Foto: Fred Tonucci
Foto: Fred Tonucci

LANÇAMENTO DO VÍDEO "CASA ANDANTE" NO PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS CELEBRA O "ENCONTRO" DA CASA DO BAILE E DO MONUMENTO À IEMANJÁ

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico apresentam o vídeo "Casa Andante - Iemanjá". O vídeo é uma iniciativa educativa da Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, integrante da programação do Pampulha Território Museus, e  será lançado no dia 20 de novembro, a partir das 10h, no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br. A ação virtual celebra o “encontro” de dois patrimônios da cidade localizados na região da Pampulha: o Monumento à Iemanjá/Portal da Memória e a Casa do Baile. O vídeo busca também destacar esse marco da paisagem da Pampulha a partir de uma importante e histórica manifestação cultural e religiosa da presença negra no espaço, a Festa de Iemanjá, iniciativa que se tornou patrimônio imaterial da cidade em 2019.

O vídeo traz depoimentos do artista Jorge dos Anjos (criador do Portal da Memória), Pai Ricardo de Moura (Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente) e Álan Pires (coordenador da política de patrimônio imaterial da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público de Belo Horizonte). A apresentação do vídeo é de Cássio Campos, coordenador do Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A atividade foi produzida e gravada em conformidade com protocolos de prevenção à covid-19  vigentes em Belo Horizonte. 

CASA ANDANTE

O projeto“Casa Andante” foi criado em 2019 e busca realizar ações de imersão e contato com o entorno e a paisagem natural e cultural em que a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design se insere no território da Pampulha.

A CASA DO BAILE

A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design integra o Conjunto Moderno da Pampulha, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, idealizado por Juscelino Kubitschek e projetado por Oscar Niemeyer na década de 1940. A função original do espaço era ser um pequeno restaurante dançante, de uso mais popular. A fim de garantir sua preservação e requalificar seu uso, desde 2002 funciona como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A Casa do Baile produz e abriga exposições, publicações, mostras, seminários, encontros e ações educativas relacionados aos temas de sua vocação museal.