Foto: Gustavo Ruas
Foto: Gustavo Ruas

ATIVIDADE GRATUITA REÚNE VISITANTES NOS JARDINS DO MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico realizam a ação “MAP.Atividades nos jardins”, um programa de visitas educativas que toma o jardim do Museu de Arte da Pampulha (MAP), suas obras e a relação com a paisagem da Pampulha como elementos estruturantes dos diálogos com os públicos propondo um novo olhar sobre o MAP e o Conjunto Moderno da Pampulha.

Até 18 de junho, serão realizadas visitas educativas pelos jardins frontais da unidade museal, que está com seu edifício-sede em processo de restauro. A ação é gratuita, presencial e integra a programação do projeto Pampulha Território Museus.

Três eixos temáticos pautam as visitas: obras presentes nos jardins do MAP, em especial a exposição de esculturas que pertencem ao acervo do equipamento museal e que estão expostas, em caráter permanente, em seu jardim; os jardins projetados por Burle Marx e as possibilidades de construção de conhecimento a partir da diversidade presente na natureza; e paisagem e arquitetura.

Em 21 de maio e em 4 de junho, as visitas serão mediadas pela equipe do educativo do museu. Já em 28 de maio, a artista visual Flávia Neves também receberá os visitantes nos jardins. O fotógrafo e artista William Gomes será o responsável pela mediação em 18 de junho. As visitas, realizadas aos sábados das 9h às 10h30, têm início pela obra “A Porta”, de Amilcar de Castro, e devem ser agendadas pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.