /  Conjunto Moderno da Pampulha la la-institution red

Igreja São Francisco de Assis

Descrição

Em 1945, a Capela São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, estava praticamente concluída, porém não obteve a autorização da Cúria Metropolitana para ser consagrada e funcionar como um templo religioso. Somente em 1959, a igreja foi consagrada como um templo religioso por D. João de Rezende Costa. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi considerada uma grande inovação arquitetônica. Seu interior abriga a Via-Sacra, composta por quatorze painéis de Cândido Portinari. Os jardins são assinados por Burle Marx e os baixos-relevos em bronze foram esculpidos por Alfredo Ceschiatti. Além de ser uma das imagens mais representativas da religiosidade do povo mineiro, a Igrejinha da Pampulha é também um dos mais conhecidos "cartões postais" de Belo Horizonte, uma obra-prima do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que recentemente recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Contato telefônico para questões pastorais ( agendamento de presença para assistir às Missas, casamentos, batizados e afins) : (31) 3427-2866

As missas são realizadas sempre aos domingos, às 10h30, com lotação máxima de 18 pessoas.

As visitas são organizadas por grupos. São 3 pessoas por vez com duração de 20 minutos. Os visitantes tem acesso à nave da Capela e Capela do Santíssimo Sacramento, além da loja.

No domingo, as visitas ocorrem à tarde.

Localização
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000 - Pampulha
Pampulha
Informações
Funcionamento
segunda-feira Fechado
terça-feira 8:00-17:00
quarta-feira 8:00-17:00
quinta-feira 8:00-17:00
sexta-feira 8:00-17:00
sábado 8:00-17:00
domingo 8:00-17:00
Entrada
Pago
Acessibilidade
Física/Motora
Visual
Mobilidade reduzida
Acessibilidade parcial
Possui Estacionamento
Não
Bar/Restaurante/Café
Não
Local Tombado
Federal