Foto: Luciana Praxedes
Foto: Luciana Praxedes

MOSTRA EDUCATIVA “ROSTOS DA PAMPULHA” VOLTA A VALORIZAR PERSONAGENS QUE FIZERAM HISTÓRIA NA REGIÃO

Como parte da programação de atividades educativas contínuas realizada pela Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, foram entregues novos cubos da ação “Rostos da Pampulha”. Na segunda edição, o material incorpora outros personagens que fizeram parte da história e da construção do território Pampulha.

A proposta da mostra educativa é valorizar personagens que integraram a trajetória da região, como os primeiros moradores, gestores públicos, artistas e operários, conhecidos ou não pela população. Eles estampam as faces de cubos que podem ser manuseados pelos visitantes, sem a necessidade de agendamento.

Outras ações são promovidas pela Casa do Baile de maneira regular, como a visita mediada “Casa Adentro”. Ela aborda, de maneira aprofundada, a arquitetura, o paisagismo e a história do espaço e sua inserção no Conjunto Moderno da Pampulha. Em todas as sextas-feiras e nos últimos sábados e domingos do mês, exceto feriados, às 10h e às 16h, as visitas são realizadas com duração média de uma hora.

A equipe educativa da unidade museal também oferece visitas mediadas para o público em geral. História, elementos da arquitetura e do jardim do espaço, além da exposição que esteja em cartaz, são temas pautados na atividade, realizada de quarta a domingo, das 10h às 18h, de acordo com a disponibilidade dos mediadores.

Outra atividade educativa realizada pela Casa do Baile é “Caminhos Arquitetônicos”, em trajetos que partem do equipamento museal com a proposta de leitura da paisagem, identificando os seus principais componentes e sua transformação ao longo da história da cidade. As caminhadas são realizadas sempre nas últimas quartas-feiras do mês (exceto feriados). Para participar da visita “Casa Adentro” e “Caminhos Arquitetônicos”, a inscrição deve ser feita pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.