O que Fazer / Arte e Cultura /  Museus la la-institution red

Museu de Artes e Ofícios

Descrição

O SESI Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil. “Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com seu tempo.”. Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de 2.500 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX entre objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré - industrial brasileiro, o Museu revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem as profissões contemporâneas. O acervo do Museu é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Aberto ao público desde janeiro de 2006, o SESI MAO está instalado na Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte, ao lado da Estação Central do Metrô, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É, assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo do trabalhador.
Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos, de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. Sua implantação motivou a requalificação da Praça da Estação, marco inaugural da cidade.

O Museu abriga também o Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética, uma iniciativa do Programa Energia Inteligente da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo objetivo é disseminar a cultura do uso eficiente da energia e da redução e eliminação do desperdício do recurso. No local, os moradores e turistas terão a oportunidade de conhecer de perto a evolução da energia elétrica, desde os primórdios do desenvolvimento industrial, até as novas e sustentáveis fontes de energia renovável, que são a marca do futuro.

O SESI-MG, entidade do Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais passou a administrar o SESI Museu de Artes e Ofícios em julho de 2016. O Museu promove a valorização da história da indústria mineira e de seus trabalhadores, e, para que isso seja possível, o SESI conta com importantes parceiros: Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG); Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)."

Você pode realizar seu evento no SESI Museu de Artes e Ofícios, segue link com informações: https://www7.fiemg.com.br/sesi/sesi-cultura-mg/pagina/museu-de-artes-e-…

Devido a pandemia e restrições sanitárias, as exposições estão suspensas temporariamente.

Localização
Praça Rui Barbosa, 600 - Centro
Centro-Sul
Informações
Funcionamento
segunda-feira Fechado
terça-feira 11:00-17:00
quarta-feira 11:00-17:00
quinta-feira 11:00-17:00
sexta-feira 11:00-17:00
sábado 9:00-17:00
domingo Fechado
Entrada
Gratuito
Acessibilidade
Física/Motora
Visual
Auditiva
Mobilidade reduzida
Possui Estacionamento
Não
Bar/Restaurante/Café
Não
Visita Guiada
Sim
Agendamento obrigatório
Local Tombado
Estadual