Foto: Mateus Lustosa
Foto: Mateus Lustosa

EXPOSIÇÃO “OUTRAS HABITABILIDADES” PERMANECE NO MUSEU CASA KUBITSCHEK ATÉ 22 DE MAIO

Após a data, espaço se prepara para a próxima mostra, com inauguração em junho

O Museu Casa Kubitschek (MCK) receberá visitantes para a exposição “Outras Habitabilidades” até o próximo dia 22. A mostra, que integra a programação do projeto Pampulha Território Museus, possui entrada gratuita e propõe o diálogo da casa modernista projetada por Oscar Niemeyer com outros modos de morar, arquiteturas e expressões artísticas.

Obras contemporâneas, arte indígena e objetos de design dividem, desde julho de 2021, os cômodos da casa com os móveis originais dos anos de 1950, que pertenceram à Juracy Guerra, antiga proprietária da casa, projetada nos anos de 1940 para o então prefeito da capital mineira, Juscelino Kubitschek. O espaço destaca-se pela sua arquitetura, tornando a casa parte elementar do acervo. O mobiliário presente também representa um importante registro histórico das décadas de 1950 a 1970, reforçando a proposta do museu de promover reflexões sobre os modos de morar e o universo doméstico como fonte de estudo e interlocução com outros campos como geográfico, estético, social, econômico e político.

Em “Outras Habitabilidades”, os visitantes terão a oportunidade de contemplar objetos de design, maquetes arquitetônicas e paisagísticas, obras de arte contemporânea, assim como acervos fotográficos e documentais do Museu Casa Kubitschek e os cedidos pela família Guerra e por outras instituições públicas e privadas. Estão presentes na mostra croquis de Oscar Niemeyer e obras de Paulo Werneck, Alfredo Volpi, Lúcio Costa, Vik Muniz, Fernando Lara, Nydia Montenegro, Ariel Ferreira, Lina Bo Bardi, Nino Cais, Angela Detanico e Rafael Lain, Coletivo Poro, entre outros.

A partir de 23 de maio, a casa que abriga o MCK ficará fechada por algumas semanas para montagem da próxima exposição, mas os jardins com paisagismo de Roberto Burle Marx continuarão recebendo visitantes para as atividades educativas regulares. Essas atividades - “Visitas mediadas aos jardins" e "Caminhos Arquitetônicos" - são feitas com agendamento prévio pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

As visitas mediadas à mostra “Outras Habitabilidades” são realizadas de quarta a domingo, das 10h às 18h, e devem ser agendadas também pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br. A entrada pode ser feita até 17h30. O Museu Casa Kubitschek fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 - Bandeirantes (Pampulha).