Parque Ecológico e Memorial da Imigração Japonesa 

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061 - Pampulha
Telefone: (31) 3277-7439
Funcionamento:  terça a domingo das 8h30 às 17h. 
Consulte condições especiais de funcionamento e acesso devido à Covid-19
Mais informações: Parque Ecológico
Acesso Gratuito

Parque Ecológico da Pampulha
Qu4rto Studio/Acervo Belotur

O Parque Ecológico Francisco Lins do Rego, conhecido como Parque Ecológico da Pampulha, foi inaugurado em 21 de maio de 2004, resultado de uma história de recuperação ambiental. Suas características, pouco comuns no Brasil, proporcionam às pessoas uma integração direta com o meio ambiente.

Com 30 hectares de áreas verdes, o Parque é propício para a caminhada, para andar de bicicletas, praticar slackline, soltar pipa (são permitidas apenas pipas de papel e linhas sem cerol), fazer piquenique e descansar. Nele também foi construído o Memorial Minas-Japão, monumento inaugurado em 2009 em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.

 

MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061 - Pampulha
Telefone: (31) 3277-7439
Funcionamento: Consulte condições especiais de funcionamento e acesso devido à Covid-19
Mais Informações: Memorial da Imigração Japonesa
Acesso Gratuito

Memorial da Imigração Japonesa, Belo Horizonte
Qu4rto Studio/Acervo Belotur

O Memorial da Imigração Japonesa é um museu-monumento à amizade entre o Japão e o estado de Minas Gerais e o que essa relação foi capaz de construir de concreto e de imaterial. O projeto é uma ponte sobre um lago. A ponte liga metaforicamente territórios, tempos, ideias e ideais. O lago é como o mar entre as nações, e, também, aquele dos desafios, das conquistas, dos tempos vividos. As ações e obras se tornam visíveis por meio de datas marcantes que emergem à flor da água, e os espaços submersos representam as regiões do inconsciente do sentimento e da memória.

O  museu  foi reconhecido com o prêmio de melhor design autoral brasileiro na edição do iF Design Award 2020 -  seleção internacional que celebra as principais invenções criativas em diversas categorias como mobiliário, arquitetura e produtos. O projeto foi escolhido entre os mais de sete mil inscritos de 56 países diferentes.