Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

POESIA VISUAL É TEMA DE RODA DE CONVERSA NA PROGRAMAÇÃO DO PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, apresenta a roda de conversa "Poesia Visual". A atividade integra a programação do Pampulha Território Museus e é um recorte da exposição "Gráficografia", que reúne obras do acervo do Museu de Arte da Pampulha (MAP) dedicada a pensar a poesia visual. A roda de conversa conta com a participação do artista e editor Flávio Vignoli (Tipografia do Zé) e os artistas Adriano Nascimento (Aerográfica) e Gabriel Nascimento (Coletivo 62), todos com obras no acervo do MAP. A iniciativa acontece no dia xx de novembro, às 19h, e as inscrições podem ser feitas pelo site https://cutt.ly/rTbsPWD, de forma gratuita, até o dia do evento. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br.

 

Os convidados formam um grupo de pesquisadores com interesse em discutir a produção gráfica e tipográfica, a relação da palavra com a imagem e a interseção entre a literatura, artes gráficas, as artes visuais contemporâneas e o design. Os quatro artistas ainda refletem sobre diálogos e desafios que permeiam a produção gráfica autoral e o desenvolvimento do mercado de arte contemporânea e design em Belo Horizonte.

A exposição Gráficografia que reúne obras do acervo do  Museu de Arte da Pampulha integra a programação do Pampulha Território Museus e está em cartaz no Museu Histórico Abílio Barreto, sempre de quarta-feira a domingo, das 11h às 18h, com agendamento prévio de visitas pelo site pbh.gov.br/reaberturamuseus. 

A atividade é uma iniciativa do setor educativo do Museu de Arte da Pampulha e acontece respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte.

 

EXPOSIÇÃO “GRÁFICOGRAFIA”

Destacando o acervo do Museu de Arte da Pampulha e sua missão de fomentar a produção artística contemporânea, a exposição “Gráficografia” apresenta uma seleção de obras gráficas do MAP, ao lado de importantes itens do Museu Histórico Abílio Barreto, espaço que recebe a mostra em um formato itinerante, além de produções de artistas convidados. Em seu conjunto, a exposição irradia grafismos compostos com recursos das artes visuais e do design, e propõe uma reflexão acerca das linguagens e manifestações gráficas contemporâneas e suas influências no tecido urbano e social de Belo Horizonte. A curadoria da mostra é de Carlos M Teixeira e Marconi Drummond.