Imagens de bordados pendurados em mobiles
Foto: Si Magalhães

EXPOSIÇÃO “TRAMA: PROCESSOS EDUCATIVOS NA PAMPULHA”, NO MUSEU CASA KUBITSCHEK, PROPÕE DIÁLOGO ENTRE BORDADOS E PRODUTOS DE DESIGN

A partir de 25 de junho, o Museu Casa Kubitschek reabre para visitação gratuita e apresenta a exposição “Trama: processos educativos na Pampulha”, que reúne o resultado dos projetos “Bordando Memórias” e “Lab Design”. A proposta é que bordados e protótipos de produtos de design, inspirados no território Pampulha, dialoguem entre si e com os acervos do museu, como os móveis e as intervenções produzidas por dona Juracy Guerra (1909-2004), moradora que residiu na casa que hoje é o Museu Casa Kubitschek, preservando a edificação e as características originais do espaço.

O projeto “Bordando Memórias”, realizado pelo Museu Casa Kubitschek desde 2017, já recebeu mais de cem participantes que se dedicam a bordados que são produzidos a partir de pesquisas, imersões e compartilhamento de técnicas. A cada ano, uma temática é escolhida, como os móveis e os jardins do Museu Casa Kubitschek, as aves que habitam a Pampulha, as memórias afetivas que resgatam os modos de morar das participantes e sua associação com os acervos do museu, contextualizados pelo patrimônio da Pampulha.

A exposição “Trama: processos educativos na Pampulha” também incorpora produtos desenvolvidos pelo projeto Lab Design”, coordenado pelo artista visual Flávio Vignoli, e que reuniu trabalhos de oito designers e dois coletivos de Belo Horizonte. Esses profissionais foram convidados a participar de um laboratório para a criação de protótipos de produtos de design, com diferentes tipologias, que tecem as relações entre a Pampulha e a capital mineira.

Integram o acervo, além dos resultados dos projetos, dois videodocumentários que compartilham seus processos criativos e as práticas educativas que os vinculam ao território da Pampulha e, especialmente, aos acervos do Museu Casa Kubitschek.

As visitas à exposição são gratuitas e podem ser realizadas de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada até as 17h30. O Museu Casa Kubitschek fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 - Bandeirantes (Pampulha). Visitas mediadas devem ser agendadas pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.