Exposição Graficografia
Foto: Mateus Lustosa

ACERVO DO MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA É TEMA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS GRATUITAS

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) realizará, de 6 a 23 de junho, diversas atividades inspiradas em seu acervo gráfico. A ação “Museu de Arte da Pampulha: acervo e seus desdobramentos” propõe reflexões sobre as obras da unidade museal, em especial aquelas que integraram a exposição “Gráficografia”. A mostra reuniu parte do acervo do MAP e obras de artistas convidados no Museu Histórico Abílio Barreto entre dezembro de 2020 e janeiro de 2022.

O conjunto de atividades será composto por um ciclo de palestras on-line com artistas que participaram da exposição, um ciclo de estudos com especialistas e um encontro de produção de materiais gráficos. O ciclo de palestras será aberto ao público e transmitido pelo Zoom, ao vivo, sempre das 19h às 20h30. Os convidados são o videoartista, cineasta, roteirista e designer gráfico Eder Santos, com palestra em 6/6 (segunda-feira); a artista plástica e professora Regina Silveira, em 7/6 (terça-feira); e o artista visual Pierre Fonseca, encerrando o ciclo em 8/6 (quarta-feira). Além dos artistas, estarão presentes nas palestras o curador da mostra Gráficografia, Marconi Drummond e María Eugenia Salcedo, como mediadora. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 8/6, pela Sympla, clicando aqui.

Intitulada “Museu de Arte da Pampulha: acervo e seus desdobramentos gráficos”, a segunda atividade irá reunir um grupo de profissionais convidados e especialistas sobre o acervo do MAP para dois encontros on-line e dois presenciais. Estudantes e profissionais de artes gráficas, mediação, educação e arte terão o primeiro encontro deste ciclo formativo com o curador Marconi Drummond, em 13/6 (segunda-feira), das 18h às 20h45. O diálogo com o artista visual Flávio Vignoli será no mesmo horário, mas de 14/6 (terça-feira). Nos dois encontros, que serão on-line, estarão presentes os educadores do projeto Pampulha Território Museus que atuam no Museu de Arte da Pampulha. Esses profissionais convidados também produzirão materiais gráficos durante dois encontros presenciais no ateliê do coletivo 62 Pontos, em 21/6 (terça-feira) e 23/6 (quinta-feira), das 10h às 12h e das 14h às 18h.