Maquete tátil da Casa do Baile
Divulgação

RECURSOS ACESSÍVEIS DOS MUSEUS DA PAMPULHA PODEM SER CONFERIDOS PELA INTERNET

O Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e o Museu Casa Kubitschek disponibilizam recursos acessíveis para experiências sensoriais também pela internet. A iniciativa integra um processo de pesquisa, experimentação e articulação de práticas educativas mais inclusivas nas unidades museais.

A produção de vídeos em Libras que apresentam elementos da arquitetura dos museus, obras selecionadas e os jardins dos espaços é um marco importante para os espaços. Os vídeos exibem os sinais com os quais as três unidades museais foram identificadas e estão disponíveis na galeria do site.

Faixas de audiodescrição para cada um dos museus da Pampulha geridos pela Fundação Municipal de Cultura também passam a ser utilizadas por quem quer explorar os museus a distância. O conteúdo refere-se a algumas obras e à arquitetura das unidades museais e, assim como os vídeos em Libras, podem ser acessados pelo canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube e pelo site, além de continuar disponível nos próprios equipamentos culturais.

A maquete que evidencia as características arquitetônicas da Casa do Baile, acompanhada por uma prancha tátil que reproduz, em relevo, o padrão dos azulejos que revestem parte do espaço continua disponível no equipamento cultural durante o horário de funcionamento.