Foto: Ricardo Laf
Foto: Ricardo Laf

FORMAÇÕES NA PAMPULHA: VÍDEOS DOS 5 ENCONTROS DE 2021 ESTÃO DISPONÍVEIS PARA VISUALIZAÇÃO

Ao longo do ano de 2021, o Pampulha Território Museus apresentou em sua programação um conjunto de 5 encontros do projeto "Formações na Pampulha". A iniciativa dialoga com as exposições e os acervos apresentados pelos equipamentos culturais e com o Território, inspirando experiências, investigações e reflexões sobre as temáticas que compõem a Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Todos os vídeos são gravações das atividades que foram realizadas ao vivo, e estão disponíveis para visualização na galeria de vídeo do site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br. O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico.

 

O projeto “Formações na Pampulha” é uma ação integrada entre os museus municipais da Pampulha, com o objetivo de realizar encontros de formação com professores, educadores, estudantes e interessados nas áreas do Patrimônio, das Artes, da Arquitetura, do Paisagismo, do Design e da Educação. A programação dialoga com as exposições e os acervos apresentados pelos equipamentos culturais e o Território, gerando assim, experiências, investigações e reflexões sobre as temáticas que compõem a Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha.

 

O FAZENDEIRO DA LUZ: FOLCLORE BRASILEIRO E CULTURA POPULAR NA FOTOGRAFIA DE MARCEL GAUTHEROT

A aula com a antropóloga Lygia Segala propõe um debate acerca da relação entre tradição e modernidade no trabalho do fotógrafo francês Marcel Gautherot, com acervo na exposição da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design

 

Assista  o vídeo em:

https://youtu.be/uNI0QJsaCrM

 

MODERNISMO POPULAR - MOLDURAS CONCEITUAIS PARA ENTENDER AS CIDADES BRASILEIRAS

O encontro com o arquiteto Fernando Lara debate sobre as características do modernismo brasileiro, buscando entender as razões da penetração desse movimento arquitetônico, além de revelar ao público de que modo o acervo do MCK reflete o contexto sociocultural brasileiro dos anos 1950. 

 

Assista  o vídeo em:

https://youtu.be/jxtImignvpg

 

O JARDIM E O TEMPO

A aula com o arquiteto paisagista José Tabacow propõe uma conversa acerca da "Atemporalidade na obra paisagística de Roberto Burle Marx", em diálogo com os jardins assinados pelo artista para o Conjunto Moderno da Pampulha. 

 

Assista  o vídeo em:

https://youtu.be/3hDifKdDkTw

 

INVENTARIAR PARA REINVENTAR: PATRIMÔNIO GRÁFICO URBANO, DA CIDADE AO PAPEL

Fernanda Goulart apresenta uma breve incursão em duas de suas pesquisas mais recentes: “A cidade e sua lírica geometria decorativa” e “Urbano Ornamento: um inventário de grades ornamentais (e outras belezas)”, esta última com parte do acervo em cartaz na na exposição “Gráficografia”, em exibição no Museu Histórico Abílio Barreto. 

 

Assista  o vídeo em:

 https://youtu.be/BRwmkYc4wRw

 

CHERÔ GUINÉ: PATRIMÔNIO CULTURAL E TERRITÓRIOS 

O encontro com o Coordenador da Política de Patrimônio Imaterial da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Álan Pires, teve como ponto de partida o registro da Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural do município, que ocorre na Lagoa da Pampulha desde o final da década de 1950, e abordará outros bens culturais afro-brasileiros em Belo Horizonte que são abarcados pelas ações do órgão municipal de proteção ao Patrimônio Cultural. 

 

Assista  o vídeo em: 

https://youtu.be/iFCo9Dwiwc0